PPGARC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS DIREÇÃO DO CCHLA Telefone/Ramal: (84) 99193-6340 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgarc

Banca de DEFESA: NADJA ROSSANA LOPES DE SOUSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : NADJA ROSSANA LOPES DE SOUSA
DATA : 28/02/2019
HORA: 16:30
LOCAL: Museu Câmara Cascudo
TÍTULO:

A.M.E. – Arte, Método e Espiritualidade: Processos de Criação Cênica Inspirados pela Educação em Valores Humanos


PALAVRAS-CHAVES:

Processo Criativo, Corpus, Valores Humanos, Educare


PÁGINAS: 184
RESUMO:

A inquietação de transformar-me e o desejo de estimular as pessoas para que elas possam descobrir seu caminho de transformação foi o que me moveu nessa pesquisa. O teatro se mostra para mim como um espaço propício e fértil que me permite vislumbrar essas possibilidades, mesmo diante de uma sociedade que vive uma crise ética, do não exercício dos valores humanos e o isolamento social. A sociedade que tem sede e necessidade da criatividade. Assim, esta investigação propõe identificar os elos entre a Educação em Valores Humanos (EVH) criado por Sathya Sai Baba, e o Teatro, a partir da Dramaturgia dos Encontros (o eu, o outro, a plateia) e da Poética dos Elementos (Ar, Terra, Água, Fogo, Éter) desenvolvida por Robson Haderchpek, tendo como pano de fundo o pensamento complexo de Edgar Morin. Toda a investigação tem como fio condutor o modelo da criatividade quântica e parte da premissa da consciênciaproposta por Amit Goswani. Para propor essas conexões metodológicas, foi preciso antes refletir e descrever o sentindo do corpo e sua implicação no processo criativo, o que me levou à denominação e à percepção de que a cada instante lidamos com um corpus. Para desmistificar, esta pesquisa fala de conhecimentos que nos acompanham desde a ancestralidade até os dias atuais, por isso divagamos em tempos diferentes, costuramos fatos e dialogamos conhecimentos da sociedade que mostram algumas dimensões que contemplam e constituem no despertar nos Valores Humanos em cada um de nós. Como resultado prático desta pesquisa nós temos o experimento cênico Em Terra Ser que é analisado sob a perspectiva do método Educare e que faz paralelos entre os processos de criação cênica e Educação em Valores Humanos.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ESTHER FRAGOSO FERNÁNDEZ
Interna - 1755707 - KARYNE DIAS COUTINHO
Presidente - 1754863 - ROBSON CARLOS HADERCHPEK
Notícia cadastrada em: 15/02/2019 14:33
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2022 - UFRN - sigaa17-producao.info.ufrn.br.sigaa17-producao