Banca de QUALIFICAÇÃO: ANNICK BEAUGRAND

DISCENTE : ANNICK BEAUGRAND
DATA : 04/08/2023
LOCAL: Sala 02, do 4° subsolo do HUOL/UFRN

Educação médica na escola: experiência de estudantes de Medicina em novo cenário de prática

Pesquisa-ação; Pesquisa Qualitativa;  Educação em Saúde; Pediatria, Atenção Primária à Saúde

No processo de ensino e aprendizagem, a experiência na prática profissional tem importância estratégica na formação do estudante de medicina. As atividades práticas dentro da estrutura curricular permitem, ao estudante, um melhor entendimento sobre as reais necessidades em saúde da população e a integração ensino-serviço-comunidade. Esse trabalho se propõe a contribuir para a formação integral dos estudantes de medicina por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde num novo cenário de prática no contexto da pediatria. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação, que possibilitou estudantes de medicina da UFRN identificarem as necessidades de saúde de crianças e adolescentes no contexto escolar, planejando uma intervenção a partir dessa demanda e avaliando sua prática. Este trabalho compreendeu as seguintes fases: identificação do problema; recrutamento dos participantes, oficina de preparação para o campo; intervenção; e avaliação dessa intervenção.  A coleta de dados se deu por entrevistas semi-estruturadas e os dados foram analisados pelos métodos de análise de conteúdo temática categorial de Bardin. Entre os relatos das entrevistas com os estudantes de medicina, emergem 5 categorias: diagnóstico situacional do ambiente escolar, escola como espaço de atividade prática, sentimentos do estudante diante do novo cenário de prática, dificuldades perante o atendimento pediátrico e impacto da experiência na formação do estudante de medicina. Pode-se perceber a importância de um programa de saúde na escola, inserido e integrado no cotidiano e na cultura escolar, no currículo da graduação da área de saúde, como forma de ampliar as experiências e ter uma vivência dentro de um cenário do cotidiano da criança e do adolescente. A escola, na experiência dos graduandos de medicina, oferece a possibilidade de educar e aprender por meio da construção de conhecimentos, resultantes de diferentes saberes, dos conhecimentos científicos  e  da  experiência pessoal e profissional, podendo contribuir para uma formação mais condizente com as reais necessidades de crianças e adolescentes.

Externa ao Programa - 4220250 - NIVIA MARIA RODRIGUES ARRAIS - nullInterno - 3242546 - REGINALDO ANTONIO DE OLIVEIRA FREITAS JUNIOR
Presidente - 2644228 - SIMONE DA NOBREGA TOMAZ MOREIRA
Notícia cadastrada em: 24/07/2023 15:21