Banca de DEFESA: TICIANA PATRICIA DA SILVEIRA CUNHA COUTINHO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : TICIANA PATRICIA DA SILVEIRA CUNHA COUTINHO
DATA : 25/08/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Webconferência
TÍTULO:

ENTRE A ARENA E OS BASTIDORES: Da prática em movimento à práxis pedagógica do Técnico em Assuntos Educacionais no âmbito do IFRN


PALAVRAS-CHAVES:

Técnico em Assuntos Educacionais no IFRN; Saberes Pedagógicos; Prática Pedagógica.


PÁGINAS: 184
RESUMO:

Esse estudo trata dos saberes envolvidos no processo de desenvolvimento da prática pedagógica dos Técnicos em Assuntos Educacionais no contexto do IFRN e se apresenta como que uma grande síntese reflexiva dos sentidos atribuídos por TAE as suas práticas e de saberes por elas mobilizados. Nessa pesquisa objetivamos compreender os saberes e ações envolvidos no processo de desenvolvimento da prática pedagógica de Técnicos em Assuntos Educacionais e apreender os processos de produção de saberes em seu cotidiano. Partimos da seguinte questão: quais os sabres envolvidos no processo de desenvolvimento da prática pedagógica dos Técnicos em Assuntos Educacionais (TAE) no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)? Pressupomos que os saberes envolvidos na prática pedagógica dos TAE emergem da práxis, ou seja, da reflexão que esses profissionais fazem sobre sua ação produzindo saberes multirreferenciados. Tomamos como unidade de referência as falas de 10 TAE atuantes em 10 campi diferentes do IFRN. Para alcançar o objetivo da investigação, adotamos a metodologia da entrevista compreensiva e elegemos como princípios teórico metodológicos a multireferencialidade, os sentidos como sociais e culturais e os conceitos de configuração de interdependência. Os resultados revelam que os saberes envolvidos no desenvolvimento da prática pedagógica dos TAE decorem: a) dos saberes acumulados ao longo de suas experiências; b) emergem da atuação deles no IFRN, imersos nas especificidades institucionais com seus dilemas e desafios; e c) resultam da reflexão que eles fazem a partir de sua prática, ou seja, da sua práxis produzindo saberes multireferenciados. São saberes que se caracterizam por serem pragmáticos, se mobilizarem a partir da prática, da realização de uma tarefa; são políticos, ou seja, estão relacionados a uma ação intencional e correspondem a uma prática reflexiva e são saberes hermenêuticos e críticos – se configurando como sabres que surgem de processos formativos tanto individuais como coletivos. Os saberes dos TAE que emergem da análise de suas falas, são frutos do movimento de pensar sobre sua ação, refletem saberes constituídos em seus percursos formativos em diferentes espaços de atuação, mas são mobilizados essencialmente a partir da prática realizada na instituição.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - CARMEN LÚCIA DE OLIVEIRA CABRAL - UFPI
Interno - 926826 - ADIR LUIZ FERREIRA
Externa à Instituição - ANDREZZA MARIA BATISTA DO NASCIMENTO TAVARES - IFRN
Interna - 3465197 - ELDA SILVA DO NASCIMENTO MELO
Interna - 4197701 - ERIKA DOS REIS GUSMAO ANDRADE
Externa à Instituição - HILDA MARA LOPES ARAUJO - UFPI
Presidente - 349752 - ROSALIA DE FATIMA E SILVA
Notícia cadastrada em: 10/08/2022 14:21
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao