Banca de DEFESA: SANDERSON MOLICK SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SANDERSON MOLICK SILVA
DATA : 03/05/2021
LOCAL: Canal do YouTube: PPGFIL UFRN

Topics in logical anti-exceptionalism and paraconsistent logics

Anti-excepcionalismo lógico; Lógicas paraconsistentes; Pluralismo lógico; Aprioricidade

A rivalidade entre a lógica clássica e seus concorrentes não-clássicos ocupa um lugar importante na filosofia da lógica contemporânea. A questão central é saber como escolher um sistema lógico (ou teoria lógica) dentre as várias possibilidades disponíveis. Uma proposta recente, nomeada anti-excepcionalismo lógico, afirma que disputas lógicas podem ser decididas através do emprego dos mesmos métodos de escolha de teoria utilizados nas ciências exatas, isto é, através da inferência à melhor explicação e da análise das virtudes teóricas de cada teoria em disputa. Esta tese filosófica tem sido explorada como uma agenda de pesquisa para investigar problemas como a revisabilidade da lógica, o caráter a priori do conhecimento lógico, o debate pluralismo/monismo lógico, os métodos de escolha de teorias lógicas, e outras questões similares. A presente monografia consiste numa investigação de tópicos fundacionais para o anti-excepcionalismo lógico em sua relação com uma classe específica de lógicas não-clássicas, a saber, a das lógicas paraconsistentes. As lógicas paraconsistentes são conhecidas por acomodar contradições de um modo não-explosivo, uma característica ausente na lógica clássica. Entretanto, até que ponto essas lógicas podem ser consideradas como oponentes legítimas da lógica clássica ainda é um ponto de discussão. Enquanto alguns autores defendem as lógicas paraconsistentes como meros aperfeiçoamentos às aplicações errôneas da lógica clássica, outros as defendem enquanto substitutos naturais desta última. Também encontramos autores que defendem o uso da lógica clássica na metalinguagem como adequado para nossos propósitos científicos, em oposição àqueles que afirmam que nossa metalinguagem deve ser reformada por conceitos não-clássicos. A primeira parte da tese explora questões fundacionais ao debate anti-excepcionalista. Tópicos como a relação entre anti-excepcionalismo e aprioricidade, a subdeterminação dos dados lógicos, e o problema da lógica de fundo, são tratados. A segunda parte é dedicada a aspectos técnicos das lógicas paraconsistentes. Os resultados centrais são a introdução de uma nova família de lógicas paraconsistentes não-monotônicas de primeira ordem capazes de validar muitas propriedades centrais das lógicas não-monotônicas.

Presidente - 1517271 - JOAO MARCOS DE ALMEIDA
Interno - 1451225 - DANIEL DURANTE PEREIRA ALVES