Banca de DEFESA: DANYLLO DO NASCIMENTO SILVA JUNIOR

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DANYLLO DO NASCIMENTO SILVA JUNIOR
DATA : 12/06/2018
HORA: 08:00
LOCAL: DOD
TÍTULO:

QUALIDADE DO ATENDIMENTO HOSPITALAR NO RIO GRANDE DO NORTE: AVALIAÇÃO DE USUÁRIOS E ACOMPANHANTES


PALAVRAS-CHAVES:

Avaliação em Saúde; Qualidade da Assistência à Saúde; Assistência Hospitalar; Assistência Ambulatorial; Satisfação dos Usuários.


PÁGINAS: 94
RESUMO:

A avaliação na área da saúde tem ganhado cada vez mais espaço no cenário internacional e nacional, sendo a qualidade um dos elementos estratégicos em que se baseia a transformação e o aperfeiçoamento dos sistemas de saúde modernos. Esta pesquisa teve o objetivo geral de analisar as percepções de usuários e acompanhantes sobre a qualidade do atendimento hospitalar no Rio Grande do Norte. Para tanto, o percurso metodológico orientou-se pelas seguintes etapas: (a) realização de um estudo transversal analítico a fim de avaliar a satisfação dos usuários do SUS acerca do atendimento hospitalar e ambulatorial tendo como referência a estrutura física, o atendimento da equipe de saúde e a qualidade do tratamento recebido em serviços do Rio Grande do Norte; e (b) realização de um estudo qualitativo, feito em hospitais, o qual visou analisar a percepção de usuários e acompanhantes sobre o atendimento hospitalar público no Rio Grande do Norte. Os resultados evidenciaram que, do total de respondentes da Carta SUS, 62,3% eram mulheres, 62,4% tinham acima de 40 anos, 56,8% dos atendimentos foram realizados em serviços no interior, 70,3% em serviços públicos, sendo a maior parte dos atendimentos (68,7%) caracterizados como de média complexidade. O nível geral de satisfação dos usuários com os serviços ficou acima de 80% em quase todas as regiões do referido estado. Os resultados evidenciaram ainda que não houve diferença na avaliação dos serviços quando comparados homens e mulheres; as pessoas com mais de 60 anos tendem a avaliar melhor os serviços de saúde; em todos os aspectos pesquisados a alta complexidade e os serviços da capital tiveram melhores resultados (p≤0,001) e os usuários avaliaram mais positivamente o atendimento prestado pelas unidades privadas conveniadas ao SUS do que os estabelecimentos públicos. Quanto aos achados qualitativos, notou-se que apesar de haver pontos positivos suscitados por usuários e acompanhantes, especialmente referentes à equipe de saúde, os sujeitos expressaram vários aspectos deficitários dos serviços, como as condições da estrutura física, a falta ou insuficiência de recursos materiais e burocracias que afetam o percurso terapêutico ou inviabilizam o atendimento de qualidade. apresentaram variações quando comparados os tipos de hospitais, com menos reclamações para hospital universitário perante um hospital estadual de referência. Em geral, esta pesquisa revelou que os usuários apresentaram-se satisfeitos com os serviços de saúde, no entanto, aspectos peculiares conforme sinalizados nos resultados desse estudo colaboram para a mudança no nível de satisfação e revelam deficiências em aspectos fundamentais para a garantia dos arranjos organizativos e da integralidade do cuidado, essenciais ao processo de efetivação do SUS. Nesse sentido, salienta-se a necessidade de realização de mais estudos com foco na avaliação da qualidade.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1214923 - LUIZ ROBERTO AUGUSTO NORO
Interno - 1245215 - SEVERINA ALICE DA COSTA UCHOA
Externo à Instituição - ELLANY GURGEL COSME DO NASCIMENTO - UERN
Notícia cadastrada em: 04/06/2018 10:27
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