AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ATENÇÃO MATERNO INFANTIL NA PERSPECTIVA DAS USUÁRIAS NA ATENÇÃO BÁSICA DO RIO GRANDE DO NORTE
Melhoria de Qualidade. Satisfação do Paciente. Atenção Primária à Saúde.
O estudo tem por objetivo analisar a qualidade da atenção materno infantil no âmbito da Atenção Básica no Rio Grande do Norte nos três ciclos do PMAQ-AB na perspectiva das usuárias. Trata-se de um estudo avaliativo, com delineamento transversal, retrospectivo com uso de dados secundário do 1º, 2º e 3º Ciclo do PMAQ-AB. A amostra foi composta por 7.787 usuárias, por, respectivamente, 1.085, 715 e 866 Unidades Básicas de Saúde participantes da avaliação externa do Programa, nos 3 ciclos. As variáveis dependentes para avaliação nos três ciclos foram a “satisfação com o cuidado”, “condições materiais”, “acesso ao serviço de saúde”, “insumos” e “medicamentos”. Para as três últimas variáveis foram criados escores a partir da técnica de interdependência (Análise Fatorial Exploratória do tipo Análise de Componentes Principais (ACP) e da Teoria da Resposta ao Item (TRI), obtidos para reduzir o número de variáveis em cada dimensão e subdimensão. O teste qui-quadrado de Pearson e o teste H de Kruskal-Wallis foram utilizados para a comparação dos escores de qualidade, as médias da satisfação com o cuidado e a disponibilidade de materiais, entre os três ciclos do PMAQ. Na dimensão organizacional, quando analisada a qualidade da atenção, identificou-se na subdimensão saúde da mulher uma diferença significativa (p>0,001) entre os 3 ciclos, totalizando 51% no último ciclo. Com relação à satisfação com o cuidado, 90,2% recomendaram a Unidade Básica de Saúde para um amigo ou familiar (p>0,001) e somente 13,2% (p>0,001) das usuárias mudariam de equipe ou Unidade Básica de Saúde se tivesse a opção. A dimensão estrutural apresentou melhoria nas três subdimensões 44% (p>0,001), medicamentos 52,4% (p>0,001) e material 93,6% (p>0,001). Aponta-se melhoria na Atenção Básica na perspectiva das usuárias do Rio Grande do Norte, em especial na saúde da mulher. Evidencia-se ainda, a importância de investir em programas de melhoria da qualidade para fortalecimento da Atenção Básica.