Banca de QUALIFICAÇÃO: KARINY SHEYLA RODRIGUES MARANHAO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : KARINY SHEYLA RODRIGUES MARANHAO
DATA : 07/02/2024
HORA: 10:00
LOCAL: Sala 02 do 4° subsolo do HUOL/UFRN
TÍTULO:

Desenvolvimento de um módulo educacional sobre Segurança do Paciente para residentes de Anestesiologia


PALAVRAS-CHAVES:

Segurança do Paciente;Anestesiologia; Residência Médica; Currículo.


PÁGINAS: 85
RESUMO:

Introdução: A Anestesiologia é uma especialidade médica reconhecida por seus riscos associados potencialmente fatais e pela constante preocupação com a segurança do paciente. Apesar da matriz de competências dos Programas de Residência Médica em Anestesiologia do Brasil apresentar como um de seus objetivos específicos “Realizar a anestesia com segurança em todas as suas etapas”, não existe uma clara definição de como deve ser o método de abordagem do tema e quais elementos fundamentais para a implementação de um currículo específico. Diante desse cenário, um módulo educacional sobre segurança do paciente foi desenhado para os residentes de anestesiologia.

Objetivos: Desenvolver um módulo educacional em formato digital sobre Segurança do Paciente em Anestesiologia para residentes da especialidade e avaliar a eficácia e grau de satisfação dos residentes com o mesmo.

Métodos: Estudo com delineamento quase-experimental não controlado realizado no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), envolvendo 10 residentes do primeiro ao terceiro ano do Programa de Residência Médica de Anestesiologia da instituição. Na primeira etapa foi desenvolvido um módulo educacional em formato e-book. Na segunda, o material foi disponibilizado para os residentes, seguido por discussão presencial e aplicação de pré e pós teste. Uma avaliação de satisfação utilizando questionário com escala de Likert foi aplicado.

Resultados: As notas do pré-teste variaram entre 6.25 e 8.75 (média 7.50), enquanto no pós-teste variou de 7.50 a 10.0 (média 9.03). Foi encontrada diferença significativa para os valores das notas medianas nos dois momentos de aplicação do teste, por meio do teste de Wilcoxon, ao nível de significância α = 5% (p- valor: 0.0199). O questionário de satisfação teve sua consistência avaliada através do coeficiente alfa de Cronbach (alfa de 0.793), sendo considerada “Aceitável”. De forma geral, as respostas foram satisfatórias para cada um dos itens questionados, com a totalidade delas variando entre “Concordo” e “Concordo Totalmente”.

Conclusão: O módulo educacional foi eficaz em promover conhecimento sobre segurança do paciente para o anestesiologista em formação, com altos índices de satisfação com a estratégia proposta. No entanto, são necessários mais estudos que possam mensurar o impacto dessa intervenção a longo prazo, qual sua influência na aquisição de competências e se essas intervenções educacionais podem melhorar os resultados para os pacientes.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1645299 - MARISE REIS DE FREITAS
Interno - 2171948 - PAULO JOSE DE MEDEIROS
Interna - 1020269 - PETALA TUANI CANDIDO DE OLIVEIRA SALVADOR
Externa ao Programa - 2646449 - CRISTIANE RIBEIRO DE MELO LINO - UFRN
Notícia cadastrada em: 02/02/2024 16:55
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao