Banca de DEFESA: MARCELO HENRIQUE TAVARES MARINHO

DISCENTE : MARCELO HENRIQUE TAVARES MARINHO
DATA : 20/12/2018
LOCAL: sala RUTE, no HUOL

Oferta educacional sob ventilação mecânica com foco na segurança do paciente para equipe multiprofissional da UTI adulto de um Hospital Universitário

Ensino em saúde; Checklist; Segurança do paciente; Ventilação mecânica; Educação permanente.

Ventilação mecânica (VM) é um recurso terapêutico de grande relevância enquanto suporte à vida, que está associada a riscos à saúde dos pacientes quando utilizada de forma inadequada. O presente estudo teve como objetivos desenvolver um modelo de ensino para melhorar o aprendizado sobre VM, com foco na segurança do paciente para os profissionais da equipe multiprofissional de um Hospital Universitário, elaborar e validar conteúdo de um checklist para monitorização respiratória dos pacientes em ventilação mecânica visando a redução de erros. Trata-se de uma pesquisa-ação realizada na UTI de um Hospital Universitário, no período de outubro 2017 a abril 2018, em 4 etapas: desenvolvimento do checklist, validação do checklist, elaboração do curso e treinamento da equipe, e avaliação dos resultados do treinamento. O checklistCuidados respiratórios do paciente em ventilação mecânica, contemplou os seguintes parâmetros e/ou informações: Dados do paciente, Checagem prévia do teste do ventilador, Avaliação gasométrica, Monitorização respiratória e Monitorização do ventilador. Utilizamos um questionário com nove questões idênticas antes e após o treinamento. Foram treinados 53 profissionais, dos quais 47,2% eram técnicos de enfermagem e 28,3% eram enfermeiros. Apenas 18,9% dos profissionais relataram treinamento anterior em ventilação mecânica com foco na segurança do paciente. Utilizamos o teste não-paramétrico de McNemar para avaliar os dados do questionário. Encontramos que 22,6% reconheciam ter conhecimento para manusear o ventilador mecânico com segurança antes do treinamento, percentual que ascendeu para 58,5% (p<0,05). Os profissionais reconheceram ter melhorado sua capacidade para o manejo dos alarmes do ventilador, em relação a frequência de checagem dos alarmes, ajustes dos alarmes e o que fazer no caso de falha do ventilador mecânico. Conseguimos através do curso melhorar o aprendizado dos participantes sobre a ventilação mecânica com foco na segurança do paciente na maioria dos itens avaliados (5/7), bem como, elaborar e validar um checklistpara sistematizar o suporte respiratório aos pacientes em VM.

Externo à Instituição - CAROLINA KOSOUR - UNIFAL-MG
Externo ao Programa - 1754525 - IVAN DANIEL BEZERRA NOGUEIRA
Interno - 3050262 - MARCELO VIANA DA COSTA
Presidente - 1645299 - MARISE REIS DE FREITAS