Banca de DEFESA: LOUISE NATÁLIA MESQUITA BELÉM

DATA : 26/02/2024
LOCAL: Video conferência

REDE DE APOIO SOCIAL NO PUERPÉRIO: UM ESTUDO DE CASO EM UM GRUPO VIRTUAL

Apoio social. Grupo virtual. Saúde materna. Período Pós parto. Tecnologia da informação

O período puerperal, compreendido como o período logo após o parto e de duração variável, é um momento considerado crítico de transição, pois ocorrem mudanças no papel social e na identidade da mulher, que irão influenciar na sua rotina e nos seus relacionamentos interpessoais. Nessa fase o sofrimento psíquico é muitas vezes vivenciado por essas mães, que precisam de uma rede de apoio social. O estudo teve como objetivo compreender a rede de apoio social no puerpério a partir de um grupo virtual. Trata-se de um estudo de caso, com abordagem qualitativa. A coleta de dados ocorreu entre os meses de novembro e dezembro de 2023, utilizando um roteiro de entrevista semiestruturado. Foram entrevistadas 10 (dez) mulheres nos domicílios ou no formato on line, conforme a disponibilidade e preferência dos participantes.  O estudo seguiu resolução n° 466/12 do Conselho Nacional de Saúde e teve aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário Onofre Lopes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A análise dos dados utilizou a análise de conteúdo de Bardin, que resultou em 3 categorias temáticas: Puerpério: da romantização à realidade; Grupo de mães virtual: vivências de mães na pandemia de covid-19; Rede de apoio virtual: acolhimento em meio as adversidades. As participantes foram mulheres com idade entre 28 e 41 anos, casadas ou em união estável, a maioria se identificou como parda ou negra (sete) e três como branca. Todas possuíam alguma rede de apoio incluindo os maridos/companheiros, babá, mãe, familiares ou amigos. Para as mães o período do pós parto geralmente é idealizado, porém a experiência de ser mãe apresenta muitas dificuldades enfrentando sentimentos como medo, angústia, ansiedade, e estresse psicológico, além da fadiga, insônia e isolamento social, fragilizando as mulheres, que precisam reorientar o seu contexto de vida nessa nova fase. Após o enfrentamento dos meses iniciais do puerpério, e tendo sofrido repercussões diretas e indiretas em sua saúde, as mulheres buscaram estratégias protetoras diversas, entre elas a participação em grupo de apoio virtual, aprendendo a lidar com os seus medos, ressignificando as situações vivenciadas e reconquistando a autoestima e o ser mulher, profissional, amiga, e não apenas mãe.  Em meio a mudanças atuais, o uso das tecnologias da informação, traz a sua contribuição, pois a rede de apoio através do meio virtual foi um refúgio para conversar, trocar experiências, se sentir acolhida e minimizar o desgaste dessa fase de transição vivenciada por tantas mulheres.

Presidente - ***.382.224-** - CLÁUDIA HELENA SOARES DE MORAIS FREITAS - UFPB
Externa ao Programa - 1101781 - LANNUZYA VERÍSSIMO E OLIVEIRA - UFRNExterna à Instituição - ARDIGLEUSA ALVES COELHO - UEPB
Externo à Instituição - FRANKLIN DELANO SOARES FORTE - UFPB
Notícia cadastrada em: 19/02/2024 15:35