PPGARC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS DIREÇÃO DO CCHLA Telefone/Ramal: (84) 99193-6340 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgarc

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANTONIO LUIZ DE OLIVEIRA NETO - (Retificação)

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: ANTONIO LUIZ DE OLIVEIRA NETO

DATA: 13/09/2010

HORA: 14:00

LOCAL: Mini Auditório - Sala 25 (Departamento de Artes)

TÍTULO:

Procedimentos e Princípios para a Manutenção da Vitalidade Cênica do Ator


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-Chave: Trabalho de ator; atuação viva; manutenção cênica; vida da personagem; Stanislávski.

Key-Words: Actor´s playing, live acting, scenic maintaining; character´s life; Stanislavski.


PÁGINAS: 73

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes

ÁREA: Artes

SUBÁREA: Teatro

ESPECIALIDADE: Interpretação Teatral

RESUMO:

Resumo: Essa pesquisa visa investigar métodos para a manutenção de uma atuação viva por parte do ator tendo como bases os estudos de David Magarshack, Matteo Bonfitto, Viola Spollin e de Eugênio Kusnet – pesquisadores de teatro e das teorias de Stanislávski – de maneira a identificar parâmetros que favoreçam ao ator alcançar ferramentas que o habilitem a trabalhar não somente em vista da criação de uma personagem, mas tendo em mente a necessidade de que a criação atoral seja permanentemente alimentada de forma a não ser corroída pela repetição mecânica durante uma temporada longa ou em apresentações que ocorram em grandes períodos temporais. Nosso enfoque levará em consideração o ponto de vista do trabalho do ator e não a percepção dessa vitalidade pelo espectador.

Abstract: This research objetive to investigate methods of maintaining a lively performance by the actor having as basis the David Magarshack´, Matteo Bonfitto´, Viola Spollin ´ and Eugene Kusnet´s studies – researchers from the theater and the theories of Stanislavski – so as to identify parameters to enable the actor not only in view of creating a character, but thinking the need for the creation atoral in permanently fitted to not to be eroded by mechanical repetition over a long season or in presentations occurring in large time periods. Our approach takes into consideration the actor´s view point and not the perception of vitality by the audience.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 336.348.744-49 - VERA LOURDES PESTANA DA ROCHA
Interno - 3230406 - JOSE SAVIO OLIVEIRA DE ARAUJO
Externo à Instituição - PAULA ALVES BARBOSA COELHO - UFPB
Notícia cadastrada em: 24/08/2010 09:18
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2022 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao