Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA FERNANDA CARDOSO SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA FERNANDA CARDOSO SANTOS
DATA: 15/12/2011
HORA: 16:00
LOCAL: AUDITORIO A - CCHLA
TÍTULO:

A ONTOLOGIA DO PRESENTE E AS ARTES DA EXISTÊNCIA EM FOUCAULT


PALAVRAS-CHAVES:

genealogia, ética, cuidado de si, trágico, Nietzsche.


PÁGINAS: 72
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Filosofia
SUBÁREA: Metafísica
RESUMO:

A dissertação trata da articulação entre a ontologia do presente e as artes da existência, explicitando essa conexão e, ao mesmo tempo, esclarecendo estas duas noções fundamentais no pensamento foucaultiano.

A articulação se faz em torno de dois eixos: o repúdio aos universais e a liberdade como agonística. O capítulo 1 conecta o repúdio aos universais à ontologia do presente e à genealogia foucaultiana; o capítulo 2 trata de situar o que Foucault declara ser seu tema de estudo - o sujeito - em sua relação com os dispositivos de poder, situando as reflexões de Foucault sobre a liberdade, e o capitulo 3 trata das artes da existência como prática da liberdade, procurando estabelecer uma relação entre estas e o trágico como o pensou Nietzsche.

No decorrer do trabalho busca-se mostrar as articulações entre a ontologia do presente e o posicionamento ético foucaultiano, que aponta para uma hermenêutica do sujeito e aproblematização da liberdade feita por Foucault em sua obra como um todo.

A conexão entre o pensamento de Nietzsche e o de Foucault é reiteradamente ressaltada nesta dissertação, tanto no campo da ontologia do presente, como no da ética do cuidado de si.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 423522 - ALIPIO DE SOUSA FILHO
Interno - 2194476 - FERNANDA MACHADO DE BULHOES
Interno - 2315505 - MONALISA CARRILHO DE MACEDO
Notícia cadastrada em: 06/12/2011 11:28
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao