Banca de QUALIFICAÇÃO: MARYANA PRYSCILLA SILVA DE MORAIS

DISCENTE : MARYANA PRYSCILLA SILVA DE MORAIS
DATA : 12/12/2016
LOCAL: Sala 06 do PPGEF no Departamento de Educação Física da UFRN

A PSICOMOTRICIDADE RELACIONAL COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA INCLUSÃO DE ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Psicomotricidade Relacional, Inclusão, Deficiência Intelectual, Educação Física Escolar

Introdução: A psicomotricidade relacional foi criada em 1970, pelos precussores André Lapierre e Bernad Aucoturrier.  É uma pratica educativa que se preocupa com desenvolvimento do indivíduo a partir do brincar. No qual o jogo simbólico é utilizado para a externalização das emoções, fazendo o sujeito voltar ao passado, e preenchendo as lacunas existentes, bem como colaborando para a interação com o outro. Objetivo: Analisar as consequências da intervenção da psicomotricidade relacional no âmbito escolar, no comportamento dos alunos do ensino fundamental II com deficiência intelectual nas aulas de educação física. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa-ação, com o cunho qualitativo. No qual a amostra será do tipo não probabilístico, por conveniência. Sendo a amostra composta 36 alunos do 7º ano, sendo 3 com deficiência intelectual, da Escola Municipal Professora Terezinha Paulino De Lima. No qual será realizada uma anamnese pré e pós as 8 sessões de psicomotricidade relacional.

Interno - 1714450 - CHENG HSIN NERY CHAO
Interno - 396726 - JONATAS DE FRANCA BARROS