Banca de DEFESA: ANA ZÉLIA MARIA MOREIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANA ZÉLIA MARIA MOREIRA
DATA : 28/02/2018
LOCAL: Bloco de Aulas

CENTRO EDUCACIONAL DE FORMAÇÃO DO MAGISTÉRIO PRIMÁRIO DE CAICÓ: as ideias anisianas nos sertões do Seridó

redes de sociabilidades; estratégia; espaço escolar; instituição educativa.

Objetiva-se, neste trabalho, analisar a linguagem arquitetônica do Centro Educacional de Formação de Magistério Primário de Caicó (CEFMPC), atentando à presença das ideias educacionais defendidas pelo educador, intelectual e gestor público Anísio Teixeira (1900-1971), no contexto da Reforma de Ensino Primário do Rio Grande do Norte de 1957. Delimita-se recorte temporal de 1957 a 1961, ano inicial, à institucionalização dos Centros Educacionais de Formação de Magistério Primário do RN e ano final, às alterações de funcionamento da instituição, respectivamente. Esta pesquisa de abordagem qualitativa se insere na dimensão da História Social, com base em Jean François Sirinelli (2003) e Michel Certeau (1998) e dialoga com as ideias e práticas educacionais de Anísio Teixeira, sobretudo as questões de planejamento do espaço escolar para formação de professores de ensino primário; no domínio da História das Instituições educativas, recorreu-se a Demerval Saviani (2008) e Justino Pereira de Magalhães (2004), buscando uma perspectiva de reconstituição histórica; autores como António Viñao Frago (2001) e Giulio Carlos Argan (1984) permitiram associação dos aspectos do espaço escolar à linguagem plástica. Quanto às fontes primárias de pesquisa documental, utilizaram-se publicações bibliográficas produzidas a partir de informações documentais de Anísio Teixeira e relatórios administrativos de suas gestões públicas; mensagens governamentais; legislação pertinente e materiais gráficos (projetos e fotografias) da instituição investigada coletados em arquivos, públicos; relatos do arquiteto Moacyr Gomes da Costa, projetista da instituição, em entrevistas realizadas pela autora. Na pesquisa bibliográfica, usaram-se estudos historiográficos da Educação Brasileira dispostos na produção literária e acadêmica. Os resultados indicam a construção das ideias pedagógicas de Anísio Teixeira, no contexto de reconstrução da educação brasileira, e a materialidade destas ideias estrategicamente estabelecidas em redes de sociabilidades, conforme definição de Sirinelli (2003). No caso do CEFMPC, evidenciamos a participação do arquiteto também como integrante de uma rede de sociabilidade. Quanto à linguagem arquitetônica das instituições de formação de professores no Brasil, dos finais do século XIX até as seis primeiras décadas do século XX, há predominância dos estilos neoclássico e modernista e expressões do eclético e protomodernismo; no tocante à organização espacial das instituições da organização espacial dessas instituições observa-se compartilhamento e integração de instituições de ensino. Conclui-se que as ideias pedagógicas de Anísio como noções de planejamento, racionalidade e integração do espaço escolar estão presentes na arquitetura do CEFMPC, tanto na organização espacial quanto na linguagem plástica (estilo modernista). Além disso este trabalho evidencia a significativa importância da edificação analisada como instituição de Ensino Básico para a região do Seridó e Estado do Rio Grande do Norte.

Externo à Instituição - ANTONIO CARLOS FERREIRA PINHEIRO - UFPB
Externo ao Programa - 5177271 - EUNADIA SILVA CAVALCANTE