Banca de DEFESA: ANDRÉ MAGNO GOMES DA SILVA

DISCENTE : ANDRÉ MAGNO GOMES DA SILVA
DATA : 21/07/2023
LOCAL: Departamento de Educação Física / Universidade Federal do Rio Grande do Norte

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ESTUDO COLABORATIVO NA APROPRIAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO A PARTIR DA MÍDIA-EDUCAÇÃO

Formação continuada. Tecnologia Digital de Informação e Comunicação (TDIC). Colaboração. Mídia-educação. Narração.

Esta pesquisa é um estudo colaborativo com professores de Educação Física em serviço. Trata-se de uma formação continuada com o objetivo de analisar se é possível que docentes se apropriem das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) a partir da mídia-educação. A intervenção ocorreu entre setembro a dezembro de 2022. A estruturação e organização da formação foi dividida em três etapas: conceitual, prática e avaliativa. Os instrumentos e procedimentos para o levantamento das informações foram: (1) questionários para diagnóstico; (2) reflexão dos encontros formativos; (3) diário de campo; (4) registros fotográficos e (5) entrevista semiestruturada, os quais foram utilizados ao longo dessas etapas formativas. Os resultados e discussões, transcritos em falas/informações/dados/ foram narradas por meio da narrativa reflexiva. No geral, a mídia-educação se mostrou um possível caminho para incluir as TDIC nos contextos escolares, embora ainda precise de mais investimentos. As TDIC foram vistas como ambivalentes, destacando a presença do artefato smartphone, o qual foi objeto de sistematização e problematização nas práticas pedagógicas dos professores. Também foram observadas possíveis mudanças ecológicas nas preferências dos alunos, tanto no que diz respeito à preferência por determinados locais da sala quanto pelas possibilidades de se movimentar. Destaca-se a imprevisibilidade das tecnologias como movimento formativo. Por fim, a formação continuada em serviço do tipo de investigação colaborativa com professores de Educação Física se destaca como uma possível estratégia para compactuar pesquisa e formação.

Presidente - 1714249 - MARIA APARECIDA DIAS
Interno - 1645961 - ALLYSON CARVALHO DE ARAUJO
Externo ao Programa - 1659071 - MARCIO ROMEU RIBAS DE OLIVEIRA - UFRNExterno à Instituição - ALISON PEREIRA BATISTA - IFRN
Externo à Instituição - DIEGO DE SOUSA MENDES - UFSJ