Banca de DEFESA: GEORGE TAWLINSON SOARES GADELHA

DISCENTE : GEORGE TAWLINSON SOARES GADELHA
DATA : 05/03/2020
LOCAL: Def/UFRN

OS JOGOS ELETRÔNICOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: Uma possibilidade na abordagem crítico-emancipatória

Jogos Eletrônicos, Educação Física, Escola

A presente dissertação nasceu de uma inquietação sobre o uso dos Jogos Eletrônicos (JEs) na escola, tendo em vista que estes despertam um maior interesse dos alunos pela sua característica lúdica.  A Educação Física vem ampliando os estudos sobre o uso dessas tecnologias e suas possibilidades educativas, visto que a Educação e o processo de ensino-aprendizagem passam por um aperfeiçoamento condizente com os avanços tecnológicos, de modo que se espera que haja uma melhora da qualidade do ensino. Destaca-se o uso dos JEs devido ao fato das crianças, adolescentes e dos adultos jovens estarem em constante contato com essa tecnologia. Nesse sentido, temos como questão de Estudo: Como utilizar os JEs na abordagem crítico-emancipatória para o ensino dos conteúdos da Educação Física Escolar? Objetivo Geral: Investigar as possibilidades educativas dos JEs através da observação dos jogadores e da produção de métodos sobre o jogo e o jogar, em situações escolares, na abordagem crítico-emancipatória. Metodologia: Relato de experiência com abordagem qualitativa descritiva; Cenário do estudo: Escola Estadual Enéas Cavalcanti – Ceará-Mirim/RN; Amostra do estudo: os alunos das turmas do 6º ano (2 turmas com 37 alunos por turma); Período da coleta de dados: III bimestre do ano letivo de 2019; Total de aulas no bimestre: 20 aulas, cada aula com duração de 50 minutos.  No âmbito da Educação Física Escolar caberá a nós, professores, nos apropriarmos dessas ferramentas para dialogarmos e refletirmos sobre os processos formativos na escola e seus conteúdos de forma integrada, possibilitando uma prática pedagógica significativa. Resultados: Tudo nos leva a crer que, motivados pelo reconhecimento dos processos pedagógicos pelos alunos e baseado na maioria dos comentários positivos deles ao longo do processo, tanto pessoalmente, no horário da aula, ou fora dela, os JEs podem e devem ser incorporados naturalmente ao fazer pedagógico, como uma possibilidade de ampliação da cultura de movimento.  Não se tratando apenas de repetir ações, mas facilitar avanços cognitivos, implementando os espaços da Educação Física Escolar. Utilizar as tecnologias por meio dos JEs, com um planejamento adequado para a realidade de cada escola e com um bom suporte teórico metodológico para uma atuação consciente no agir comunicativo, realmente contribuiu para a mudança de cenário nas aulas de Educação Física para aquela realidade, emergindo uma nova forma de ensinar e aprender. O que possibilitará uma educação humana e emancipadora. Utilizamos uma narrativa dialogada como forma de expressão, bem como, para descrever, problematizar e apreciar a experiência que propulsemos apresentar nesta pesquisa. Visto que, nos permite imergir na experiência dos saberes pessoais atores envolvidos. Acreditamos que a formação não só docente mas de toda instituição  se faz necessário e deve ser encarada como uma tarefa infindável, que almeja, não a contemplar um final de uma determinada história, mas uma síntese dela mesma, a fim de que outras possam surgir dando continuidade a uma história sem fim.

Presidente - 1278591 - AGUINALDO CESAR SURDI
Interno - 1645961 - ALLYSON CARVALHO DE ARAUJO