Banca de DEFESA: NATHÁLIA PRISCILLA MEDEIROS COSTA DINIZ

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : NATHÁLIA PRISCILLA MEDEIROS COSTA DINIZ
DATA : 15/02/2023
HORA: 14:00
LOCAL: meet
TÍTULO:

CARACTERIZAÇÃO DO PERFIL DOS USUÁRIOS E DAS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE NA REDE DE ATENÇÃO PRIMÁRIA DO MUNICÍPIO DO NATAL/RN.

 


PALAVRAS-CHAVES:

Terapias Complementares; Política de Saúde; Atenção Primária a Saúde; Saúde do Idoso; Saúde Pública.


PÁGINAS: 70
RESUMO:

Introdução: Na história brasileira, as Políticas Públicas foram galgadas por meio dos movimentos sociais sob diversas formas de lutas e enfrentamentos políticos. No âmbito da saúde, os protagonistas da Reforma Sanitária ansiavam por um modelo de atenção à saúde que atendesse às necessidades, democratizasse a saúde como um direito universal e considerasse o princípio da integralidade no cuidado. Assim foi instituído o Sistema Único de Saúde (SUS) e neste contexto publicada a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) como uma das muitas conquistas dos usuários e profissionais de saúde. A inserção das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) foi marcada por interesses, como resgate do conhecimento e identidade de grupos populares, alguns historicamente marginalizados e por interesse do Estado em uma nova cultura de cuidado pautado pela promoção da saúde. Objetivo: Diante desse contexto, o presente estudo objetiva caracterizar o perfil dos usuários adultos, idosos e das PICS desenvolvidas no contexto do SUS no município do Natal, Rio Grande do Norte. Método: Trata-se de um estudo de abordagem quantitativa, do tipo exploratório-descritivo, cujo formato é de campo com delineamento de levantamento na Rede de Atenção Primária à Saúde do município do Natal limitando-se a Unidade Básica de Saúde, Estratégia Saúde da Família e Unidade Mista. Resultados: Foram analisados 522 prontuários dos usuários adscritos, cuja maior frequência é de pessoas adultas do sexo feminino (83,0%); pessoas idosas de raça/cor não branca (82,6%) e com baixa escolaridade (67,8%); a hipertensão arterial (30,4%) e diabetes (17,4%) foi mais frequente em pessoas idosas, bem como a presença de dor corporal (71,3%) e doença dos dentes/gengivas (42,6%). A auriculoterapia (58,2%) foi a prática integrativa mais utilizada nas condutas de tratamento; 53.4% da população recebeu pelo menos um atendimento e 39.3% foram atendidos no distrito sanitário Norte I. Conclusão: O estudo reafirma a posição das PICS no cuidado à saúde no SUS, bem como evidencia o seu uso para saúde da população, contribuindo com os estudos das PICS para promoção, prevenção e proteção à saúde, bem como possibilita informações importantes no contexto da saúde integrativa desse público para o planejamento e gestão em saúde a nível municipal, estadual e nacional.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2374850 - THAIZA TEIXEIRA XAVIER NOBRE
Interna - 2262871 - ANA ELZA OLIVEIRA DE MENDONCA
Externo à Instituição - JOÃO BOSCO FILHO
Externa à Instituição - LUCIANA ARAUJO DOS REIS - UESB
Notícia cadastrada em: 07/02/2023 16:54
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao