Banca de DEFESA: RAFAEL GOIS CAMPOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RAFAEL GOIS CAMPOS
DATA : 30/11/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Online - link: https://meet.google.com/poj-qchh-fqn
TÍTULO:

APRENDIZAGEM BASEADA EM CASOS: FACILITANDO O APRENDIZADO EM PSIQUIATRIA ATRAVÉS DE CASOS CLÍNICOS EM VÍDEO.


PALAVRAS-CHAVES:

Psiquiatria; Aprendizagem baseada em casos; Escala de Satisfação de Estudantes e Autoconfiança na Aprendizagem; Educação Médica; Estudantes de Medicina.


PÁGINAS: 61
RESUMO:

Introdução: O ensino da psiquiatria para medicina requer mais do que o aprendizado dos livros e necessita do desenvolvimento de atitudes, diminuir preconceitos e desenvolver a observação do comportamento. A aprendizagem baseada em casos é uma nova metodologia de ensino, que parece ser efetiva, melhorar atenção e participação dos alunos. Objetivo: Implementar um novo método de ensino na psiquiatria, com aprendizagem baseada em casos (CBL) com casos em vídeo e uso de recursos tecnológicos em uma faculdade de medicina do Brasil. Metodologia: Construção de um caso clínico, que foi gravado em 5 vídeos com ajuda de uma atriz, mostrando um quadro depressivo com virada maníaca. O caso foi apresentado em 2 aulas presenciais, usando enquetes interativas durante as aulas, em agosto de 2022. No intervalo entre essas duas aulas, foram também realizadas atividades virtuais. Foram avaliados a participação dos alunos, o nível de satisfação com a metodologia, a autoconfiança dos alunos com os temas e o desempenho na prova. Resultados: Vinte e um de cinquenta alunos responderam ao questionário e 100% acharam que a metodologia da aula foi melhor que de uma tradicional, 100% consideraram que os métodos de ensino utilizados foram úteis e eficazes, 95,3% sentiram-se confiante com a simulação e 100% consideraram que o professor utilizou recursos úteis. A principal reclamação dos alunos foi que queriam mais tempo de aula. Os alunos tiveram o aproveitamento médio na prova de 88%.  Conclusão: Os resultados da pesquisa indicaram que a aprendizagem baseada em casos com uso de vídeo-casos gravados na educação em psiquiatria teve um impacto positivo nos níveis de engajamento, satisfação, autoconfiança e desempenho dos alunos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2171406 - ELAINE LIRA MEDEIROS
Interna - 2644228 - SIMONE DA NOBREGA TOMAZ MOREIRA
Externa à Instituição - EDMÉA FONTES DE OLIVA COSTA - UFS
Notícia cadastrada em: 14/11/2023 15:00
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao