Banca de DEFESA: FRANCISCO ADAECIO DIAS LOPES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FRANCISCO ADAECIO DIAS LOPES
DATA : 14/06/2016
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório do Centro de Educação
TÍTULO:

Figuramento e Ensino de Artes & Ciências


PALAVRAS-CHAVES:

Contra Indução, Figuramento, Chico Science & Nação Zumbi, Ensino de Artes & Ciências, Trocas Abertas. 


PÁGINAS: 364
RESUMO:

Neste trabalho defende-se a tese segundo a qual as Artes não são algo em separado das Ciências, não apenas por existir uma inter-relação entre as áreas, mas por se basearem em conhecimentos e pressupostos comuns, que se relacionam, inclusive, com outros saberes. Com isso é proposto que se pratique Ensino de Artes & Ciências em vez de Ensino de Ciências - podendo-se utilizar para isso o recurso ao qual se está referindo como figuramento. O trabalho tem como referencial teórico as discussões e exposições de estratégias contra indutivas apresentadas por Paul Feyerabend em algumas de suas obras, assim como as proposições epistemológicas lançadas por Ludwik Fleck, como também proposições de muitos outros autores. Buscou-se problematizar acerca da relação destas discussões com concepções presentes em outras formas de conhecimento. Como parte do trabalho foram analisadas obras de diversos pensadores e de diversos períodos históricos. Em seguida, trata-se da obra da banda pernambucana Chico Science & Nação Zumbi, por esta ser uma manifestação artístico-cultural recente, e na qual estão presentes concepções diversas, desde aquelas relacionados às ciências como também a conhecimentos diversos. Apresenta-se a obra dessa banda, também, como uma forma de se questionar acerca da educação e seus fins. Ao final, aborda-se a relação do que fora exposto até então com obras, propostas e teorias relacionadas ao ensino, e também de como estas temáticas que foram estudadas e apresentadas poderão estar presentes na atividade de sala de aula. Propõe-se que a obra de Chico Science & Nação Zumbi, e das demais bandas e cenas apresentadas, pode ser utilizada em atividades pedagógicas como forma de problematizar e introduzir tais temáticas. Este trabalho sinaliza para que se atente àquilo que está presente em muitas partes do texto, inclusive no que se refere à obra de Chico Science & Nação Zumbi e às teorias educacionais apresentadas: essas diversas proposições e conhecimentos não são isentos de críticas e problematizações, se configurando, assim, em perspectivas abertas. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1451196 - ANDRE FERRER PINTO MARTINS
Externo à Instituição - JUAREZ MELGAÇO VALADARES - UFMG
Interno - 1755707 - KARYNE DIAS COUTINHO
Externo à Instituição - MARCELO GOMES GERMANO - UEPB
Externo à Instituição - MARCOS PIRES LEODORO - UFSCAR
Interno - 347048 - MARIA DA CONCEIÇÃO XAVIER DE ALMEIDA
Interno - 1501013 - MARLECIO MAKNAMARA DA SILVA CUNHA
Notícia cadastrada em: 23/05/2016 11:47
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