Banca de DEFESA: ANA BEATRIZ GOUVEIA DE ARAÚJO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANA BEATRIZ GOUVEIA DE ARAÚJO
DATA : 30/11/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Remoto
TÍTULO:

EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE NO PROCESSO DE TRABALHO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: UMA TEORIA FUNDAMENTADA NOS DADOS


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Permanente. Atenção Primária à Saúde. Profissionais de Saúde. Pesquisa Qualitativa. Processo de Trabalho em Saúde.


PÁGINAS: 91
RESUMO:

A Educação Permanente em Saúde apresenta-se como uma potente ferramenta para se promover transformações almejadas por gestores e trabalhadores para a melhoria dos serviços e do sistema de saúde. Este estudo tem como objetivos principais compreender a Educação Permanente em Saúde no processo de trabalho da Atenção Primária à Saúde na perspectiva dos profissionais que atuam no contexto atual do Sistema Único de Saúde e elaborar um modelo teórico sobre a Educação Permanente em Saúde no processo de trabalho na Atenção Primária à Saúde no contexto atual do Sistema Único de Saúde. Os participantes do estudo foram formados pelos profissionais de saúde das Unidades Básicas de Saúde que fazem parte do Distrito Sanitário Oeste da cidade de Natal, Rio Grande do Norte, Brasil. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa que tem como referencial metodológico a Teoria Fundamentada nos Dados, de abordagem estruturalista proposta por Strauss e Corbin. A Teoria Fundamentada nos Dados foi escolhida por ser uma abordagem metodológica que possui rigor durante a coleta e análise dos dados, considerando que a pesquisa estudará uma estratégia de formação profissional inserida na rotina e processo de trabalho dos profissionais de maneira processual. A coleta de dados ocorreu entre janeiro e maio de 2023 por meio de entrevista em profundidade, a partir da seguinte questão norteadora: Fale sobre a educação permanente no seu processo de trabalho na atenção primária em saúde. A coleta de dados seguiu a amostragem teórica, sendo realizada a partir de três grupos amostrais, o primeiro composto por 16 enfermeiros, o segundo por cinco gestores e o terceiro por uma técnica de enfermagem e quatro agentes comunitários de saúde. A análise dos dados foi realizada simultaneamente à coleta de dados, com constante levantamento de novos questionamentos e realizando a análise comparativa, seguindo a codificação aberta, axial e seletiva. Foi utilizado como ferramenta tecnológica o software Atlas ti, versão 8, com a devida licença adquirida. Com a codificação das entrevistas obteve-se da análise 1391 citações, 824 códigos, quatro memorandos, 27 grupos de códigos e 16 redes ou diagramas analíticos. Após a análise dos dados foi realizada a validação do modelo teórico pelos seguintes grupos: dois pesquisadores selecionados por suas expertises em investigações, discussões e práticas na Educação Permanente em Saúde; três pesquisadores com expertise no método da TFD; cinco participantes dos grupos amostrais do estudo.  Os resultados alcançados foram divididos em categorias conforme as circunstâncias paradigmáticas, condições, ação/interação e consequências. Foram elucidadas as seguintes categorias representativas do fenômeno estudado: Apontando necessidades e caminhos para a efetivação da EPS na APS;  Enfrentando as adversidades do trabalhar em saúde e a necessidade do conhecimento aplicado e das condições de trabalho adequadas; Propondo estratégias e relações que potencializam a materialização da EPS; Estabelecendo os avanços advindos da EPS no contexto da APS; e Declarando as dificuldades da não efetivação da EPS no processo de trabalho em saúde. Os resultados proporcionaram a construção do modelo teórico que representa a compreensão da Educação Permanente em Saúde no Processo de Trabalho da Atenção Primária à Saúde na perspectiva dos profissionais que atuam no contexto atual do Sistema Único de Saúde.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2568454 - ELISANGELA FRANCO DE OLIVEIRA CAVALCANTE
Interna - 2626690 - JANETE LIMA DE CASTRO
Externa à Instituição - MARIA APARECIDA SALCI - UEM
Notícia cadastrada em: 16/11/2023 09:50
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