PPGARC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS DIREÇÃO DO CCHLA Telefone/Ramal: (84) 99193-6340 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgarc

Banca de QUALIFICAÇÃO: HERÁCLITO CARDOSO DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HERÁCLITO CARDOSO DE OLIVEIRA
DATA: 15/08/2014
HORA: 15:00
LOCAL: Departamento de Artes/UFRN – sala 25
TÍTULO:

A poética do corpo não-verbal: um olhar para a comicidade em cena


PALAVRAS-CHAVES:

Linguagem não-verbal, Corpo, Poética teatral, Comicidade


PÁGINAS: 95
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Teatro
ESPECIALIDADE: Interpretação Teatral
RESUMO:

Ao longo de nossa trajetória como ator, encenador e docente, pudemos apreciar espetáculos cômicos que se propunham a um diálogo com o público por meio da linguagem corporal dos artistas, cujas encenações abdicavam do uso da fala dos atores. Esta forma de representar, no silêncio do palco, nos chamou a atenção e provocou a nossa curiosidade científica sobre o assunto, que está diretamente relacionado com as construções poéticas do corpo em cena. Diante de leituras iniciais sobre o assunto, começamos a compreender que durante muito tempo na história da humanidade, sobretudo no ocidente, o entendimento de Corpo foi construído a partir de vários olhares epistemológicos que desconsideravam o corpo como uma unidade, uma encarnação do sujeito numa totalidade. Esse tipo de pensamento, reflexo da filosofia da modernidade, reverberou enfaticamente sobre as questões estéticas do fazer artístico, aqui, especificamente, no Teatro. Por vários séculos o fazer teatral se moldava a partir de vários elementos estéticos, mas desconsiderando os potenciais da corporeidade do artista, isto é, o texto teatral, por exemplo, foi considerado, por muito tempo, como o elemento principal da cena e se dava pouca ênfase para uma dramaturgia elaborada do corpo.  Com o surgimento das reflexões acerca do assunto, instauradas, sobretudo, a partir do início do século XX, a percepção do corpo como elemento criativo e criador, também passou a ganhar espaço. Ao longo do tempo as práticas artísticas começaram a vislumbrar as possibilidades criativas do corpo, repensando inclusive a sua relação com o texto escrito, com a palavra falada. E como parte dessas novas reflexões acerca do corpo em processo de criação, propusemos a presente pesquisa, que intitulamos de “A poética do corpo não-verbal: um olhar para a comicidade em cena”. Nosso principal objetivo nessa pesquisa é estudar a poética do corpo cômico do ator, na perspectiva de uma linguagem não-verbal. Em nossa investigação sobre este assunto, buscaremos também compreender como a corporeidade do ator poderá nos dar pistas para percebermos/construirmos o corpo não-verbal e cômico em cena. Dentro desta perspectiva poderemos analisar como se daria a construção de uma dramaturgia cômica e não-verbal a partir da fenomenologia do riso. E com esse olhar, pretendemos apontar alguns aspectos e procedimentos, advindos das reflexões acerca da corporeidade e da comicidade, que configurem, entre outras possíveis, uma metodologia de construção cênica não-verbal.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - JOSÉ AMÂNCIO TONEZZI RODRIGUES PEREIRA - UFPB
Interno - 1754863 - ROBSON CARLOS HADERCHPEK
Presidente - 2200162 - TEODORA DE ARAUJO ALVES
Notícia cadastrada em: 29/07/2014 21:53
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2022 - UFRN - sigaa01-producao.info.ufrn.br.sigaa01-producao