Banca de DEFESA: MARIA DA PAZ CAVALCANTE

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA DA PAZ CAVALCANTE
DATA: 24/02/2014
HORA: 09:00
LOCAL: MULTIMEIOS 02/CENTRO DE EDUCAÇÃO
TÍTULO:

ENSINAR E APRENDER HISTÓRIA NA RELAÇÃO DIALÉTICA ENTRE INTERPRETAÇÃO E CONSCIÊNCIA HISTÓRICA CRÍTICA 


PALAVRAS-CHAVES:

Formação docente. Ensino. Aprendizagem. Interpretação de textos de história. Consciência histórica crítica.


PÁGINAS: 294
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

O trabalho – intitulado Ensinar e aprender História na relação dialética entre interpretação e consciência histórica crítica – investiga o desencadeamento de um processo formativo teórico e prático desenvolvido com uma professora de História, sua mediação no processo de ensino e de aprendizagem dessa disciplina, relacionados à apropriação da interpretação de textos de história e o desenvolvimento da consciência histórica crítica por educandos, do 8o ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública. Objetiva analisar a relação entre a mediação da atividade docente e a apropriação pelo aluno, desse nível de ensino, da interpretação de textos de história e o desenvolvimento dessa consciência. Optou-se pela pesquisa colaborativa, como estratégia formativa, e se empregou como procedimentos para a formação do saber: Reunião, Ciclos de Estudos Reflexivos, Planejamento (com a docente), Observação efetuada na vida real e portfólio (envolvendo os alunos). A professora se apropriou de aportes da teoria de P. Ya. Galperin e da consciência histórica crítica e desenvolveu um processo de ensino utilizando uma metodologia alicerçada nas construções teóricas desse autor. Os discentes se apropriaram da interpretação de textos de história e nos ofereceram elementos sinalizadores do desenvolvimento de sua consciência histórica crítica. O desempenho dos educandos ocorreu de modo mais consistente nas interpretações concretizadas em grupos, com orientação da professora e apoio do mapa da atividade. Os processos formativos, realizados na e sobre as atividades docente e discente, revelaram uma elevação nas aprendizagens conscientes desses partícipes, tributando para o aprimoramento no desenvolvimento profissional da professora e no saber e saber-fazer dos alunos. Contribuiu, para isso, a colaboração crítica vivenciada na trajetória do processo investigativo. Diante dessas constatações, como necessidades de novas reflexões, a investigação recomenda o desenvolvimento de processos de ensino e de aprendizagem, em outros anos do Ensino Fundamental, envolvendo a interpretação de textos de história e o desenvolvimento da consciência histórica crítica dos educandos. 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1220965 - FRANCISCA LACERDA DE GOI
Externo à Instituição - IVANA MARIA LOPES DE MELO IBIAPINA - UFPI
Interno - 1149390 - JOAO MARIA VALENCA DE ANDRADE
Interno - 019.991.844-91 - MARIA APARECIDA DE QUEIROZ - UFRN
Presidente - 345843 - MARIA SALONILDE FERREIRA
Externo à Instituição - WELLINGTON DE OLIVEIRA - PUC - SP
Notícia cadastrada em: 04/02/2014 14:39
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