A metafísica da natureza e a interpretação do mundo como vontade
Vontade; Metafísica; Natureza.
A presente pesquisa aborda o problema da Filosofia da Natureza e a interpretação do mundo como Vontade no contexto da Metafísica de Arthur Schopenhauer. Assim, se presta a expor as diferenças entre Ciência e Metafísica, uma vez que aquela encontra limitações epistêmicas em explicar o em si do mundo, demonstrando o papel que cabe à Metafísica em explicar as “forças originárias” que permeiam os mundo como representação, sem olvidar a importância que Schopenhauer confere às ciências como demonstração “a posteriori” de sua doutrina. Nesse sentido, discute-se sobre a necessidade metafísica do homem, uma vez que, não se satisfazendo com as explicações científicas, recorre à metafísica buscando respostas que não se encontram no plano da superfície dos fenômenos. Ademais, aborda e discute a questão da analogia e o corpo na filosofia de Schopenhauer, e como é utilizado o recurso analógico com o corpo, com o fim de reconhecer no micro e macrocosmo uma mesma essência estruturante, isto é, a unidade da vontade. No mesmo sentido, delimita a discussão em torno da questão dos graus de objetivação da vontade, bem como a discussão sobre a natureza do intelecto no organismo animal. Além disso, destaque-se a discussão sobre a objetivação da vontade, o problema da matéria, em ambas as acepções (Materie e Stoff) e sua permanência no mundo, seja como substância abstrata, seja como material concreto das percepções. No mesmo sentido, discute-se o problema da Teoria das Ideias de Schopenhauer, conferindo um estatuto ontológico, para além da preexistência ao intelecto, como o esforço em que a Vontade deseja se objetivar e como essa teoria é fundamental em estruturar a Metafísica da Natureza, bem como a questão do paradoxo das causas finais. Por fim, aborda o problema da autoconsumação da vontade no contexto da luta por matéria e conservação dos indivíduos, perpassando, inclusive, sobre a questão do pessimismo e o sofrimento que é essencial a toda vida.