CCS faz balanço de ações no enfrentamento da covid-19

Marcone Maffezzolli – Ascom/CCS

 

O Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFRN) fez um balanço parcial das atividades desenvolvidas em quase três meses dedicados ao combate à covid-19. Na próxima quarta-feira, 17, completam-se 90 dias de suspensão temporária das aulas e demais atividades presenciais na UFRN. Durante esse tempo o centro orientou a maior parte de seu trabalho para usar o saber técnico e o conhecimento científico de que dispõem para a fabricação de produtos, para a elaboração de publicações e para a realização de atividades ligadas à prevenção, ao diagnóstico e ao tratamento da covid-19.

Para o diretor do CCS/UFRN, professor Antônio de Lisboa Costa, “foi necessário que a Universidade interrompesse as atividades presenciais para preservar a saúde de professores, servidores e dos alunos. Estamos falando de aproximadamente 45 mil pessoas que integram a vida universitária. Mas essa medida veio acompanhada de várias outras voltadas para fazer a instituição continuar cumprindo seu papel social e ajudar a população e o estado e enfrentar esse período de pandemia”.

O professor Antônio Costa explica que o CCS agrupa 16 departamentos acadêmicos, onze cursos de graduação, 16 programas de pós-graduação em nível de mestrado e doutorado. É no CCS onde estão os cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia, Odontologia, Medicina, Saúde Coletiva, Nutrição, Fonoaudiologia e Educação Física (bacharelado e licenciatura).

“Nós dispomos aqui de vários professores e de profissionais qualificados para atuar em áreas fundamentais no combate à covid-19. Seja oferecendo cursos de capacitação para o profissional que atua diretamente na rede de assistência à saúde, ou produzindo material informativo para orientar sobre prevenção, cuidados e procedimentos ligados à covid-19, ou fazendo a prestação de serviços de maneira remota para diversos segmentos da sociedade, ou realizando pesquisas, o trabalho deles continua, respeitando as normas de segurança e isolamento social que o momento exige”, destacou.

 

TRABALHO

O atual cenário de pandemia de covid-19 não permite prever quando serão retomadas as atividades acadêmicas presenciais. Por isso, em 1º de junho, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe/UFRN) aprovou, em caráter excepcional, a oferta de atividades remotas e não-obrigatórias para o Período Letivo Suplementar Excepcional, que vai de 15 de junho a 29 de julho. Tratas-se de uma maneira de facultar aos alunos uma alternativa para cursar disciplinas e realizar atividades acadêmicas e, aos professores, a possibilidade de oferecer componentes curriculares durante esse período de pandemia.

O vice-diretor do CCS, professor Breno Guilherme, explica que a retomada das atividades acadêmicas presenciais depende da avaliação das autoridades sanitárias. É a partir disso que vai ser possível determinar quando vai ser seguro voltar às rotinas universitárias. Enquanto isso não acontece, complementa o professor, “o CCS, adotando as normas de segurança e de isolamento social vigentes e reafirmando o compromisso social da universidade, continua desenvolvendo e apoiando ações ligadas ao combate à covid-19”. 

O professor Breno informa ainda que o Centro conta com quase 500 professores, 227 técnicos e mais de 4,5 mil alunos e que parte desse pessoal está mobilizado e, dentro das especificidades de atuação de cada curso e das condições de trabalho impostas por esse período pandêmico, trabalhando para reduzir os impactos da covid-19.

“É importante destacar que durante esses quase três meses muitos dos nossos alunos de pós-graduação e de graduação, seja por meio de atividades de pesquisas ou de projetos de extensão, têm mostrado uma importante contribuição nesse trabalho de enfrentamento a essa pandemia”, disse.

AÇÕES

A UFRN tem contribuído de variadas formas para o combate ao novo coronavírus e aos seus efeitos. O CCS/UFRN por ser uma unidade de ensino, pesquisa e extensão que reúne cursos ligados à área da saúde tem, por meio de seus departamentos e programas de pós-graduação, desenvolvido diversas ações e contribuído com demais órgãos da universidade e outras instituições do estado para o enfrentamento à pandemia de covid-19. Esse trabalho pode ser verificado através da produção de pesquisas e publicações, da oferta de cursos de capacitação, da execução de ações de extensão e da prestação de serviço. Essa atuação é brevemente descrita a seguir e acompanhada de link de notícias relacionadas.

Capacitação e orientação profissionalCom o objetivo de contribuir com as atividades estratégicas de combate à covid-19, o CCS tem atuado em atividades relacionadas à capacitação e orientação especializada. Trata-se de atender uma demanda crescente de treinamento de enfermeiros e técnicos de enfermagem para atuarem na linha de frente no enfrentamento dessa pandemia, além de outros profissionais que vão desempenhar suas funções nos serviços de saúde do RN e daqueles que precisam trabalhar durante esse período. São vídeos, cartilhas, eventos virtuais e cursos ministrados remotamente. Confira abaixo algumas notícias sobre essas atividades.


-Covid-19: vídeo é produzido para capacitação de profissionais de enfermagem

-Cartilha: orientações para o manejo de pacientes onco-hematológicos frente à pandemia de coronavírus

-Capacitação orienta sobre boas práticas de manipulação de alimentos

-Orientações para serviço de delivery de alimentos em tempos de covid-19

-UFRN lança cartilha de orientação para cuidado e proteção de idosos nas ILPI

-Guia traz informações sobre preparação de cestas de alimentos para alunos da rede pública de ensino

-Conferência discute atuação de profissionais de enfermagem no enfrentamento da covid-19

-Chat esclarece profissionais de saúde sobre testagem para Covid-19

-Covid-19: capacitação para profissionais da rede estadual de saúde é estendida

-Cartilha auxilia a identificar sintomas da covid-19


Orientação direcionada para públicos específicos
A informação produzida em quantidade e com qualidade é fundamental para orientar a sociedade principalmente nesse contexto de pandemia onde falsas notícias (fake news) podem desinformar e levar ao agravamento da situação de emergência sanitária e resultar no colapso do sistema de saúde.  Mas essas informações precisam estar acessíveis para a sociedade. Isso significa que além do desafio de apresentar um conteúdo fundamentado em bases científicas, a linguagem utilizada precisa estar adequada ao público a que se destina e o formato deve considerar as possibilidades tecnológicas de acessibilidade e de transmissão da atualidade. Nesse sentido, foram produzidos materiais informativos para grupos específicos como profissionais, idosos, crianças, portadores de doenças crônicas etc. Saiba mais sobre algumas dessas iniciativas nos links:

-O Inimigo Invisível: animação orienta crianças sobre prevenção da covid-19

-Cartilha: cuidados odontopediátricos que os pais devem ter no enfrentamento da covid-19

-Vídeo orienta sobre higienização de dispositivos ortopédicos e auxiliares de locomoção

-Covid-19: cartilha orienta sobre limpeza da casa

-Covid-19: cartilha orienta pacientes renais

-Cartilha orienta sobre sintomas pediátricos da covid-19

-Cartilha traz orientações para depois da covid-19

-Cartilha: Lesão por Máscara de Proteção Respiratória (Respirador Paticulado - N95 ou equivalentes)

Atenção ao bem-estar físico e emocionalO novo coronavírus (SAR-CoV-2) trouxe além da pandemia de covid-19 outros desafios para a população. Esses quase três meses de isolamento social, medida necessária para diminuir a velocidade de disseminação da doença e preservar a saúde das pessoas, têm afetado emocional e fisicamente muita gente. Confinados em casa, pais, crianças e idosos vêem diminuídas as possibilidades de lazer e de prática de exercícios físicos. Assim, pensando em estimular o bem-estar emocional e melhoria da condição física, foi desenvolvido um aplicativo voltado para incentivar a prática de atividades físicas durante o período de isolamento e foram elaboradas cartilhas voltadas para promover a qualidade de vida.

-Cartilha: Vamos Brincar de Cozinhar? dicas de receitas para serem realizadas com criança

-Educação Física lança aplicativo de exercícios em casa

-Orientações Nutricionais para o Enfrentamento da covid-19

-Cartilha orienta sobre prática da meditação em tempos de quarentena

-Isolamento: cartilha orienta sobre como lidar com a ansiedade

-Cartilha orienta idosos sobre atividades físicas durante isolamento

-Lapics promove projeto de autocuidado integrativo durante isolamento social

Debates e eventos onlineA necessidade de produção e divulgação de conhecimento ligado ao enfrentamento da covid-19 nesse tempo de pandemia e de isolamento social levou à realização de diversos eventos virtuais. A ideia foi estimular o debate sobre temas ligados à saúde e levar para a população informações que, fundamentadas na ciência, pudessem ser úteis nesse contexto de pandemia.  Eis alguns exemplos dessa iniciativa:

 

-Live - A Pesquisa Científica em Tempos de Pandemia recebe inscrições

-Lives discutem saúde, educação e qualidade de vida

-O podcast Posologia falará sobre covid-19

-NutrisBioativos transmite últimas lives sobre nutrição no contexto da covid-19

-Live - Estimulação de linguagem em escolares: desafios durante e pós quarentena

-Live – segurança dos alimentos em tempo de covid-19

-Live – Manifestações respiratórias relacionadas à covid-19

-Live – interprofissionalidade no enfrentamento da pandemia

Atividades de serviço e apoio ao estadoAlém das ações ligadas à atividade educativa e à disseminação do saber científico para ajudar no enfrentamento da pandemia de covid-19, o CCS/UFRN intensificou a realização dos exames das arboviroses (dengue, chikungunya, zika). Essa ação tem a participação do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas (DACT) e visa ajudar a reduzir a demanda do Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Lacem), permitindo que ele priorize as análises de diagnósticos do novo coronavírus. Em outra ação, complementar ao combate à covid-19, os departamentos de Enfermagem e de Saúde Coletiva, deram apoio à campanha de vacinação de idosos contra influenza. Além de colaborar com o estado, outras iniciativas visam atender diretamente a população e contribuir com órgãos da saúde pública.

-Projeto viabiliza assistência remota a pacientes fisioterapêuticos

-UFRN oferece serviço de teleatendimento nutricional durante pandemia

-Departamento de Farmácia irá produzir álcool 70% para hospitais e órgãos da rede pública

-GETA  produz máscaras Faceshield para distribuição a profissionais da saúde



(Última atualização: 13:03 – 15/06/2020)

Notícia cadastrada em: 15/06/2020 17:11
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao