Banca de DEFESA: MAXWELL CAVALCANTI XAVIER

DISCENTE : MAXWELL CAVALCANTI XAVIER
DATA : 26/02/2024
LOCAL: meet.google.com/bfp-ixyh-bwr
CONSTRUÇÕES IDENTITÁRIAS DO K-POP E SUAS MANIFESTAÇÕES TERRITORIAIS EM NATAL (RN)

Pop Sul-coreano. Território. Identidade Espacial. Ciberespaço. Cultura.

A música faz parte do nosso cotidiano desde o momento em que chegamos ao mundo. Crescemos e nos deparamos com músicas que estão tradicionalmente presentes. Por diversos fatores, escolhemos estilos musicais, não somente para ouvir, mas também para viver e enxergar o mundo. Atualmente, um fenômeno musical vem ganhando destaque global, o pop coreano. Mais conhecido como K-Pop (Korean Pop Music), trata-se de um estilo musical que teve sua ascendência a partir da década de 1990, trazido pelo Hallyu ou Onda Coreana. A juventude atual é marcada pela vivência imersiva no espaço digital e alguns aspectos dessa nova geração são difundidos através do ciberespaço, rompendo as barreiras digitais e demarcando territórios de afirmação identitária. A identidade de um grupo de pessoas que performam socialmente determinado gênero musical – neste caso o K-Pop – reverbera diretamente nos territórios em que os mesmos experienciam a sua vivência. A presente pesquisa possui como objetivo central analisar como o fenômeno K-Pop é territorializado na cidade de Natal, Rio Grande do Norte, diante da relação identitária da cena K-Popper no espaço urbano. De caráter qualitativo, a pesquisa seguirá algumas etapas fundamentais para que se possa elucidar e analisar o fenômeno de maneira clara, também com o intuito de abarcar todos os elementos que o compõem. No primeiro momento de desenvolvimento da dissertação, foi realizada a pesquisa bibliográfica, que abarcou o tema e analisou os principais conceitos que serão utilizados ao longo do processo de pesquisa. Na sequência, houve a imersão em campo, na perspectiva da observação participante, pelo acompanhamento dos espaços onde ocorrem as socializações dos grupos de fãs de K-Pop em Natal, englobando parques, praças e eventos voltados a música coreana - com maior destaque para os eventos relacionados à cultura asiática. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas embasadas em um conjunto de perguntas que nortearam a coleta de dados. Em paralelo, foi realizada a metodologia de netnografia, com o objetivo de compreender as demarcações territoriais exercidas pela cena musical K-Popper no espaço digital. Esses momentos assumiram papel central na pesquisa, uma vez em que houve o contato e a coleta de dados empíricos relacionados ao fenômeno, buscando-se obter informações sobre os indivíduos e a comunidade de maneira profunda. Em um terceiro momento, houve a análise dos dados coletados, dialogando diretamente com as teorias e os conceitos escolhidos. Após a análise minuciosa do fenômeno, em diálogo com a teoria, emergiram os principais aspectos do pop da Coréia do Sul na cidade de Natal, bem como a sua territorialidade, a partir da relação intrínseca com a identidade dos que frequentam esses espaços.

Presidente - 1777712 - ALESSANDRO DOZENA
Interno - 3060741 - HUGO ARRUDA DE MORAIS