Banca de DEFESA: ELIANE PEREIRA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ELIANE PEREIRA DA SILVA
DATA : 18/01/2024
HORA: 14:00
LOCAL: On-line
TÍTULO:

MOTIVAÇÃO E COMPETÊNCIAS PARA O SUCESSO DE PROJETOS DE MELHORIA DA QUALIDADE DO CUIDADO DE SAÚDE


PALAVRAS-CHAVES:

Qualidade dos Serviços de Saúde. Melhoria Contínua da Qualidade. Motivação. Educação em Saúde Pública. Competência Profissional.


PÁGINAS: 115
RESUMO:

Introdução: o sucesso de projetos de melhoria da qualidade em saúde depende do engajamento dos profissionais que atuam na assistência ao paciente e do conhecimento nos métodos e ferramentas da melhoria da qualidade.  Os fatores que modulam a motivação e a avaliação das competências nesses projetos ainda não estão claros. O objetivo deste estudo foi analisar barreiras e facilitadores à motivação de profissionais de saúde em participar de um grande projeto colaborativo de melhoria da qualidade, criar e validar uma ferramenta de avaliação das competências em melhoria da qualidade. Métodos: o estudo da motivação foi qualitativo, baseado na análise de conteúdo de entrevistas em profundidade semiestruturadas com profissionais de saúde participantes do projeto colaborativo de melhoria da qualidade “Melhorando a segurança do paciente em larga escala no Brasil” envolvendo 116 hospitais brasileiros. Realizamos as entrevistas por videoconferência com 28 profissionais de saúde que participaram do projeto, usando o princípio da saturação. Os dados foram codificados usando o software NVivo e as análises, baseadas no modelo de Capacidade, Oportunidade, Motivação e Comportamento (COM-B) e no Modelo para Entender o Sucesso na Qualidade (MUSIQ).  O questionário de avaliação das competências foi construído após revisão de literatura e a análise de conteúdo foi realizada por um painel de especialistas utilizando a técnica Delphi. O questionário de avaliação das competências continha 43 itens, distribuídos em quatro domínios, abrangendo habilidades duras e leves, e informações demográficas. Participaram 14 especialistas na primeira rodada e 12 especialistas na segunda.  Todos os especialistas tinham mais de 5 anos de atuação em melhoria da qualidade. Resultados: as barreiras encontradas foram o não envolvimento da alta direção, exigência de resultados imediatos, falta de insumos, excesso de burocracia para mudanças, sobrecarga de trabalho, falta de carga horária prevista para o projeto, resistência de profissionais de saúde experientes, crença de que a melhoria aumenta a carga de trabalho, dificuldade de engajamento dos profissionais do turno da noite, pouco envolvimento dos médicos, falta de conhecimento sobre melhoria da qualidade e coleta de indicadores. Participação ativa da alta direção nas rondas, política institucional de melhoria contínua, equipe de melhoria da qualidade presente, entusiasmo do líder da equipe, entender o motivo das mudanças, trabalho em equipe, participar de testes de mudança, aprender na prática, comemorar pequenos resultados e feedback sobre os resultados foram facilitadores para a motivação. O questionário foi validado em duas rodadas com IVC mínimo de 83% e máximo 100%. Dois itens foram eliminados. Um por IVC abaixo de 80% e o outro estava redundante e foi condensado em um só item.  O questionário final ficou com 41 itens. Conclusão: este estudo reforçou a importância de customizar grandes projetos, envolvendo os moduladores da motivação, intervindo nos fatores identificados como barreiras e facilitadores.  O questionário de avaliação de competências fecha o elo entre motivação e capacidade de melhoria, que são determinantes contextuais proximais do microssistema necessários para o sucesso de projetos de melhoria da qualidade.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1868020 - ZENEWTON ANDRÉ DA SILVA GAMA
Interna - 1245215 - SEVERINA ALICE DA COSTA UCHOA
Externo ao Programa - 2171948 - PAULO JOSE DE MEDEIROS - UFRNExterna à Instituição - LAURA MARIA CÉSAR SCHIESARI - FGV
Externo à Instituição - MARGARETH CRISÓSTOMO PORTELA - ENSP
Notícia cadastrada em: 20/12/2023 11:39
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