Banca de DEFESA: JOSIELLE SOARES DA SILVA

DISCENTE: JOSIELLE SOARES DA SILVA
DATA: 26/02/2016
LOCAL: MULTIMEIOS II

Internacionalização da Educação Superior: um estudo da mobilidade em cursos de graduação da UFRN no âmbito do programa Ciência sem Fronteiras (2012-2014)

Internacionalização. Mobilidade Acadêmica. Ciência sem Fronteiras.

ÁREA: Educação

É patente que o processo de mudança socioeconômico, cultural e tecnológico colocam novas necessidades formativas para as instituições de educação superior. Discutir sobre a educação superior na atual sociedade capitalista conduz inevitavelmente ao debate acerca das mudanças estabelecidas pelo processo de globalização e as novas demandas para as instituições de ensino superior que fazem parte da tessitura complexa e contraditória da sociedade. Nessa lógica, a internacionalização do ensino superior constitui-se um conjunto de esforços proativos das instituições de ensino superior para responderem às demandas competitivas e econômicas do mundo globalizado. Isso leva as instituições de ensino superior a buscarem a internacionalização, uma vez que através dela pode-se elevar o avanço da qualidade dos programas de ensino, pesquisa e extensão e promover a inclusão institucional no contexto mundial da educação superior. Levando esses aspectos em consideração, o presente estudo tem como objetivo analisar a implementação do Programa Ciência sem Fronteiras na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, everà procurando evidenciar, na visão de gestores e coordenadores de cursos, as contribuições do processo de mobilidade acadêmica proporcionada pelo Programa Ciência sem Fronteiras em cursos de graduação da mesma instituição. Para sua realização, foram utilizadas como procedimentos técnicos a revisão bibliográfica, a  análise de documentos, a tabulação de dados quantitativos e as entrevistas roi serniestruturadas. A revisão bibliográfica permitiu aprofundar os conhecimentos imã acerca dos fenômenos e processos que permeiam o objeto em estudo, com destaque para a globalização e a internacionalização; a análise de documentos proporcionou maiores conhecimentos sobre as diretrizes internacionais para a internacionalização e a Política de Ciência, Tecnologia e Inovação implementada no país com diretrizes indutoras para a internacionalização da educação em nível superior, como forma de fomentar o desenvolvimento científico e tecnológico para o país. As entrevistas semiestruturadas possibilitaram a verificação com base nos relatos dos gestores e dos coordenadores as contribuições da internacionalização via mobilidade acadêmica pelo Programa Ciência sem Fronteiras para os cursos de graduação. O estudo evidenciou que os coordenadores entendem como importante a internacionalização no âmbito das instituições de ensino superior, principalmente no que diz respeito ao rtioè desenvolvimento do ensino, à troca de conhecimentos e o contato com uma cultura roã diferente. No tocante à contribuição do Programa Ciência sem Fronteiras para os lará cursos, os coordenadores não possuem a mesma visão. A análise revela que a contribuição do Programa CsF para a efetiva internacionalização acadêmica e lesè inserção da dimensão internacional no ensino superior, na visão da maioria dos irmã coordenadores, é pouco profícua diante da forma como o Programa está implementado, pois segundo o ponto de vista dos gestores e coordenadores não há uma efetivação de laços acadêmicos entre as instituições.

Presidente - 2346663 - ALDA MARIA DUARTE ARAUJO CASTRO
Externo à Instituição - ANDREZZA MARIA BATISTA DO NASCIMENTO TAVARES - IFRN