Banca de DEFESA: TERESA RAQUEL BARBOSA ALVES

DISCENTE : TERESA RAQUEL BARBOSA ALVES
DATA : 19/01/2024
LOCAL: Online - link: https://meet.google.com/chq-rieg-ify

CONSTRUÇÃO DE UM GUIA PARA AVALIAÇÃO DE RESIDENTES DE ENFERMAGEM: UM ESTUDO METODOLÓGICO

Avaliação Educacional; Preceptoria; Enfermagem; Internato e Residência; Guia.

A avaliação da formação profissional é desenvolvida a partir de metodologias e objetivos diversos. Nos cenários das práticas, essas avaliações realizadas pelo preceptor a partir da demonstração do conhecimento ético, político e científico dos residentes necessitam estar bem claras e registradas para um processo contínuo e que permita o feedback entre preceptor e residente. Objetivou-se construir um guia para avaliação formativa de residentes de enfermagem que atuam na Unidade de Terapia Intensiva Adulto do Hospital Universitário Onofre Lopes. Trata-se de um estudo metodológico desenvolvido em três etapas: 1) Grupo focal dos preceptores de enfermagem; 2) Grupo focal dos residentes de enfermagem, os quais são da área de concentração em Terapia Intensiva Adulto e Cardiologia; e 3) Construção do guia para avaliação de residentes de enfermagem. A pesquisa foi realizada na Unidade de Terapia Intensiva Adulto do Hospital Universitário Onofre Lopes. Os grupos focais aconteceram de novembro a dezembro de 2022, tiveram duração de 90 minutos e foram conduzidos pelo moderador. Os dados foram analisados a partir de análise temática, com suporte do software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires (IRAMUTEQ). A partir das sínteses focais obtidas dos grupos focais de preceptores e residentes de enfermagem, utilizando suporte de literatura pertinente sobre o tema, foi construído um guia de avaliação de residentes usando o suporte da ferramenta Canva. O estudo respeitou os princípios éticos preconizados para pesquisas realizadas com seres humanos pela Resolução nº 466/2012 e nº 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde. No grupo focal dos preceptores, todos possuem especialização em preceptoria atuando nesta área entre sete e oito anos e são do sexo feminino. As respostas do grupo focal dos preceptores puderam ser categorizadas em quatro temas principais: processo de avaliação; papel do preceptor; habilidades dos residentes; e mudanças na avaliação. No grupo focal dos residentes, os participantes são 67% do sexo feminino e 33% do sexo masculino. Metade dos residentes possui a área de concentração em Terapia Intensiva Adulto e concluíram a graduação há menos de um ano e a outra metade é da área de concentração em Cardiologia e concluiu a graduação há dois anos. Suas respostas puderam ser categorizadas em cinco temas principais: processo de avaliação; papel do preceptor; campo da prática; necessidades na avaliação e mudanças na avaliação. O desenvolvimento do Guia de Avaliação surgiu a partir da necessidade de implementação de outras formas de avaliação durante o rodízio de estágio na Unidade de Terapia Intensiva Adulto. O guia de avaliação foi estruturado em quatro capítulos: o que deve guiar o processo avaliativo; qual o papel do residente na avaliação; qual o papel do preceptor na avaliação; e como avaliar utilizando métodos de avaliação complementares na residência. Apresenta-se produto que pode subsidiar melhorias no processo avaliação no contexto da residência. O guia de avaliação é indicado para ser utilizado pelos preceptores e residentes ao longo do período da residência. Espera-se, com esta pesquisa, produzir resultados positivos no processo de avaliação durante a residência, além de subsidiar novas investigações relacionadas ao tema.

Externa à Instituição - DIANA PAULA DE SOUZA REGO PINTO CARVALHO - UERN
Interna - 1113790 - GIOVANNA KARINNY PEREIRA CRUZ DE ANDRADE
Presidente - 1020269 - PETALA TUANI CANDIDO DE OLIVEIRA SALVADOR
Notícia cadastrada em: 09/01/2024 11:42