Banca de DEFESA: JOSÉ DAVI LEITE CASTRO

DISCENTE : JOSÉ DAVI LEITE CASTRO
DATA : 18/12/2023
LOCAL: Video conferência google meet

A CAPOEIRA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E OS SABERES DISCENTES: PENSANDO UM CURRÍCULO DESCOLONIZADO

Educação Física Escolar. Capoeira. Saberes Discentes

Prática corporal que possui ligação com a população negra africana, a capoeira recebeu diversos status até seu reconhecimento e aceitação. Adentrando além do âmbito da cultura, na educação, devido a ação de mestres(as), pesquisadores(as) e professores(as), a capoeira se encontra como parte da Educação Física Escolar, sendo amparada por leis e pelos documentos curriculares da área. Contudo, se tratando dessa manifestação ou de outras pertencentes a cultura africana e afro-brasileira, ainda são identificadas ausências na problematização e no ensino como conteúdo e de suas abordagens nas instituições de ensino básico. Tendo em vista esse cenário, o estudo, que possui natureza qualitativa, vale-se de métodos descritivos e exploratórios, e que utiliza uma diversidade instrumental (produção de desenhos, escritas, painéis e apresentações), objetiva a compreensão das visões discentes adotadas sobre a capoeira e as relações com os saberes estabelecidas com ela, com a Educação Física Escolar e com os(as) sujeitos. Por meio dos resultados, foi perceptível a urgência em tratar do tema na escola de modo a permitir a presença das africanidades e sua identificação na vida dos seres, assim como das questões étnico raciais envolvidas, propiciando a construção de currículos da Educação Física descolonizados onde os temas e práticas pertencentes à cultura dos povos negros tenham presença e efetivação.

Presidente - ***.196.788-** - LUCIANA VENÂNCIO - UFC
Interno - ***.572.168-** - LUIZ SANCHES NETO - UFC
Interna - 1714249 - MARIA APARECIDA DIAS
Externa à Instituição - ANDRESA DE SOUZA UGAYA - UNESP