Banca de DEFESA: PAULO ROBERTO LIMA DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PAULO ROBERTO LIMA DE SOUZA
DATA : 02/02/2017
HORA: 14:00
LOCAL: Multimeios II - Centro de Educação
TÍTULO:

“ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA A PARTIR DE EXPERIMENTOS: UMA VIVÊNCIA NAS SÉRIES INICIAIS”


PALAVRAS-CHAVES:

Alfabetização científica; anos iniciais; experimentos científicos.


PÁGINAS: 109
RESUMO:

A cada dia o processo educacional em que o professor pensa e executa as atividades de forma
solitária e desconexa da realidade em que sua turma esta inserida é refutada ao passo que se
apresentam caminhos em que a atividade docente passa a ser construída coletivamente. Ao
buscar romper o histórico processo em que o aluno se adequa ao modelo educacional
oferecido temos a figura do professor reflexivo que avalia sua prática e busca formas de
adequar a estrutura curricular de sua escola as necessidades de seus alunos e da sociedade que
os rodeia. Nessa perspectiva, este trabalho tem o objetivo de propor momentos de
alfabetização científica em aulas de ciências na qual fazemos uso de experimentos químicos.
Adotou-se a pesquisa do tipo qualitativa, a utilização de questionários semiestruturados e a
observação participante como técnicas de coletas de dados. Inicialmente, realizou-se o estudo
bibliográfico que discute a temática em questão tendo por base a legislação educacional em
vigor, tais quais, Plano Nacional de Educação, Parâmetros Nacionais Curriculares, Diretrizes
Curriculares Nacionais, etc. bem como os trabalhos desenvolvidos por autores como Demétrio
Delizoicovisc, Marta Maria Castanho Pernambuco, Ana Maria Pessoa de Carvalho,
Lorenzetti, etc. Com base no referencial teórico foram vivenciados cinco encontros em uma
turma do 5º ano do ensino fundamental de uma escola da rede Estadual de Educação do Rio
Grande do Norte. Os resultados são animadores ao se apresentar o interesse dos alunos por
conhecer com mais propriedade os conceitos que foram estudados (suco gástrico, arroto,
digestão, etc.) e apontam para possibilidades de fomentar processos de alfabetização científica
nos anos iniciais do ensino fundamental concatenadas com as ideias defendidas pelo enfoque
Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS).


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALBINO OLIVEIRA NUNES - IFRN
Interno - 1359083 - IRAN ABREU MENDES
Externo à Instituição - LENINA LOPES SOARES SILVA - IFRN
Interno - 346478 - MARTA MARIA CASTANHO ALMEIDA PERNAMBUCO
Notícia cadastrada em: 25/01/2017 15:47
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao