Banca de DEFESA: NATALYA MARIA MARINHO DA SILVA

DISCENTE : NATALYA MARIA MARINHO DA SILVA
DATA : 07/02/2024
LOCAL: Formato Remoto

RELAÇÕES DE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA REVISÃO DE ESCOPO SOBRE AS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOCENTES

Educação física escolar; Sexualidade; Gênero; Práticas Pedagógicas.

No âmbito da educação física escolar, as práticas docentes e das concepções de professores no contexto das relações de gênero e sexualidade nas aulas, foi realizada a presente revisão de escopo com objetivo de analisar as abordagens e conceitos produzidas acerca das relações de gênero e diversidades sexuais nas aulas de Educação Física Escolar, além de mapear a literatura científica sobre práticas sexistas durantes as aulas de Educação Física, e quais os fundamentos orientam tais posturas; identificar os avanços, as dificuldades e as ausências literárias sobre as temáticas e caracterizar os conteúdos da Educação Física Escolar que têm sido utilizados para o diálogo com as temáticas gênero e sexualidade. Amparada pelo o checklist PRISMA-SCR, a pesquisa possui caráter exploratório qualitativo, seguindo uma análise descritiva, que elegeu trabalhos de pesquisas pós promulgação da BNCC, com intuito de distinguir as consequências do texto aprovado para difundir ou o silenciar dos temas em questão. A busca incluiu textos na língua portuguesa, apenas e foram encontrados 399 trabalhos dentre as bases escolhidas, e após utilização dos critérios de exclusão foram eleitos 25 para análise. Destaca-se a presença de trabalhos na forma de teses e dissertações, também se encontra ênfase nas práticas pedagógicas além de algum enfoque na percepção de alunos. Os trabalhos são majoritariamente qualitativos e realizados em instituições do centro-sul brasileiro. Os conceitos de gênero e sexualidade foram abordados de forma extensa e estimularam a necessidade social com forte participação escolar para versar as discussões sobre os temas e promover a inclusão.

Presidente - 1714249 - MARIA APARECIDA DIAS
Interno - 2626634 - PAULO MOREIRA SILVA DANTAS
Interna - 1872928 - PRISCILLA PINTO COSTA DA SILVA
Externa à Instituição - ISIS KELLY DOS SANTOS - UERN