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Banca de QUALIFICAÇÃO: RAPHAELLY SOUZA BEZERRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAPHAELLY SOUZA BEZERRA
DATA: 11/10/2011
HORA: 14:30
LOCAL: Sala 25 - Departamento de Artes da UFRN
TÍTULO:

CINESFERA: AS INTER-AÇÕES ENTRE ESPAÇO DO CORPO E O MOVIMENTO DANÇADO


PALAVRAS-CHAVES:

PALAVRAS-CHAVE: Cinesfera; Corpo; Movimento; Espaço.

PALABRAS-LLAVE: Cinesfera; Cuerpo; Movimiento; Espacio.


PÁGINAS: 51
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO:

RESUMO: Esta dissertação busca refletir a respeito das relações entre movimento dançado e espaço do corpo (cinesfera), e suas contribuições para a ampliação das possibilidades expressivas do sujeito ao dançar. Segundo Rudolf Laban não há espaço que seja vazio, pois este está sendo modificado e significado em todo momento pelo movimento. O espaço existe porque interagimos com ele, ao mesmo tempo em que o movimento acontece configurando um espaço de significância que é incessantemente transformado. Neste sentido, espaço, corpo e movimento, aparecem nesta investigação enquanto interligados e interdependentes. Para esta discussão temos como principal interlocutor os estudos de Rudolf Laban. A pesquisa é de natureza qualitativa do tipo descritiva.  Trata-se de um contexto que abarca o fenômeno da dança e como tal se funda numa dimensão que não lida com o mensurável, mas sim com o cenário da arte, fecundo na sua infinita abertura à criação de múltiplas significâncias para o vivido. Propomos apresentar ainda um relato sobre o estudo prático desenvolvido na disciplina de Coreologia, do curso de Licenciatura em Dança da UFRN, e a análise das entrevistas aplicadas aos discentes deste componente curricular. As questões foram desenvolvidas de maneira a suscitar uma reflexão acerca da experiência dos entrevistados nesta disciplina, gerando assim material para que pudéssemos discutir o modo como os discentes percebem a dança a partir do estudo relacional entre espaço e movimento. Compreendemos que este estudo pode favorecer um entendimento das relações que o movimento experienciado no ato da dança vai tecendo junto à espacialidade que recebe e preenche nossos corpos, resignificando uma visão do espaço que o restringe a um mero lugar em que o corpo se move e dele se ocupa. Também favorece a reflexão em torno de um atentar sobre o corpo que se move e constrói uma espacialidade quando dança, trazendo desse modo para as Artes Cênicas uma possibilidade de pensar e vivenciar acerca da ampliação do gestual expressivo na dança e para além dela a partir do reconhecimento dos princípios que organizam o movimento humano apontados por Laban. Contribui ainda, para a formação docente dos alunos de Licenciatura em Dança no sentido de questionar os modos de apropriação dos conteúdos trabalhados numa disciplina de graduação no que se refere à disponibilidade do corpo para a dança. O trabalho dissertativo encontra-se dividido em três partes, denominadas de Impulsos e uma (in) conclusão. No Primeiro Impulso: “Primeiros Gestos Textuais”, encontramos uma introdução aos conceitos e ideias de corpo, movimento e espaço que permeiam todo o trabalho. No Segundo Impulso: “Nós”, ainda em desenvolvimento, a tríade corpo-espaço-movimento é discutida a partir da imagem metafórica de um nó que ata esses três conceitos. Pretendemos no Terceiro e último Impulso tratar das impressões e descobertas vivenciadas durante o processo de experimentação dos princípios de inter-ações aqui estudados, nas aulas da disciplina já mencionada.

RESUMEN: Esta disertación busca reflexionar sobre las relaciones entre movimiento bailado y el espacio del cuerpo (cinesfera), y sus contribuciones para la  ampliación de las posibilidades corporales del sujeto al bailar. Para Rudolf Laban, no existe espacio vacío, pues este siempre es modificado y significado por el movimiento. El espacio existe, ya que interactuamos con él, al mismo tiempo que el movimiento ocurre dando configuraciones a un espacio que es incesantemente transformado. En este sentido, el espacio, el cuerpo y el movimiento, aparecen en esta investigación como interrelacionados e interdependientes. Para esta discusión tenemos como el principal interlocutor los estudios de Rudolf Laban. Nuestra pesquisa es del tipo cualitativo descriptivo. Se trata de un contexto que incluye  el fenómeno de la danza y como tal se basa en una dimensión que no se ocupa de lo que es medible, pero con la escena de la arte, lleno de creaciones y significaciones para las cosas vividas. Presentaremos todavía un relato sobre el estudio práctico desarrollado  en la disciplina Coreologia de la Licenciatura en Danza de la UFRN, y el análisis  de las entrevistas aplicadas a los alumnos de este componente curricular. Las cuestiones fueron desarrolladas con el fin de suscitar una reflexión acerca de la experiencia de los entrevistados en esta disciplina, generando  así material para que pudiéramos discutir la manera como los discentes perciben la danza a partir del estudio relacional entre espacio y movimiento. Entendemos que este estudio puede favorecer la comprensión de las relaciones que el movimiento en el acto de la danza va tejiendo con la espacialidad que recibe y llena nuestros cuerpos cambiando la visión de espacio mientras un lugar donde el cuerpo se mueve y de él se ocupa. También favorece a una reflexión sobre la importancia de pensar el cuerpo que se mueve y construye una espacialidad cuando baila, trayendo de ese modo para las Artes Escénicas una posibilidad de reflejar acerca de la ampliación del gestual expresivo en la danza a partir del reconocimiento de los principios que organizan el movimiento humano apuntados por Laban. Contribuye todavía para la formación docente de los alumnos de la Licenciatura en Danza en el sentido de cuestionar los modos de apropiación de los contenidos trabajados en una disciplina de graduación cuanto a la disponibilidad del cuerpo para la danza. Este trabajo se encuentra dividido en tres partes llamadas de Impulsos y una (in) conclusión. En el Primer Impulso: “Primeros Gestos Textuales”, encontramos una introducción a los conceptos e ideas del cuerpo, movimiento y espacio que permean toda la disertación. En el segundo Impulso: “nudos y nosotros”, todavía en desarrollo, la tríade cuerpo-espacio-movimiento é discutida a partir de la imagen metafórica de un nudo que ata estos tres conceptos. Pretendemos en el Tercero y último Impulso tratar de las impresiones y descubiertas vividas durante el proceso de experimentación de los principios de inter-acciones aquí estudiados, en las clases de la disciplina ya mencionada.  


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1038320 - KARENINE DE OLIVEIRA PORPINO
Interno - 1164369 - LARISSA KELLY DE OLIVEIRA MARQUES TIBURCIO
Interno - 1288360 - NARA GRACA SALLES
Notícia cadastrada em: 04/10/2011 16:10
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