Banca de DEFESA: CLÁUDIA MENDES DA SILVA

DATA : 13/11/2023
LOCAL: Meet

AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE FUNCIONAL DE IDOSOS PÓS-

Palavras-chave: Idoso. Estado Funcional. COVID-19.

Introdução: A COVID-19 é reconhecida como uma doença respiratória que apresenta elevada transmissibilidade e distribuição global, tendo as pessoas idosas como grupo de maior risco de desenvolver complicações, com potencial para debilidades. Objetivo: Avaliar as implicações da COVID-19 no estado funcional da pessoa idosa após infecção aguda e identificar os fatores associados ao comprometimento funcional. Método: O estudo foi dividido em duas etapas: 1) revisão de escopo, conduzida de acordo com o método proposto pelo Instituto Joanna Briggs. A busca na literatura ocorreu nos meses de dezembro de 2022 a fevereiro de 2023 nas bases de dados Cochrane Library; PubMed; Scopus e Web of Science. Foram utilizados os descritores constantes no Descritores em Ciência da Saúde (DecS) e Medical Subject Headings (MeSH); 2) estudo descritivo, transversal, realizado em uma unidade de Atenção Primária à Saúde do município de Natal, Rio Grande do Norte, com pessoas idosas residentes da comunidade pós-covid-19. Foram coletados dados referentes às características sociodemográficas, estado nutricional, hábitos de vida e condições de saúde, bem como o nível de desempenho funcional. Resultados: 1) Identificou-se 817 estudos potencialmente elegíveis. Destes 12 foram selecionados por atenderem aos critérios de elegibilidade. A busca complementar possibilitou a inclusão de mais um artigo, totalizando 13 estudos que compuseram a amostra final. O comprometimento funcional pós-COVID-19 esteve presente na maioria dos estudos incluídos na amostra. Os fatores associados a este declínio incluíram fragilidade e inatividade física anterior à infecção, idade mais avançada, complicações durante a infecção, tempo de ventilação mecânica e de internação e comorbidades. 2) Dentre os 30 participantes avaliados, observou-se predomínio de baixo desempenho funcional, apresentando como fatores correlacionados, a idade avançada, gênero feminino, multimorbidades e ausência de atividade física. Considerações finais: A COVID-19 pode ocasionar desfechos negativos na funcionalidade da pessoa idosa, mesmo após a recuperação, levando a limitações no desempenho físico das atividades de vida diária. Portanto, a implementação de um cuidado integral, estruturado na avaliação multidimensional é imprescindível.

Presidente - 2374850 - THAIZA TEIXEIRA XAVIER NOBRE
Interna - 2262871 - ANA ELZA OLIVEIRA DE MENDONCA
Externa à Instituição - SILVANA LOANA DE OLIVEIRA SOUSA - UMU
Notícia cadastrada em: 01/11/2023 09:23