Banca de QUALIFICAÇÃO: PAULA BEATRIZ DE SOUZA

DATA : 22/06/2021
LOCAL: Virtual

A FORMAÇÃO NA GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA NO BRASIL

SUS; Graduação; Saúde Coletiva; Formação profissional em saúde; Recursos humanos em saúde.

O objeto de estudo desta dissertação é a formação do sanitarista no nível de graduação. Delimita-se no resgate histórico dos cursos de graduação em Saúde Coletiva e do desenho formativo realizado para a nova profissão. Objetiva-se analisar a formação na graduação em Saúde Coletiva dos cursos existentes no Brasil à luz dos Projetos Pedagógicos dos Cursos. Trata-se de um estudo qualitativo e exploratório com abordagem documental, utilizando o método da análise de conteúdo, na modalidade temática segundo a técnica de Minayo (2014) contemplando três fases. Na fase 1) foi realizada a seleção de 22 projetos pedagógicos de curso dos cursos de graduação em Saúde Coletiva e organização dos corpus textuais; 2) os dados foram organizados em 4 corpus a partir de 4 unidades de registro; 3) foi realizada a codificação, posteriormente o processamento dos 4 corpus no software Iramuteq para obtenção da Classificação Hierárquica Descendente, de modo a analisar, interpretar e apresentar os resultados através de dendrogramas. Os resultados demonstram uma abertura gradual dos cursos, com concentração entre 2008-2009, sendo o último em 2019. Os cursos

estão organizados nas regiões brasileiras em maior número na região norte com 27.3%. A maioria dos cursos segue ou se adequou às Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Saúde Coletiva (DCNCsGSC) de 2017 com predominância de carga horária igual ou superior a 3.200 horas, duração de oito a nove semestres e média de quatro anos, com turno noturno em 45,5% dos cursos. A oferta média é de 1.864 vagas/ano com entrada através do Enem/SISU, sendo 68% dos cursos em universidades federais e 77.3% com nomenclatura bacharelado em Saúde Coletiva. Dos 22 cursos, 18 foram avaliados pelo MEC, sendo 67% com conceito 5. A formação permite uma construção do conhecimento de forma gradativa a partir de componentes curriculares entre 45 a 60 horas advindos da epidemiologia, das ciências humanas e sociais, vigilância, ciências da saúde, educação, planejamento, gestão, serviços em saúde e políticas. Os cursos se articulam com os serviços e sistemas de saúde públicos do SUS e com a comunidade através de aulas práticas, estágios, pesquisa e projetos de extensão e visitas técnicas fortalecendo o contato prático dos alunos com situações reais de saúde da população, bem como mitigar que os egressos possam se inserir profissionalmente nestes espaços. Conclui-se que os cursos estão consolidados com base na regionalização dos cursos, do quantitativo de vagas, unificação da nomenclatura e da predominância do conceito de excelência. A formação segue as normativas DCNCsGSC das bases da Saúde Coletiva, de modo que a articulação com o SUS tem contribuído para o seu fortalecimento e para a formação de recursos humanos em saúde.

Presidente - 2626690 - JANETE LIMA DE CASTRO
Interno - 3926907 - DYEGO LEANDRO BEZERRA DE SOUZA
Externa à Instituição - ISABELA CARDOSO DE MATOS PINTO - UFBA
Notícia cadastrada em: 10/06/2021 15:28