Banca de QUALIFICAÇÃO: RENER VICTOR OLIVEIRA DE SOUZA

DISCENTE : RENER VICTOR OLIVEIRA DE SOUZA
DATA : 14/09/2023
LOCAL: http://meet.google.com/rmp-bupv-ktq

Sistematização de blocos de conteúdos temáticos na educação física escolar: contribuições ao currículo e à prática pedagógica

Educação Física Escolar; Complexidade; Sistematização; Currículo; Prática Pedagógica

Ao longo de seu processo histórico, a educação física foi influenciada por diferentes perspectivas políticas, sociais e de disputas de poderes e saberes sobre o currículo no âmbito internacional com repercussões no contexto brasileiro. Esta pesquisa tem o objetivo de analisar como a sistematização de blocos de conteúdos temáticos pode atrelar e contribuir na prática pedagógica de professores(as) de educação física da rede pública de educação básica, no ensino médio do município de Quixadá-CE. Como objetivos específicos, buscará verificar como a complexidade pode ser identificada na prática pedagógica de professores(as) no ensino médio e como são interpretados por eles(as). O segundo objetivo específico é analisar os documentos curriculares que orientam a prática pedagógica destes professores e se os saberes propostos nestes documentos são suficientes de acordo com as suas demandas de ensino e aprendizagem. O terceiro objetivo específico será apresentar a proposta de sistematização de blocos de conteúdos temáticos e compreender como a perspectiva teórica pode se apresentar nas aulas dos professores(as). Além disso, compreender os motivos que favorecem o afastamento entre escola e universidade, ensino e pesquisa, identificando possibilidades de intervenção dentre as lacunas do ambiente escolar.

Presidente - ***.572.168-** - LUIZ SANCHES NETO - UFC
Interna - ***.196.788-** - LUCIANA VENÂNCIO - UFC