Banca de QUALIFICAÇÃO: HERBERT LUCAS NASCIMENTO GOMES

DISCENTE : HERBERT LUCAS NASCIMENTO GOMES
DATA : 04/12/2023
LOCAL: Remoto

MÉTODOS DE ENFRENTAMENTO AO IDADISMO CONTRA A PESSOA IDOSA: UMA REVISÃO DE ESCOPO

Idadismo. Preconceito etário. Estratégias de saúde. Idoso. Envelhecimento.

A transição demográfica observada mundialmente é resultado do processo de envelhecimento rápido e contínuo das populações, cujo início ocorreu nos países desenvolvidos e mais recentemente expandiu-se para aqueles ditos emergentes. Nessa perspectiva, o envelhecimento é um evento complexo que é social e culturalmente construído, o qual sofre obstáculos que impede que o idoso participe plenamente da sociedade, dentre eles, o idadismo. Essa terminologia é usada para designar um fenômeno social que ocorre de forma multifacetada abrangendo estereótipos, preconceitos e discriminações relacionado com a idade. Desse modo, esse estudo objetiva mapear os métodos de combate ao idadismo contra pessoas idosas, através de uma revisão de escopo. O estudo será desenvolvido baseado na metodologia do Instituto Joanna Briggs para revisões de escopo, no qual, será utilizado estratégias de busca formuladas através de palavras-chaves e descritores com a finalidade de encontrar informações relevantes nas grandes bases de dados, entre elas, LiLacs, PubMed/Medline, Scopus, Web of Science, BdEnfe e Embase, como também a utilização da literatura cinzenta. Salienta-se que foi realizada uma pesquisa prévia utilizando os descritores “ageism” e “strategies” nas principais bases de dados, e nenhuma revisão de escopo ou sistemática para mapear os métodos de enfretamento ao idadismo contra pessoas idosas foi encontrada. Assim, a pesquisa estará organizada nas seguintes etapas: formulação de questões de pesquisa, identificação de estudos relevantes, seleção dos estudos relevantes a esta pesquisa, extração de dados e análise e interpretação dos resultados. Como resultados preliminares do estudo, baseados nas estratégias de busca desenvolvidas de acordo com a População, Conceito e Contexto identifica-se que grande parte dos achados estão presentes na literatura cinzenta, enquanto que, os resultados obtidos nas bases de dados, variam em quantidade, além disso, ressalta-se que a maioria dos termos utilizados nas estratégias são palavras-chaves para abranger o escopo de busca. Destaca-se que os métodos de combate ao idadismo, como leis e políticas, contato intergeracional, e educação e reeducação dos indivíduos promovem a mitigação e a prevenção do preconceito etário.

Presidente - 4308027 - KARLA PATRICIA CARDOSO AMORIM
Interna - 1879353 - FABIA BARBOSA DE ANDRADE
Interno - 277398 - KENIO COSTA DE LIMA
Interna - 3254478 - TAMIRES CARNEIRO DE OLIVEIRA MENDES