Banca de DEFESA: CLAUDIA PEREIRA DE LIMA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLAUDIA PEREIRA DE LIMA
DATA: 10/09/2013
LOCAL: AUDITÓRIO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO/UFRN

INGRESSAR NA UFRN: TRAJETÓRIAS ESCOLARES E UNIVERSITÁRIAS DE ESTUDANTES EGRESSOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDE PÚBLICA.

Acesso ao Ensino Superior, Inclusão, Trajetórias, Universidade

ÁREA: Educação

No início do século XXI as universidades brasileiras foram convocadas pelo poder público e pela sociedade a redimensionar suas formas de selecionar estudantes. Muitos dilemas estão por trás desta temática, que vão desde a preocupação das instituições de ensino superior em selecionar e formar estudantes, e agora também estudantes provenientes dos setores menos favorecidos da sociedade; como também dilemas pessoais, como preocupações que fazem parte do cotidiano dos milhões de jovens que integram a sociedade brasileira e que precisam decidir sobre o seu futuro profissional ao término da Educação Básica. A presente tese tem como objetivo analisar os processos de transição entre a Educação Básica e o Ensino Superior do ponto de vista de estudantes que conquistaram uma vaga na universidade pública. O estudo foi realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que implantou uma Política de Acesso e Inclusão Social (PAIS) no ano de 2003, e a partir daí uma série de ações foram desenvolvidas. Dentre as principais, destacamos o Argumento de Inclusão, um mecanismo de pontuação adicional para estudantes egressos de escolas públicas, que considera critérios sócio-econômicos e de desempenho dos candidatos ao longo de sua Educação Básica. Através de questionário e entrevistas com os estudantes universitários egressos da rede pública, pudemos conhecer o perfil social, econômico e acadêmico dos estudantes que ingressaram na UFRN no período de desenvolvimento de sua PAIS, suas trajetórias escolares e universitárias, revelando alguns dos dilemas, estratégias, dificuldades e o custo pessoal daqueles que procuram permanecer no sistema de ensino apesar das condições adversas de escolarização. Para a fundamentação teórica, trabalhamos com autores como Bourdieu (1992, 1996, 2003); Coulon (1993, 2008); Ramalho (2004, 2007, 2008, 2010); Ramalho, et al (2011); Charlot (2001, 2003, 2005); Zago (2011); Nogueira, Romanelli e Zago (2011), entre outros, que contribuíram para uma melhor análise e compreensão do pensamento e ações dos estudantes em suas trajetórias formativas. Embora saibamos que as desigualdades educacionais ainda são muitas, constatamos que a política da UFRN trouxe e vem trazendo resultados significativos, na perspectiva de contribuir com o aumento do acesso de estudantes egressos da rede pública, e com a inclusão dos mesmos na universidade.

Externo à Instituição - ANA MARIA IORIO DIAS - UFC
Interno - 7347393 - ANTONIO CABRAL NETO