Banca de QUALIFICAÇÃO: JESSICA CRISTIANE MENDES DA SILVA

DISCENTE : JESSICA CRISTIANE MENDES DA SILVA
DATA : 29/08/2023
LOCAL: Online - link: https://meet.google.com/yuo-ctfy-nev

COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA: DESENVOLVENDO HABILIDADES DE COMUNICAÇÃO EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO

Comunicação em saúde; ensino; residência hospitalar.

A comunicação em saúde é um processo complexo, tendo em vista os diversos atores e elementos presentes. Além do diálogo em torno de informações, outras habilidades, como a escuta ativa e a mediação, por exemplo, estão envolvidas. A formação acadêmica tem oferecido baixa instrumentalização em habilidades comunicativas, o que pode ser um dos fatores responsáveis pelas dificuldades na comunicação em saúde. Nesse sentido, o objetivo desse estudo é colaborar com o desenvolvimento de habilidades de comunicação entre residentes, preceptores e tutores, no processo de ensino-aprendizagem para o cuidado em saúde no contexto do hospital universitário. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa-ação educacional (pesquisa-ensino) com residentes, tutores e preceptores do programa de residência multiprofissional do Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol). Tais participantes foram submetidos, inicialmente, a uma entrevista semiestruturada para identificação da compreensão quanto a comunicação em saúde, do nível de entendimento acerca da comunicação não violenta (CNV), ainda, foi avaliado a comunicação entre tutor/preceptor e residente na instituição, e o impacto dessa comunicação no ensino-aprendizagem e cuidado ao paciente. Acreditando que a comunicação não violenta poderia contribuir para comunicação entre residentes, tutores e preceptores foi organizada uma oficina para discussão dessa temática, que contou com a participação dos atores que integram a residência multiprofissional da instituição. Após a oficina, os participantes que se identificaram como tutores, preceptores ou residentes foram convidados para avaliação da intervenção executada, e identificação quanto a aplicabilidade da CNV no contexto do hospital de ensino. Para análise das entrevistas foi utilizada a técnica análise de conteúdo temática categorial, emergindo as seguintes categorias: Comunicação no processo de ensino-aprendizagem, Comunicação e cuidado em saúde, Mapeamento da Comunicação não violenta, Percepção de aplicabilidade da CNV e CNV: possibilidade de desenvolvimento da habilidade de comunicação. Foi possível, portanto, inferir que a construção de relações saudáveis por meio da comunicação, ancorado na CNV enquanto abordagem, é um fator favorável ao processo de ensino-aprendizagem, contribuindo, consequentemente, para o cuidado em saúde. Sendo proposto, por fim, a inserção de forma transversal nos eixos teóricos ou práticos, de estratégias e ferramentas que favoreçam o desenvolvimento da habilidade de comunicação, e sendo a oficina de comunicação não violenta uma dessas estratégias que podem ser viabilizadas enquanto eixo de residência e educação permanente.

Externa à Instituição - DEBORAH DINORAH DE SA MORORO - EBSERH
Interno - 3050262 - MARCELO VIANA DA COSTA
Presidente - 2644228 - SIMONE DA NOBREGA TOMAZ MOREIRA
Notícia cadastrada em: 17/08/2023 12:32