O uso das metodologias ativas no processo de ensino de crianças com deficiência intelectual no ensino fundamental
metodologias ativas de aprendizagem; ensino-aprendizagem; deficiência intelectual.
As metodologias ativas são modelos de ensino que contribuem para o desenvolvimento da autonomia e a participação dos alunos com deficiência ou não de forma integral. Desse modo, esta pesquisa tem como objetivo geral, analisar o uso das metodologias ativas no processo de ensino de crianças com Deficiência Intelectual de uma escola estadual, localizada na periferia de Natal/RN. Desse modo, temos como metodologia da pesquisa a abordagem qualitativa. Nesse viés, o estudo foi dividido nas seguintes etapas: caracterizar as metodologias ativas utilizadas no processo de ensino de estudantes com deficiência intelectual; descrever concepções de educadores acerca das metodologias ativas para o ensino de crianças com deficiência intelectual na escola de aplicação; sistematizar estratégias utilizando metodologias ativas para o ensino dessas crianças. No entanto, os resultados, apresentaram como benefícios das metodologias ativas de ensino e aprendizagem, o desenvolvimento da autonomia do aluno, tornando-o protagonista de sua aprendizagem rompendo o modelo tradicional. Destacou-se também o trabalho em equipe, a integração entre teoria e prática, o desenvolvimento de uma visão crítica da realidade e o favorecimento de uma avaliação formativa. Portanto, entendemos a importância dessas metodologias como ferramentas potencializadoras para os profissionais da educação das diferentes modalidades de ensino que buscam romper modelos de ensino tradicionais. Além disso, as práticas pedagógicas são beneficiadas e todo o processo educativo é melhorado.