Banca de QUALIFICAÇÃO: TERESA RAQUEL BARBOSA ALVES

DISCENTE : TERESA RAQUEL BARBOSA ALVES
DATA : 29/11/2023
LOCAL: Online - link: https://meet.google.com/tgk-bfpw-pny

CONSTRUÇÃO DE UM GUIA PARA AVALIAÇÃO DE RESIDENTES DE ENFERMAGEM: UM ESTUDO METODOLÓGICO

Avaliação Educacional; Preceptoria; Enfermagem; Internato e Residência; Guia.

A avaliação da formação profissional é desenvolvida a partir de metodologias e objetivos diversos, devendo ser identificadas as mudanças que devem ser adotadas para aprimorar esse processo a partir da perspectiva dos egressos e dos discentes, complementando o sistema de avaliação. Nos cenários de práticas, essas avaliações realizadas pelo preceptor a partir da demonstração do conhecimento ético, político e científico dos residentes devem estar bem claras e registradas para que o processo seja contínuo e permita o feedback entre preceptor e residente de enfermagem. Objetiva-se construir um guia para avaliação formativa de residentes de enfermagem que atuam na Unidade de Terapia Intensiva Adulto do Hospital Universitário Onofre Lopes. Trata-se de um estudo metodológico para construção de um instrumento para avaliação de residentes de enfermagem. Foi desenvolvido em três etapas: 1) Grupo Focal dos Preceptores de Enfermagem; 2) Grupo Focal dos Residentes de Enfermagem; e 3) Construção do guia para avaliação de Residentes de Enfermagem. A pesquisa foi realizada na Unidade de Terapia Intensiva Geral, a qual faz parte do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL). Os grupos focais aconteceram de novembro a dezembro de 2022, tiveram duração de 90 minutos e foram conduzidos pelo moderador. Os dados foram analisados a partir de análise temática, com suporte do software IRAMUTEQ. A partir das sínteses focais obtidas através dos grupos focais de preceptores e residentes de enfermagem que atuam na Unidade de Terapia Intensiva Geral, com suporte de literatura pertinente sobre o tema, foi construído um guia de avaliação de residentes de enfermagem, com suporte da ferramenta Canva. O estudo respeitou os princípios éticos preconizados para as pesquisas realizadas com seres humanos pela Resolução nº 466/2012 e nº 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde. No grupo focal dos preceptores, todos os participantes são do sexo feminino, com idade entre 34 e 50 anos, com média de 41 anos. Quanto ao tempo de atuação na atual atividade os preceptores estão há sete anos (33%) e oito anos (67%). As respostas do grupo focal dos preceptores puderam ser categorizadas em quatro temas principais: processo de avaliação; papel do preceptor; habilidades dos residentes; e mudanças na avaliação. No grupo focal dos residentes os participantes são 67% do sexo feminino e 33% do sexo masculino, com idade entre 23 e 27 anos, com média de 25 anos. Metade dos residentes possui a área de formação em Terapia Intensiva e concluíram a graduação há menos de um ano e a outra metade é da área de formação em Cardiologia e concluiu a graduação há dois anos. Suas respostas puderam ser categorizadas em cinco temas principais: processo de avaliação; papel do preceptor; campo da prática; necessidades na avaliação e mudanças na avaliação. O desenvolvimento do Guia de Avaliação surgiu a partir da necessidade de implementação de outras formas de avaliação durante o período da residência de acordo com a vivência dos preceptores e residentes durante o estágio na Unidade de Terapia Intensiva. Os tópicos que estão no guia de avaliação se referem ao que deve guiar o processo avaliativo, o papel do preceptor e do residente durante a avaliação e como avaliar utilizando métodos de avaliação complementares na residência. Espera-se, com esta pesquisa, produzir resultados positivos no processo de avaliação durante a residência, além de subsidiar novas investigações relacionadas ao tema.

Externa à Instituição - DIANA PAULA DE SOUZA REGO PINTO CARVALHO - UERN
Externa ao Programa - 1113790 - GIOVANNA KARINNY PEREIRA CRUZ DE ANDRADE - nullPresidente - 1020269 - PETALA TUANI CANDIDO DE OLIVEIRA SALVADOR
Notícia cadastrada em: 10/11/2023 07:45