Banca de DEFESA: MISTÊNIO BERTULEZA DE ARAÚJO

DISCENTE : MISTÊNIO BERTULEZA DE ARAÚJO
DATA : 21/12/2021
LOCAL: Webconferência

Percepção de docentes de um Centro Educacional Municipal sobre resultados escolares no IDEB/SAEB - anos finais do ensino fundamental- (2005-2019): implicações das necessidades formativas

Educação básica. Formação de professores. Formação continuada. Ensino-aprendizagem. Desempenho escolar. (In)sucesso escolar.

Esta dissertação, decorrente de um estudo de caso, teve por objetivo geral evidenciar, a partir da percepção dos docentes do Centro Educacional Municipal Batista Montenegro, os fatores condicionantes dos resultados escolares no IDEB/SAEB (2005-2019) e as necessidades formativas que eles possam atribuir como potencializadoras de um melhor desempenho escolar dos estudantes dos anos finais do ensino fundamental. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de natureza básica, qualitativa e com objetivo exploratório. O lócus da investigação foi o Centro Educacional Municipal Batista Montenegro (CEMBM). Esta é uma instituição de educação básica pertencente à rede municipal de ensino de Afonso Bezerra/RN. Os sujeitos da pesquisa foram quatro professores que atuavam como docentes de língua portuguesa e matemática do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. Como instrumentos de coleta de dados, utilizamos a entrevista semiestruturada. Logo, para analisar os resultados emergentes, fizemos uso da técnica de análise de conteúdo e estabelecemos quatro objetivos específicos. São eles: 1) Conhecer o que revelam saber os professores sobre os resultados do Centro Educacional objeto do estudo, escola no IDEB (2005-2019); 2) Identificar as dificuldades reveladas pelos docentes dos anos finais do ensino fundamental no tocante às suas necessidades formativas; 3) Revelar os fatores condicionantes do desempenho escolar no âmbito da prática docente; 4) Propor um plano de ação formativo para os docentes, objetivando para potencializar a qualidade melhorias no desempenho escolar e no IDEB, do Centro Educacional Municipal Batista Montenegro. Cabe destacar que o arcabouço teórico utilizado para fundamentar este trabalho foi amplo, dentre os quais, salientamos Ramalho e Nuñéz (2014), Tardif (2015), Cury (2010), Berenguel (2021), Gauthier et al. (2006), Libâneo (2015), Libâneo e Veiga (1999), entre outros. Nesta perspectiva, a partir da análise realizada, tivemos como principais achados da pesquisa que: a) os docentes evidenciaram uma dissociação entre sua prática pedagógica desenvolvida na instituição com as matrizes de referência que servem como indicadores de avaliação para a realização dos exames externos; b) O Centro Educacional Municipal Batista Montenegro apresenta uma ausência no aspecto gestor voltado para a promoção e realização de atividades formativas para o seu corpo docente. Um aspecto central pode ser justificado em virtude da pandemia da COVID-19, mas os professores apontam a necessidade para se trabalhar com os estudantes, inclusive por meio das tecnologias digitais; c) Os professores sentem a necessidade de terem cursos de atualização e formação que versem sobre a língua portuguesa ou matemática, de acordo com a sua licenciatura e que estas possam contribuir para modificar uma realidade das dificuldades de aprendizagem dos estudantes, principalmente dos egressos de outras instituições educativas; d) O foco na leitura, escrita e alfabetização matemática são eixos centrais nos discursos dos professores que deveriam ser mais bem contemplados nos processos de ensino-aprendizagem, especialmente com os estudantes egressos de outras instituições de ensino que estão matriculados na instituição. Cabe destacar que o Plano de Atuação Formativo serviu como uma proposição para os gestores institucionais e da mantenedora da rede para futuras e possíveis ações para a melhoria da qualidade educacional.

Presidente - 333491 - BETANIA LEITE RAMALHO
Interno - 926826 - ADIR LUIZ FERREIRA