Banca de QUALIFICAÇÃO: JOÃO PEDRO RAMALHO MARTINS

DISCENTE : JOÃO PEDRO RAMALHO MARTINS
DATA : 23/09/2022
LOCAL: online

O TRADICIONAL E O MODERNO: A CONSTRUÇÃO DO SERTÃO NORDESTINO EM ONDE NASCEM OS FORTES

televisão; sertão nordestino; ficção seriada; estética da repetição.

O sertão nordestino, seus sujeitos e culturas consolidaram-se como um espaço recorrente no audiovisual brasileiro, sendo frequentemente associados a elementos como a seca, a violência e a permanência da tradição (ALBUQUERQUE JÚNIOR, 2011). E a televisão nacional, cujo principal produto ficcional é a telenovela, também seguiu esse caminho, especialmente por sua preocupação em criar uma narrativa da nação (LOPES, 2003). Esta pesquisa, assim, parte da compreensão das imagens de sertão construídas no audiovisual para investigar como as práticas produtivas televisivas abordam esse espaço sob a lógica da estética da repetição (CALABRESE, 1987), tendência que atribui a parte das criações culturais ocidentais um constante dialogismo, marcado pela produção da novidade em um cenário de repetições. O objeto empírico escolhido é a obra de ficção seriada Onde Nascem os Fortes (TV Globo, 2018), que ambientou sua história em um espaço apresentado como sertanejo. O objetivo será identificar de que forma o sertão nordestino elaborado na produção reflete possíveis articulações entre as imagens tradicionais desse espaço e construções associadas à novidade, com o foco nos indicadores de lugar, personagens e temas. O percurso investigativo adotado buscará integrar as proposições de Jost (2007), sobre a pesquisa em televisão como uma emissão em conjunto, à Análise da Materialidade do Audiovisual (COUTINHO, 2016), metodologia que propõe um olhar sobre as obras como a união entre imagem, som, texto, tempo e edição. A hipótese da pesquisa é de que Onde Nascem os Fortes constrói um sertão contemporâneo, no sentido da polifonia proposta por Moreira (2018), mas ainda mantém elementos tradicionais associados ao sertão, como a seca e uma visão endógena de justiça.

Presidente - 2178719 - MARCELO BOLSHAW GOMES
Interna - 1644432 - MARIA DO SOCORRO FURTADO VELOSO