|
Dissertações |
|
1
|
-
ANA CAROLINE DAMASCENO SOUZA
-
COMPARTIMENTAÇÃO DAS UNIDADES DE PAISAGEM DO LITORAL ORIENTAL E AGRESTE POTIGUAR
-
Orientador : MARCO TULIO MENDONCA DINIZ
-
MEMBROS DA BANCA :
-
MARCO TULIO MENDONCA DINIZ
-
DIOGENES FELIX DA SILVA COSTA
-
VITOR HUGO CAMPELO PEREIRA
-
Data: 07/02/2020
-
-
Mostrar Resumo
-
A Geografia estuda e espacializa os fenômenos e elementos na superfície terrestre. Nesta perspectiva, a pesquisa executada tem como objeto de estudos as unidades de paisagem, sendo o objetivo geral deste trabalho realizar a compartimentação e análise das unidades de paisagem ao nível do geofácie (1:50.000) no Litoral Oriental e Agreste do RN, com base em sua fisionomia. Além de identificar, caracterizar e quantificar o total de área e porcentagem, foram analisadas a estabilidade de cada unidade. Para análise das paisagens utilizou-se a concepção Geossistêmica formulada por Sochava, o sistema taxonômico da paisagem de acordo com a escola francesa, e a análise da estabilidade do ambiente (estável, intergrade e instável). Para a execução do mapeamento de toda a área, foram utilizadas imagens do satélite Sentinel-2 com resolução espacial de 10m, vetorizadas manualmente em ambiente de Sistema de Informações Geográficas (SIG), além de serem utilizados para validação em trabalhos de campo uma ficha técnica para padronizar as informações sobre os elementos da paisagem, o drone de modelo Phantom Advanced 3, aparelho GNSS para localização de pontos de dúvidas e registros fotográficos. Portanto, as paisagens foram compartimentadas em 1 (um) domínio morfoclimático, 1 (uma) área de transição (Agreste) e 1 (um) Enclave de Cerrado; 4 (quatro) regiões naturais; 9 (nove) geocomplexos, que, por sua vez, foram compartimentados em 64 (sessenta e quatro) geofácies.
-
Mostrar Abstract
-
Geography studies and spatializes the phenomena and elements on the Earth's surface. In this perspective, a research carried out as an object of studies as landscape units, the general objective of this work being to compartmentalize and analyze the landscape units at the geopathic level (1:50,000) in the Eastern and Agreste Coastal of RN, based on their physiognomy. In addition to identifying, characterizing and quantifying the total area and percentage, the stability of each unit was analyzed. For landscape analysis, a geosystemic conception formulated by Sochava is used, or a taxonomic landscape system according to a French school and an analysis of environmental stability (stable, intergrade and unstable). To perform the mapping of the entire area, images from the Sentinel-2 satellite with a spatial resolution of 10m were used, vectored manually in the Geographic Information System (GIS) environment, in addition to being used for validation in field work, a technical technique for standardize as information about landscape elements, the Phantom Advanced 3 model drone, the GNSS device for locating points of doubt and photographic records. Therefore, as landscapes were compartmentalized in 1 (one) morphoclimatic domain, 1 (one) transition area (Agreste) and 1 (one) Cerrado Enclave; 4 (four) natural regions; 9 (nine) geocomplexes, which, in turn, were divided into 64 (sixty-four) geofacies.
|
|
2
|
-
ADIELSON PEREIRA DA SILVA
-
Cartografia Histórica da Vegetação do Rio Grande do Norte no Século XX: Análise Documental e Geoespacial para a Gestão do Território
-
Orientador : RAIMUNDO NONATO JUNIOR
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANGELA LUCIA DE ARAUJO FERREIRA
-
LUIZ ANTONIO CESTARO
-
RAIMUNDO NONATO JUNIOR
-
RODOLFO FINATTI
-
Data: 07/02/2020
-
-
Mostrar Resumo
-
A cobertura vegetal terrestre desde muito despertou interesse da humanidade, que no decorrer dos tempos a ela se voltou de maneiras diversas para o conhecimento de suas características biológicas, ecológicas e geográficas, além da descoberta das potencialidades para sua exploração. Em meio a essa constelação de interesses, a Cartografia chega ao século XX consolidada como importante ferramenta técnicadeleitura, interpretação e planificação da cobertura do solo, servindona identificação dos grupos florísticos ena sua explicação em conjunção com os demais elementos espaciais, a partir disso servindoao atual desafio de equacionar as necessidades de utilização e preservação. Em várias ocasiões no decorrer do mencionado século, os mapas de vegetação do Rio Grande do Norte elaborados por instituições tais como a Inspetoria de Obras Contra as Secas (IOCS), a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE) e o RADAMBRASIL, dentre outros, são reflexo e processo dessa busca de conhecimento para aação planificada.Em face disso, esta dissertação se pautou no objetivo deanalisara cartografia histórica elaborada por essasinstituições, discutindo suas influências no território potiguar. Para tal, se estabeleceu uma base metodológica multirreferencialcomposta pelos preceitos da História da Cartografia, na análise do contexto dos mapas antigos, e da Análise Geoespacial, aplicada aos produtos Landsatobtidos nos últimos 16 anos do período. O exame do conjunto cartográfico apresentou os mapas de vegetação como elemento parte do meio técnico, que lança luz aos interesses espaciais da sociedade, sejam eles econômicos ou ecológicos, ao passo que os contornos do processo de antropização também são registrados. Diante disso, a empiria também reafirmou as dimensões epistemológica e teórica da cartografia – respectivamente relativas ao saber e a interpretação e análise –, uma vez que tanto as peças antigas quanto as elaboradas para o estudosustentaram a reflexão geográfica dos processos socioambientais, permitindo a compreensãodas transformações ereestruturaçõesocorridasem determinados lugares do território potiguar, cujos reflexos se observam na paisagem e na região, mas que na gestão territorial permitem ser pensados como recurso e ferramenta.
-
Mostrar Abstract
-
The terrestrialvegetation cover haslongarousedtheinterestofhumanity, which in thecourseof time hasturnedto it in differentways for theknowledgeof its biological, ecologicalandgeographicalcharacteristics, in additiontodiscoveringthepotential for its exploration. In themidstofthisconstellationofinterests, Cartographyarrives in the 20th centuryconsolidated as animportanttechnical tool for reading, interpretingandplanningland cover, serving in theidentificationoffloristicgroupsandtheirexplanation in conjunctionwiththeotherspatialelements, startingfromthisservingthecurrentchallengeofaddressingtheneeds for use andpreservation. Markingseveraloccasions in thecourseofthatcentury, thevegetationmapsof Rio Grande do Norte preparedbyinstitutionssuch as the IOCS(worksagainstdroughts), the SUDENE (regional planning), RADAMBRASIL, mapping of natural resources;amongothers, they are a reflectionandprocessofthissearch for knowledge for plannedaction. In viewofthis, thisdissertationwasbasedontheobjectiveofanalyzingthehistoricalcartographyelaboratedbytheseofficialinstitutions, discussingtheirinfluences in theterritory. Tothisend, a multi-referentialmethodologicalbasiswasestablished, composedofthepreceptsoftheHistoryofCartography, in theanalysisofthecontextofancientmaps, andofGeospatialAnalysis, appliedto Landsat productsobtained in thelast 16 yearsofthecentury. The examinationofthecartographic set presentedthevegetationmaps as partofthetechnicalenvironment, whichsheds light ontheelementsofinteresttosociety, whethereconomicorecological, whilethecontoursoftheanthropizationprocess are alsorecorded. In viewofthis, theempiryalsoreaffirmedtheepistemologicalandtheoreticaldimensionsofcartography - respectivelyrelatedtoknowledgeandinterpretationandanalysis -, sinceboththeoldpiecesandthoseelaborated for thestudysupportedthegeographicreflectionofthe socio-environmental processes, allowingtheunderstandingthetransformationsandrestructuringthathaveoccurred in certainplaces in theterritoryof Rio Grande do Norte, whosereflections are observed in thelandscapeand in theregion, butwhich in territorial management allowthemtobethoughtof as a resourceand tool.
|
|
3
|
-
LUCAS COSTA RODRIGUES
-
A TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO NA FEDERAÇÃO BRASILEIRA: PLANEJAMENTO DO TERRITÓRIO E MATERIALIDADES DO EIXO NORTE.
-
Orientador : RAIMUNDO NONATO JUNIOR
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ADRIANO LIMA TROLEIS
-
JOAO MENDES DA ROCHA NETO
-
RAIMUNDO NONATO JUNIOR
-
Data: 02/03/2020
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta pesquisa tem por objetivo analisar o Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF) tomando como referência a federação brasileira e o planejamento expresso territorialmente nas materialidades da transposição, apresentando em que perspectiva o PISF se insere na lógica das três escalas institucionais da política brasileira. Assim, promove-se uma análise dos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, que compõem o Eixo Norte, em relação à transposição do Rio São Francisco, no que concerne às estratégias do planejamento territorial da região Nordeste, por meio de uma avaliação da dimensão institucional do PISF e da articulação federativa dos estados envolvidos, evidenciando-se a conjuntura das materialidades estruturantes do Eixo Norte. A conclusão alcançada faz-se no sentido de que a cooperação federativa entre os entes envolvidos na transposição impreterivelmente deve avançar para se alcançar a viabilidade do projeto para além dos anos anteriormente planejados, considerando a atual imprevisibilidade do ponto de vista institucional e financeiro do projeto, especialmente no que concerne ao desafio de articulação com outras políticas públicas expressas territorialmente nos municípios, entes identificados como mais vulneráveis quanto ao planejamento e gestão do território.
-
Mostrar Abstract
-
The purpose of this study is to analyze the São Francisco River Integration Project (PISF) taking as reference the Brazilian federation and the planning expressed territorially in the materialities of the transposition, presenting in which perspective the PISF is inserted in the logic of the three institutional scales of Brazilian politics. Thus, an analysis of the states of Pernambuco, Paraíba, Ceará and Rio Grande do Norte, which make up the North Axis, is carried out, in relation to the transposition of the São Francisco River, with regard to the territorial planning strategies of the Northeast region, through an assessment of the institutional dimension of the PISF and of the federative articulation of the states involved, highlighting the conjuncture of the structuring materialities of the Northern Axis. The conclusion reached is in the sense that federative cooperation between the entities involved in the transposition must imperatively advance to achieve the project's viability beyond the years previously planned, considering the current unpredictability from the institutional and financial point of view of the project, especially with regard to the challenge of articulation with other public policies expressed territorially in the municipalities, entities identified as the most vulnerable in terms of planning and management of the territory.
|
|
4
|
-
DENISE SANTOS SALDANHA
-
Avaliação dos serviços ecossistêmicos prestados pelas áreas úmidas costeiras da zona estuarina do rio Piranhas-Açu (RN-NE - Brasil).
-
Orientador : DIOGENES FELIX DA SILVA COSTA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
DIOGENES FELIX DA SILVA COSTA
-
RODRIGO DE FREITAS AMORIM
-
SUELI ANGELO FURLAN
-
Data: 03/03/2020
-
-
Mostrar Resumo
-
Os trabalhos referentes aos serviços ecossistêmicos têm ganhado destaque no meio acadêmico devido a sua suma relevância. A geografia analisa as relações existentes entre o homem e os ecossistemas na dinâmica da prestação dos serviços em prol do bem estar-humano, avaliando sua distribuição e/ou espacialização. Dentro dessa perspectiva, esse trabalho tem as áreas úmidas costeiras como objeto de estudo, partindo do objetivo geral de avaliar a dinâmica da prestação de serviços ecossistêmicos pelas áreas úmidas costeiras na zona estuarina do rio Piranhas-Açu no estado do Rio Grande do Norte. Para a análise multitemporal das áreas úmidas costeira, foram utilizadas imagens de satélites: CBERS4 (2019); CBERS2b (2009); IKONOS e LANDSAT 5 (2000) e fotografias aéreas (1968), a identificação se deu a partir da classificação orientada do objeto; seguida da classificação dessas áreas úmidas a partir da metodologia proposta por Junk et al. (2015) e Soares et al. (2015). Quanto a classificação dos serviços ecossistêmicos identificados, utilizou-se a CICES (Commom International Classification of Ecosystem Services), classificando os serviços em provisão e manutenção/regulação, avaliando os impactos que os ecossistemas naturais sofreram com as interferências do homem e como isso vem a interferir na prestação dos serviços. Como resultado, foram identificados seis ecossistemas costeiros inseridos na planície hipersalina (estuário, lagoas costeiras, manguezal, apicum, salinas solares e carcinicultura), partindo da análise multitemporal das áreas úmidas costeiras, que demonstra como se deu a configuração da área de estudo ao longo dos anos e quais serviços ecossistêmicos são prestados por esse ambiente numa escala de paisagem, avaliando as interferências frente as ações humanas. Portanto, se o entendimento geral deste trabalho tiver sido sobre utilizar os recursos naturais (ecossistemas) de maneira sustentável, pois compreende-se que o ecossistema estando bem, isso irá afetar diretamente na prestação dos serviços ecossistêmicos, onde o principal beneficiado é o próprio homem, é valido dizer que o principal objetivo desta pesquisa foi alcançado.
-
Mostrar Abstract
-
Wetlands are terrestrial and aquatic environments, periodically flooded by freshwater, brackish or saline, being of natural or artificial origin, continental or coastal. Occurring in almost all parts of the globe, in Brazil, coastal ecosystems are well distributed, representing 20% of the territory, due to the local physical conditions. Therefore, the research is based on the problem that, in Brazil, the occupation of the coastal zone constitutes a serious risk and commitment to the services rendered by the coastal ecosystems, specifically in the semi-arid coast of the country, being verified the occurrence of a great diversity of wetlands, such as coastal / estuarine (eg. mangroves, lagoons, ponds) or artificial (eg. solar salt). The estuarine complex of the Piranhas-Açu River, located between the municipalities of Macao and Port of Mangue in the state of Rio Grande do Norte is one of the areas that plays an important role due to the diversity of coastal wetlands that configure the landscape being these ecosystems responsible for providing many ecosystem services to the well-being of local human communities. Ecosystem services (SE) are the ability of the ecosystem to offer goods or services to man, either directly (tangible) or indirect (intangible), for the sake of his or her well-being. Based on this conception, this study has as main focus to evaluate the dynamics of the ecosystem services provided by the wetlands in the Piranhas-Açu river estuarine zone, from the identification and characterization of land use and land cover in the last 50 years. This period of half a century is highlighted by the beginning of intense changes in the landscape in the estuarine zones of the northern coast, mainly with the construction of extensive areas for shrimp farming, followed by the expansion and mechanization of the saline activity. Finally, this study seeks to evaluate the commitment of these services based on the use and land cover. The methodology used to carry out the research counts in the initial phase with the assembly of a theoretical matrix that assists in the development of scientific research, followed by multitemporal mapping of wetlands, which will be assisted by the geographic information system and the on-site visits to verify the accuracy of the most recent mapping, as well as the classification of identified macrohabitats, based on the study of Junk et al. (2014), being classified according to the hydrogeomorphological and phytophysiomic features. For the classification of ecosystem services will be used CICES - The Common International Classification of Ecosystem Services, which divides services into provision, maintenance/regulation and cultural. The identified and classified services will be spatialized according to the methodology of Burkhard et al. (2017), making it possible to identify the main areas with the highest production of services. In order to evaluate the commitment of ecosystem services and to contribute to spatial planning in these areas, the qualitative environmental assessment methodology that will be used is the DPSIR model. As preliminary results, five coastal ecosystems were identified, among them: estuary, coastal lagoons, mangrove, apicuns (hypersaline plain with salt field) and solar salt, where it can be seen that most of the territory is represented by solar salt, while natural ecosystems have a more localized pattern of occupation.Given this, it is believed that through this research, it is possible to contribute with a greater knowledge about the wetlands located in coastal zones under semi-arid climate, as well as serve as a support for consultation during the elaboration and / or implementation of public policies of territorial planning and coastal management in these areas.
|
|
5
|
-
BRUNA CORDEIRO SALDANHA
-
REPRESENTAÇÕES NA CIDADE DOS MORTOS: EXPRESSÕES SIMBÓLICAS E TERRITORIALIDADES RELIGIOSAS NOS CEMITÉRIOS DE SERROLÂNDIA-BAHIA
-
Orientador : ANELINO FRANCISCO DA SILVA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANELINO FRANCISCO DA SILVA
-
HUGO ARRUDA DE MORAIS
-
CHRISTIAN DENNYS MONTEIRO DE OLIVEIRA
-
Data: 01/07/2020
-
-
Mostrar Resumo
-
As tradições, as representações, os mitos e os ritos são elementos que estão presentes no imaginário simbólico e cultural da sociedade. Sobretudo no que se refere aos questionamentos que se têm em relação à morte, os homens procuram conectar-se com a divindade para encontrarem fundamentos que orientem o mistério da vida (ou da morte) e buscam respostas no campo sobrenatural por diversas razões: seja pela não aceitação na sua materialidade efêmera, a saber da ruptura entre a existência terrena e as dimensões transcendentes; seja buscando a compreensão da vida na terra, posto a sua imperfeição existencial ou a criação do mundo externo, que os tornam exíguos diante da grandeza do universo, irracional do ponto de vista humano; seja pelo bálsamo oferecido na crença em um ser superior que rege a humanidade e determina os acontecimentos que fogem à logicidade humana. Assim, diante da necessidade de compreensão desses fenômenos inerentes à vida, este trabalho tem o objetivo de discutir os elementos que representam as manifestações culturais e religiosas a partir dos campos fúnebres em Serrolândia-BA, cidade composta por três cemitérios. Além disso, apresentam-se discussões que envolvem as territorialidades religiosas, que se deram a partir da construção de um cemitério exclusivo para o sepultamento de protestantes, disposto a segregar os corpos de fiéis que, em vida, possuíam crenças doutrinárias opostas. A partir do conhecimento das representações simbólicas no espaço cemiterial, percebe-se uma referência à vida, isto é, compreender as diferentes linguagens contidas nesses ambientes demonstra a preocupação das pessoas que perdem seus entes queridos frente à sociedade, pois as representações culturais presentes nas necrópoles refletem, por um lado, os modos de viver das pessoas, como por outro, a interpretação que determinados indivíduos têm sobre a morte. Assim, busca-se traçar um elo entre o mundo dos vivos com o mundo dos mortos, a fim de entender e apresentar os elementos contextuais das constituições tumulares, os seus componentes simbólicos e materiais, as expressões culturais, as manifestações políticas e as relações de poder a partir do campo religioso, com o intuito de demonstrar as características específicas dos cemitérios enquanto componentes de manifestação das crenças e dos conflitos religiosos, territoriais e políticos que compõem a sociedade.
-
Mostrar Abstract
-
Traditions, representations, myths and rites are elements that are present in the symbolic and cultural imaginary of society. Especially with regard to the questions that have to do with death, men seek to connect with the divinity to find foundations that guide the mystery of life (or death) and seek answers in the supernatural field for several reasons: non-acceptance in its ephemeral materiality, namely the rupture between earthly existence and transcendent dimensions; whether seeking to understand life on earth, given its existential imperfection or the creation of the external world, which make them small in the face of the greatness of the universe, irrational from the human point of view; or by the balm offered in the belief in a superior being that governs humanity and determines events that are beyond human logic. Thus, given the need to understand these phenomena inherent in life, this work aims to discuss the elements they represent as cultural and religious manifestations from the funeral fields in Serrolândia-BA, a city that has three cemeteries.In addition, there are discussions involving religious territoriality, which took place from the construction of an exclusive cemetery for the Protestants' burial, willing to segregate the bodies of the faithful who had opposite doctrinal beliefs when they were alive. From the knowledge of symbolic representations in the cemetery, a reference to life is perceived, namely, understanding the different languages contained in these environments demonstrates the concern of people who lose their loved ones before society, because the cultural representations present in necropolises reflect, on the one hand, people's ways of living, as on the other, the interpretation that certain individuals have about death. Thus, it seeks to draw a link between the world of the living and the world of the dead, in order to understand and present the contextual elements of the tomb constitutions, their symbolic and material components, cultural expressions, political manifestations and relations of power from the religious field, in order to demonstrate the specific characteristics of cemeteries as components of the manifestation of religious, territorial and political beliefs and conflicts that make up society.
|
|
6
|
-
CAROLINE BARROS DE SALES
-
RISCO DE MOVIMENTO DE MASSA NA COMUNIDADE SÃO JOSÉ DO JACÓ, MUNICÍPIO DE NATAL – RN / BRASIL: DA OCUPAÇÃO ESPACIAL À GESTÃO DE RISCOS DE DESASTRES.
-
Orientador : LUTIANE QUEIROZ DE ALMEIDA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
LUTIANE QUEIROZ DE ALMEIDA
-
ADRIANO LIMA TROLEIS
-
RICARDO JOSE MATOS DE CARVALHO
-
KATIA CANIL
-
Data: 17/07/2020
-
-
Mostrar Resumo
-
A formação de áreas de riscos de desastres vem se efetivando historicamente na sociedade brasileira, à medida que, diante da exclusão territorial e da realidade de segregação, novas alternativas de moradia popular surgem em espaços pouco ou não adequados à ocupação humana. A comunidade São José do Jacó, localizada em Natal/RN - Brasil, é considerada área de risco de movimentos de massa pela Defesa Civil Municipal, sendo marcada pela ocorrência de interdições de domicílios, resistência de algumas famílias, tensão entre comunidade e gestão, realização de audiências públicas, desabamento de domicílio, propostas de desocupação. Partindo da ausência de estudos em escala de detalhe e da ideia de compreender os elementos e processos que condicionam tal situação, a pesquisa teve como objetivo principal: analisar os elementos e processos responsáveis pela tradução espacial do risco de movimentos de massa na comunidade São José do Jacó, considerando desde a ocupação espacial até a Gestão de Riscos de Desastres, de forma a contribuir para as tomadas de decisões. A metodologia é pautada em procedimentos e técnicas que permitem a análise em escala de detalhe, por meio do uso de indicadores para elaboração dos índices de exposição física, vulnerabilidade social e índice de risco (InEX, InV e InRISCO). Está dividida em quatro fases: I) Sobre conhecer e caracterizar, com atividades de campo e procedimentos de geoprocessamento; II) Sobre indicadores e padrões estatísticos, com seleção/sistematização de indicadores e valoração de elementos; III) Sobre os índices, com os cálculos; IV) Sobre caracterizar a gestão de riscos de desastres, através do contato direto com a gestão pública. Os resultados apresentaram e discutiram os produtos desenvolvidos através da pesquisa, auxiliando a compreensão da problemática, foram eles: quadro de competências (União, Estados e Municípios), mapa de declividade, perfis dos setores, mapa da classificação da situação de risco, quadro com indicadores críticos e positivamente potenciais existentes na comunidade, perfil da atuação da Defesa Civil Municipal na Gestão de Riscos de Desastres, bloco diagrama com proposta de medidas para redução de risco, e quadros detalhados das propostas. Os produtos podem ser considerados ferramentas para a gestão pública, mais precisamente para a Gestão de Riscos de Desastres – GRD, já que os resultados indicaram as áreas prioritárias ao monitoramento e à efetivação das medidas de Redução de Riscos de Desastres – RRD propostas por esta pesquisa. Por fim, as considerações apresentaram os desafios e avanços da pesquisa, destacaram aspectos importantes e visaram a possibilidade de um cenário onde a permanência segura dos moradores na comunidade é prioridade nas tomadas de decisões.
-
Mostrar Abstract
-
The formation of areas at risk of disasters has been taking place historically in Brazilian society since, given the territorial exclusion and the reality of segregation, new alternatives for popular housing appear in spaces that are little used or not used in human occupation. The São José do Jacó Community, located in Natal / RN - Brazil, is considered an area of risk of mass movements by the Municipal Civil Defense, being marked by the occurrence of interdictions of residences, resistance of some families, tension between community and management, holding of public hearings, collapse of residences, proposals for eviction. Starting from the absence of studies on a scale of detail and the idea of understanding the elements and processes that condition the situation, the research had as main objective: analyze the elements and processes responsible for the spatial translation of the risk of mass movement in the São José do Jacó community, considering from space occupation to Disaster Risk Management, contributing to decision making. The methodology is based on procedures and techniques that allow analysis on a detailed scale, through the use of indicators to elaborate the indexes of exposure, social vulnerability and risk (InEX, InV and InRISK). The methodology is divided into four phases: I) About knowing and characterizing, with field activities and geoprocessing procedures; II) About indicators and statistical standards, with selection / systematization of indicators and valuation of elements; III) About the indices, with the calculations; IV) About characterizing disaster risk management, through direct contact with public management. The results presented and discussed the products developed through the research, helping to understand the problem, they were: competency framework (Union, States and Municipalities), slope map, sector profiles, risk classification map, framework with critical and positively potential indicators existing in the community, profile of the performance of the Municipal Civil Defense in Disaster Risk Management, block diagram with proposed risk reduction measures, detailed tables of proposals. The products can be considered tools for public management, more precisely for Disaster Risk Management - DRM, given that the results indicated the priority areas for monitoring and implementing the Disaster Risk Reduction measures - DRR proposed by this research. Finally, the considerations presented the challenges and advances of the research, highlighted important aspects and indicated the possibility of a scenario in which the safe permanence of the residents of the community is a priority in decision making
|
|
7
|
-
ERICK JORDAN DA SILVA GOMES
-
RISCO DE INUNDAÇÃO NA SEDE MUNICIPAL DE TOUROS – RN
-
Orientador : JULIANA FELIPE FARIAS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ADRIANO LIMA TROLEIS
-
JULIANA FELIPE FARIAS
-
LEONLENE DE SOUSA AGUIAR
-
LUTIANE QUEIROZ DE ALMEIDA
-
Data: 20/07/2020
-
-
Mostrar Resumo
-
Os ambientes de rios e lagoas apresentam acentuada oscilação nos níveis altimétricos de seu volume em decorrência de sua dinâmica natural. No entanto, a ação antrópica, caracterizada pelos diferentes padrões de uso do solo, pode através da construção das edificações nas margens de corpos hídricos, desencadear inundações. Estes são problemas recorrentes na sede municipal de Touros – Rio Grande do Norte, pela qual se caracteriza por condicionantes (tanto naturais quanto antrópicos), capazes de funcionar como gatilho na ocorrência de inundações. Sendo assim, essa pesquisa tem como objetivo avaliar a relação estabelecida entre os fatores de exposição à inundação e a vulnerabilidade social na sede municipal de Touros – RN. Essa pesquisa foi fundamentada na abordagem sistêmica. Com procedimentos metodológicos embasados na aplicação da metodologia para exposição física a inundações de Guerra (2009) e no Índice de vulnerabilidade social proposto por Almeida, Welle e Birkmann (2016). A partir da obtenção de dados primários por aplicação de questionários, foram obtidas informações que deram base para a elaboração do índice de risco, calculado através da associação da exposição e da vulnerabilidade. Somado a isso, foram elaborados com suporte de aeronave remotamente pilotada (ARP), modelos digitais de terreno e de superfície que ajudaram a gerar curvas de nível e criar simulações de inundações em potencial. Observou-se que a relação entre exposição e vulnerabilidade são indissociáveis, e sua configuração é essencial para compreender como o risco se comporta na área de estudo. Nesse contexto, o destacável é que a área possui condicionantes naturais pelas quais intensificam o aumento dos níveis de corpos hídrico, que associados as características de vulnerabilidade sociais elevadas denotam a necessidade da elaboração de medidas de mitigação direcionada a ocorrência de inundações. Foi identificado que a ocupação da área, principalmente de ambientes lacustres, é o maior problema do município relacionado aos riscos de inundações. Constatado, através de pesquisa de campo e registros fotográficos, ficou evidente o problema e seus impactos. Em decorrência do adensamento populacional intenso e a falta de ações que busquem minimizar o risco de desastres, como educação ambiental, a construção de um sistema de drenagem ou a implantação de um sistema de alerta mostrou ser um problema em uma área em que as inundações se tornaram frequentes. Finalmente, algo que fica claro é a urgente necessidade de medidas (sejam elas estruturais ou não) as quais busquem minimizar os riscos na vida das pessoas. À medida que o tempo avança permanecem expostas ao medo constante de sofrer graves danos.
-
Mostrar Abstract
-
The environments of rivers and ponds have marked oscillation in the altimetric levels of their volume due to their natural dynamics, however, the anthropic action, characterized by different patterns of land use can, through construction of buildings On the margins of water bodies, triggering floods, this risk eventually becomes something intrinsic in the life of the exposed society, which depending on its level of vulnerability can suffer from what was once configured as a risk and become a disaster. The risks of flooding are recurrent problems at the municipal headquarters of Bulls – RN, which is characterized by conditions, both natural and anthropic, capable of functioning as a trigger in the occurrence of floods, so this research has as Objective to evaluate the relationship established between the factors of exposure to flooding and social vulnerability in the municipal headquarters of Touros-RN, to develop this research had as theoretical foundation the systemic approach as a result of the integrated analysis Proposal. The methodological pathways were based on the application of the methodology for physical exposure to war floods (2009), in the Social vulnerability index proposed by Almeida, Birkmann and Welle (2016) from obtaining primary data by applying Questionnaires, both produced information that served as a basis for the elaboration of the risk index calculated through the association of Exposure and vulnerability. For the identification of possible flood scenarios will be elaborated: the digital terrain model and the digital surface model of the study area. It is possible to affirm that the relationship between exposure and vulnerability should be indissociable, since the area has natural constraints that intensify the increase of the levels of water bodies, which are associated with the characteristics of social vulnerability observed denote the need for the development of measures to reduce the risk of disasters related to the occurrence of floods. The occupation of the area, mainly of ponds, is the largest problem of the municipality related to the risks of flooding, mainly due to the intense population density and the difficulty of creating the implementation of measures, both in the long term and emergency In case of a flood considering the absence of effective public policies in this regard currently in the municipality.
|
|
8
|
-
WANDERSON BENIGNO DOS SANTOS
-
A DINÂMICA URBANORREGIONAL DE FLORIANO (PI) CONFORME OS ESTABELECIMENTOS PRESTADORES DE SERVIÇOS DE SAÚDE
-
Orientador : DIEGO SALOMAO CANDIDO DE OLIVEIRA SALVADOR
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANIERES BARBOSA DA SILVA
-
DIEGO SALOMAO CANDIDO DE OLIVEIRA SALVADOR
-
RITA DE CASSIA DA CONCEICAO GOMES
-
Data: 20/07/2020
-
-
Mostrar Resumo
-
O objeto de estudo da pesquisa é a dinâmica urbanorregional de Floriano (PI) considerando-se os estabelecimentos prestadores de serviços de saúde (EPSS). A investigação atenta para a referida dinâmica urbanorregional conforme a lógica da valorização do capital no processo de produção do espaço urbano e regional. O objetivo geral é compreender a dinâmica urbanorregional de Floriano, considerando-se a contribuição dos EPSS, justificando-se o trabalho pelo realce da influência regional do espaço urbano de Floriano relacionada a aspectos históricos e socioeconômicos pertinentes à qualidade dos EPSS. Para a assunção do objetivo da pesquisa, adotou-se a metodologia da pesquisa bibliográfica sobre as palavras-chave do trabalho, da realização de pesquisa de dados estatísticos sobre a sociedade e a economia de Floriano, da realização de pesquisa de campo sobre os EPSS na dinâmica urbana de Floriano e da análise e tabulação dos dados primários e secundários coletados. Assim, compreende-se que Floriano passou por uma reestruturação produtiva em sua dinâmica urbana, com perda de destaque do setor primário e amplificação do setor terciário, ganhando ênfase na dinâmica da cidade os EPSS, com a existência, inclusive, de especialidades médicas distintas em âmbito regional. Por isso, Floriano ganha destaque regional, por localizar serviços de saúde da atenção básica e de média e alta complexidade. A contribuição dos EPSS para a referida dinâmica urbanorregional é mais do que simplesmente a oferta de serviços aos usuários, pois, perpassa toda uma cadeia produtiva que inclui profissionais, sociedade, prestadores, território e Estado. Considera-se, portanto que os EPSS dinamizam a forma e o conteúdo da urbe, transformando Floriano em importante centro urbano do Nordeste brasileiro no que se refere a prestação de serviços de saúde.
-
Mostrar Abstract
-
.
|
|
9
|
-
MARIA DAS VITÓRIAS DA SILVA
-
Avaliação do Patrimônio Geomorfológico do spit de Galinhos-RN
-
Orientador : ZULEIDE MARIA CARVALHO LIMA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ZULEIDE MARIA CARVALHO LIMA
-
LUTIANE QUEIROZ DE ALMEIDA
-
MARCOS ANTONIO LEITE DO NASCIMENTO
-
LARYSSA SHEYDDER DE OLIVEIRA LOPES
-
Data: 29/07/2020
-
-
Mostrar Resumo
-
Nas últimas décadas, os estudos voltados à temática da Geodiversidade vêm ganhando destaque no âmbito das áreas das Ciências da Terra, diante, principalmente, da crescente preocupação com a conservação dos elementos abióticos. O solo, o clima e o relevo são alguns dos fatores que sempre condicionaram a forma como o ser humano explora a superfície terrestre. Foi considerando o contexto da exploração do patrimônio natural (vertente abiótica e biótica), e especificamente do patrimônio geomorfológico, que se desenvolveu esta pesquisa, cujo objetivo foi a avaliação do patrimônio geomorfológico do spit de Galinhos-RN. A paisagem, na qual se insere a área de trabalho, dispõe de uma diversidade de elementos naturais, capazes de promover o desenvolvimento do turismo, sendo uma das mais importantes atividades da região. A metodologia utilizada nessa pesquisa permitiu a avaliação quali-quantitativa do patrimônio geomorfológico da área, por meio da utilização da ficha de caracterização dos elementos da geodiversidade, seguida da atribuição de valores aos indicadores: Valor Científico, Valor de Uso Geoturístico, Valor de Uso Educativo e Grau de Suscetibilidade. Dessa forma, foram avaliados seis locais de interesses abióticos que representam a geodiversidade do spit de Galinhos: geomorfossítios Duna do André, Dunas do Capim, Eolianito das Dunas do Capim, Praia de Galinhos, Praia do Farol e Recifes da Praia de Galinhos. Na avaliação da geodiversidade da área foram identificadas algumas ameaças as quais podem vir a ocasionar a descaracterização de alguns dos seus elementos e consequentemente da sua paisagem natural. Nesse sentido, algumas medidas de geoconservação foram sugeridas como forma de minimizar o impacto negativo das interferências antrópicas na área.
-
Mostrar Abstract
-
.
|
|
10
|
-
MOACIR PAULO DE SOUSA
-
COMPARTIMENTAÇÃO MORFOPEDOLÓGICA DO MUNICÍPIO DE BOM JESUS – RN/BRASIL
-
Orientador : RODRIGO DE FREITAS AMORIM
-
MEMBROS DA BANCA :
-
JOSE JOAO LELIS LEAL DE SOUZA
-
JOSÉ ARAÚJO DANTAS
-
RODRIGO DE FREITAS AMORIM
-
ZULEIDE MARIA CARVALHO LIMA
-
Data: 28/09/2020
-
-
Mostrar Resumo
-
A abordagem morfopedológica ao utilizar a relação solo-relevo-geologia, de uma determinada área, possibilita a compreensão da estrutura da paisagem, servindo de base para implementação de políticas ambientais de uso e ocupação do solo. Área de estudo compreende o município de Bom Jesus, Estado do Rio Grande do Norte, localizado em uma área de transição geopedoclimática, agreste potiguar, compreende um contexto onde as informações do meio físico, em escala regional não consegue atender o nível de detalhe demandado da gestão ambiental na escala do lugar. Nesse contexto, o objetivo do presente trabalho é realizar uma análise morfopedológica do município de Bom Jesus-RN, baseado na metodologia de Castro e Salomão (2000), com levantamentos de campo, laboratório e mapeamento das unidades em ambiente SIG. Foram identificadas três subclasses de NEOSSOLOS QUARTZARÊNICOS e uma de LUVISSOLOS CRÔMICOS. A combinação solo-relevo-geologia possibilitou a compartimentação em quatro unidades morfopedológicas, com superfícies variando de planas a suavemente onduladas. O uso e ocupação do solo identificou oito classes: lavouras de ciclo curto 50,53%, gramíneas/pastos 18,09%, Caatinga esparsa 18,96%, Caatinga densa 1,50% e hidrografia com 2,64% da área municipal. Diante dos resultados apresentados verificou-se a importância de compreender os processos morfogenéticos e sua classificação, bem como os usos associados aos compartimentos. Assim, além de contribuir para um melhor entendimento da relação geologia-solo-relevo na estrutura da paisagem, a perspectiva deste trabalho é possibilitar subsídios à tomada de decisão por gestores públicos, no planejamento e gestão territorial do município.
-
Mostrar Abstract
-
The morphopedological approach when using the soil-relief-geology relationship of a given area enables the understanding of the landscape structure, serving as a basis for implementing environmental policies for land use and occupation. Study area comprises the municipality of Bom Jesus, State of Rio Grande do Norte, located in an area of geopedoclimatic transition, in the state of Rio Grande do Norte, comprising a context where information on the physical environment, on a regional scale, cannot meet the level of detail demanded by environmental management at the scale of the place. In this context, the objective of the present work is to carry out a morphopedological analysis of the municipality of Bom Jesus-RN, based on the methodology of Castro and Salomão (2000), with field surveys, laboratory and mapping of units in a GIS environment. Three subclasses of QUARTZARENIC NEOSOLS and one of CHROMIC LUVISOLS were identified. The combination of soil-relief-geology enabled the compartmentalization into four morphopedological units, with surfaces ranging from flat to smoothly wavy. The use and occupation of the land identified eight classes: short cycle crops 50.53%, grasses / pastures 18.09%, sparse Caatinga 18.96%, dense Caatinga 1.50% and hydrography with 2.64% of the municipal area. In view of the results presented, it was verified the importance of understanding the morphogenetic processes and their classification, as well as the uses associated with the compartments. Thus, in addition to contributing to a better understanding of the geology-soil-relief relationship in the landscape structure, the perspective of this work is to enable subsidies for decision making by public managers in the planning and territorial management of the municipality.
|
|
11
|
-
MIQUÉIAS RILDO DE SOUZA SILVA
-
DELIMITAÇÃO DE UNIDADES GEOECOLÓGICAS COMO SUBSÍDIO PARA O PLANEJAMENTO AMBIENTAL NO ALTO CURSO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO POTENGI-RN (ACBHRP-RN)
-
Orientador : JULIANA FELIPE FARIAS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
JULIANA FELIPE FARIAS
-
ADRIANO LIMA TROLEIS
-
EDSON VICENTE DA SILVA
-
Data: 03/11/2020
-
-
Mostrar Resumo
-
Os problemas ambientais causados pelo uso indiscriminado dos recursos naturais são cada vez mais evidentes e resultam em prejuízos tanto de ordem natural como social. Dessa forma, surge a necessidade de se criarem mecanismos que minimizem e/ou solucionem os problemas oriundos da má utilização de tais recursos, dentre os quais podemos elencar os estudos de planejamento ambiental como um instrumento a ser utilizado nesse processo. A bacia hidrográfica, por sua vez, tem sido adotada como unidade básica de planejamento, devido ao seu caráter sistêmico que permite realizar uma análise integrada dos elementos que a compõe. A fim de fornecer bases teórico-metodológicas para o planejamento ambiental em bacias hidrográficas, os estudos realizados à luz da abordagem da Geoecologia das Paisagens têm mostrado bastante eficiência, através da análise integrada da relação sociedade e natureza. Neste contexto, a presente pesquisa teve como objetivo delimitar as unidades geoecológicas do Alto Curso da Bacia Hidrográfica do Rio Potengi-RN (ACBHRP-RN), que está inserida majoritariamente nos limites administrativos dos municípios de Cerro Corá-RN, São Tomé-RN e Barcelona-RN. Nos últimos anos, novas atividades econômicas vêm se estabelecendo nesta parcela da bacia, fator que ressalta a necessidade de estudos que analisem as condições ambientais locais e que indiquem formas eficientes de uso dos recursos naturais disponíveis. A metodologia foi dividida em quatro fases, baseadas nos fundamentos geoecológicos, quais sejam: organização e inventário, análises e associação dos dados, diagnóstico e proposições. Para tanto, os dados sobre os aspectos físico-ambientais e socioeconômicos da área de estudo foram reunidos e analisados a partir da elaboração de quadros, tabelas, gráficos e produtos cartográficos em escala de 1:250.000. O resultado das análises permitiu a delimitação das unidades geoecológicas do ACBHRP-RN: Depressão com Uso Agropecuário, Encostas Ocidentais da Borborema com Nascentes, Encostas Orientais da Borborema com Relevo Fortemente Ondulado, Encostas Orientais da Borborema/Cidade de Pedras, Planalto do Ventos, Planaltos de Uso Agropecuário e Mineração, Planície Fluvial/APP; Serra de Santana/Área de Nascentes e Vale do Rio Polênga. Posteriormente, foram apresentadas as potencialidades e limitações referentes ao uso do solo em cada unidade geoecológica, além da proposição de ações integradas para a utilização em projetos de planejamento ambiental por parte dos grupos sociais que atuam na área de estudo. Almeja-se que as técnicas utilizadas, os materiais produzidos e as propostas feitas durante a pesquisa possam contribuir para um melhor aproveitamento no uso dos recursos naturais disponíveis, de modo a assegurar o equilíbrio entre qualidade ambiental e o desenvolvimento social, além de servir de referência para auxiliar trabalhos futuros que envolvam o planejamento ambiental em bacias hidrográficas sob a luz da Geoecologia das Paisagens.
-
Mostrar Abstract
-
The environmental problems caused by the indiscriminate use of resources are becoming increasingly evident and result in losses both in natural and social order. Thus, it emerges the need to create mechanisms that minimize and/or solve the problems arising from the misuse of natural resources, in which we can write environmental planning studies as an instrument to be used in this process. For this, in recent years, the hydrographic basin has been adopted as a basic planning unit, due to its systemic character that allows an integrated analysis of the elements that compose it. In order to provide theoretical and methodological bases for environmental planning studies in river basins, several authors have developed researches in the light of the landscape geoecology approach, which has shown a great deal of efficiency in studies environment, enabling the analysis of the relationship between society and nature. In this context, the present research seeks to delimit and identify the potentialities of the geoecological units of the High Course of the Potengi River Basin (ACBHRP-RN). Therefore, the physical-environmental and socioeconomic aspects of the study area will be analyzed in order to define strategies that can be used environmental planning actions, thus guaranteeing the conscious use of the resources available in ACBHRP-RN, mainly in relation to water resources. To substantiate the research in relation to the theoretical aspects, several authors were used discussing the integrated approach in environmental studies, such as Sotchava (1977), Rodríguez e Silva (2013), Christofoletti (1981; 1999), Ross (2009), Cavalcanti (2013; 2014) and Farias (2015). The methodological procedures will be divided into phases that include activities such as bibliographic review, fieldwork, processing and analysis of data collected in GIS through geoprocessing techniques and cartographic production of the results obtained. In this initial stage we present an overview of integrated environmental studies and the contribution of the landscapes geoecology, especially in terms of environmental planning studies in river basins, in addition to presenting the structure of Water resources legislation and the aid of geotechnologies in integrated studies. Finally, we present the methodological path of the research, the physical-environmental characterization of the ACBHRP and the activities that will be performed in the next stage.
|
|
12
|
-
NAIARA DOS REIS RIBEIRO
-
ANÁLISE DOS SERVIÇOS DA GEODIVERSIDADE DO LITORAL DO MUNICÍPIO DE SÃO LUÍS-MA, BRASIL
-
Orientador : MARCO TULIO MENDONCA DINIZ
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANTONIO CORDEIRO FEITOSA
-
MARCO TULIO MENDONCA DINIZ
-
MARCOS ANTONIO LEITE DO NASCIMENTO
-
Data: 24/11/2020
-
-
Mostrar Resumo
-
Os estudos sobre geodiversidade vem ganhando ênfase nas últimas décadas, onde cada vez mais discute-se a importância dos elementos abióticos para as sociedades. Embora as pesquisas relacionadas a biodiversidade ainda possuem mais ênfase para a sociedade quando o assunto é planejamento e gestão ambiental, os estudos sobre análise da geodiversidade, identificação e quantificação de geossítios, identificação de serviços da geodiversidade, dentre outros, vem aumentando. Neste cenário, destacamos a Ilha do Maranhão, especificamente o município de São Luís, capital do Estado do Maranhão, que possui uma área costeira geodiversa e que é bastante utilizada pela população local e por visitantes. Porém, são escassos os estudos que venham a identificar e analisar os serviços prestados pela geodiversidade da área. Nesse contexto, a presente pesquisa busca analisar os serviços prestados pela geodiversidade do litoral do munícipio de São Luís - MA, com vistas na melhor compreensão da relação da sociedade local com a geodiversidade. Foram utilizados para fundamentar a pesquisa autores que abordam a importância dos serviços da geodiversidade ou a interrelação entres estes e os serviços ecossistêmicos, como Gordon e Brawn (2012), Rabelo et al (2019), Rabelo, Santos e Costa (2017), Rabelo (2018), Silva, Mansur e Nascimento (2018). Para o desenvolvimento da pesquisa foram realizados os seguintes procedimentos metodológicos: levantamento de material bibliográfico e cartográfico, técnicas de sensoriamento remoto e geoprocessamento, atividades de campo para identificação e inventariação dos pontos de interesse e identificação dos serviços prestados pela geodiversidade, para análise e discussão levantadas no processo de pesquisa. De acordo com os elementos da geodiversidade observados, analisados e descritos neste trabalho, percebe - se no litoral do município de São Luís a geomorfologia como aspecto mais relevante da geodiversidade para identificação dos pontos de interesse na área, e as características geomorfológicas estão associadas aos principais prestados por essas áreas para a população. Foram identificados 8 pontos de interesse da geodiversidade, nos quais todos os pontos apresentaram pelo menos quatro dos cinco serviços (regulação, suporte, provisão, cultural e conhecimento) propostos pela metodologia de Gray (2013). A partir desse levantamento é possível apontar os principais serviços de cada local e as formas de usos feitas pela sociedade.
-
Mostrar Abstract
-
.
|
|
13
|
-
DIOGO FELIPE SANTOS DE MOURA
-
SALUBRIDADE E SANEAMENTO AMBIENTAL: UMA ANÁLISE ESPACIAL DAS ÁREAS COM CONCENTRAÇÃO DE DOENÇAS NO DISTRITO SANITÁRIO OESTE DE NATAL-RN
-
Orientador : ADRIANO LIMA TROLEIS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ADRIANO LIMA TROLEIS
-
JULIANA FELIPE FARIAS
-
LUIS ALBERTO BASSO
-
Data: 25/11/2020
-
-
Mostrar Resumo
-
RESUMO
A Geografia ao longo de sua história como ciência teve a preocupação de estudar as relações que ocorrem no espaço geográfico entre o homem e a natureza. Essa busca incessante em compreender as interferências que o ser humano pratica no ambiente, influenciando na sua qualidade de vida, fez com que surgissem diversos estudos e um novo campo de conhecimento denominado atualmente de Geografia da saúde. As relações entre processos saúde/doença e homem/ambiente, amargam uma grande influência do crescimento urbano desordenado que vem acontecendo nas últimas décadas nas cidades brasileiras. Logo, a análise da salubridade ambiental nos lugares que concentram doenças visa mostrar a relação sociedade e natureza nessa problemática ambiental e também de saúde humana que acontece geralmente em escala local. Com o objetivo de analisar a relação da salubridade e do saneamento ambiental nas áreas de maior concentração dos casos das doenças Dengue, Chikungunya e Zika, no território do Distrito Sanitário Oeste (DSO) de Natal/RN, esta dissertação propõe ser um estudo que contribua para o planejamento territorial da Vigilância em Saúde Ambiental pertencente à Secretaria Municipal de Saúde e a outras instituições públicas que atuam no município de Natal (SEMURB, CAERN e URBANA), as quais poderão praticar ações de prevenção e mitigação de epidemias e saneamento nos lugares do território da saúde que apresentarem as maiores concentrações dos casos das Doenças Relacionadas ao Saneamento Ambiental Inadequado (DRSAI) e um baixo nível de salubridade ambiental. Os procedimentos técnicos e metodológicos desta pesquisa estão divididos em duas etapas: teórica/conceitual e operacional/empírico. A primeira etapa apresenta os principais levantamentos documentais e bibliográficos que ajudaram na reflexão teórica e conceitual sobre os elementos espaciais que auxiliam na compreensão das doenças para à Geografia da Saúde: sociedade, natureza, território e lugar. A segunda etapa aborda o caminho técnico operacional necessário para alcançar os objetivos da pesquisa, mostrando desde a definição das escalas espaciais, temporais e criação dos formulários, até como foram realizadas as adaptações e elaborações do Indicador de Salubridade Ambiental em Áreas com Concentração de Doenças (ISA/ACD) e a Amostragem Espacial por Quadrícula (AEQ). Tais ações metodológicas, contribuíram para identificar e avaliar através da distribuição espacial, 43 áreas com concentração das doenças Dengue, Chikungunya e Zika presentes no Território do Distrito Sanitário Oeste de Natal-RN. Nesse contexto, a partir dos resultados, foram possíveis propor algumas ações de planejamento, tais como: promover ações conjuntas com as outras secretarias municipais; realizar monitoramento na ACD 42 e nas demais áreas que estão próximas da margem do rio Potengi; realizar vistoria conjunta das equipes de agentes de endemias e saúde nas ACDs prioritárias e importantes; promover o aumento da área de abrangência das USFs, abarcando outros locais do DSO onde a população está desassistida dentro das ACDs; e resolver o problema das residências que estão com vazamento da rede coletora de esgoto condominial. Essas e tantas outras ações apontadas nos resultados da pesquisa, tem como objetivo melhorar o processo de identificação e prevenção de surto das doenças “arbovirose” no território do Distrito Sanitário Oeste de Natal-RN.
-
Mostrar Abstract
-
The Geography throughout its history as science had the concern to study the relations that occur in the geographic space between man and nature. This incessant search to understand the interferences that human beings practice in the environment, interfering in their quality of life, caused several studies to emerge and a new field of knowledge currently known as Geography of health. These relations and processes health/disease and man/environment resist a great influence of the urban growth that has been happening in the last decades in the Brazilian cities. Therefore, the analysis of the environmental health in the places that concentrate diseases is a type of study that aims to show the relationship society and nature in this environmental problem and also of human healthcare that happens on a local scale. In order to analyze the relationship of health and environmental sanitation in the areas of higher concentration of Dengue, Chikungunya and Zika diseases, in the territory of the Western Sanitary District (DSO) of Natal/RN, this dissertation proposes to be a study that Contribute to the territorial planning of the Environmental Health Surveillance belonging to the Municipal Health Secretariat and to other public institutions that operate in the municipality of Natal (SEMURB, CAERN and URBANA), which will be able to practice preventive actions and Mitigation of epirements and sanitation in the places of the health area that present the highest concentrations of cases of Diseases Related to Inadequate Environmental Sanitation (DRSAI) and a low level of environmental healthiness. THE Technical and methodological procedures of this research are divided into two phases: theoretical/conceptual and operational/empirical. In The first stage will be presented the main bibliographic surveys carried out until the qualification to produce the chapter of theoretical foundations, which has as main discussion the spatial elements for the understanding of diseases in Geography of Health: society, nature, territory and place. The Second Stage will display all the technical operational path necessary to achieve the objectives of the research, showing from the definition of spatial scales, temporal and creation of forms, to how the adaptations and elaborations of the Environmental Health Indicator in Areas with Concentration of Diseases (ISA/ACD) and Spatial Sampling (AEQ). With These methodological tools, this study will have a small statistical error, with regard to the data that will be obtained for analysis. Therefore, until the time of qualification, this dissertation will present two chapters completed and three chapters still in the elaboration phase. During the year 2019, the next ten steps will be held, which are listed in the final considerations of this work. Regarding the partial results of the research, it was possible to identify ten areas with a higher concentration of Chikungunya and Zika diseases (2,787 cases) between the years 2016 and 2017, where there are 418 streets, 15,780 residences and presents about 21.72% of Population (50,738 people) of the Western Health District that inhabit the ACD and are exposed to the vectors of Aedes Aegypt and to obtain infectious parasitic diseases.
|
|
14
|
-
JULIE ANDRADE SOUZA
-
EVENTOS DE PRECIPITAÇÕES EXTREMAS E SUAS REPERCUSSÕES NA PAISAGEM DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO POTENGI-RN
-
Orientador : RODRIGO DE FREITAS AMORIM
-
MEMBROS DA BANCA :
-
RODRIGO DE FREITAS AMORIM
-
LUIZ ANTONIO CESTARO
-
ANTONIO CARLOS DE BARROS CORRÊA
-
Data: 25/11/2020
-
-
Mostrar Resumo
-
A precipitação é a variável climática mais importante quando se pretende compreender a dinâmica da estrutura superficial da paisagem e as consequências nas diversas atividades humanas. Os eventos capazes de provocar maiores alterações no sistema são os extremos, definidos por valores atipicamente elevados ou baixos considerando um intervalo de observações. A Bacia Hidrográfica do rio Potengi, área de estudo, está localizada no Rio Grande do Norte e abrange 18 municípios, incluindo a capital do estado. A metodologia é pautada em procedimentos e técnicas quantitativas, como nos métodos de krigagem (espacialização) e Gumbel (tempo de retorno), além da análise qualitativa, na definição das unidades de paisagem. Os resultados demonstram que há uma significativa variação espaço-temporal da chuva nos diferentes compartimentos. Com relação aos eventos máximos, foi possível verificar que fenômenos climatológicos de precipitação com alta magnitude são frequentes em um curto intervalo de tempo. Por fim, foram definidas unidades de paisagem (brejo de altitude, semiárido, agreste e tabuleiro chuvoso), usando como elemento principal de a precipitação.
-
Mostrar Abstract
-
Precipitation is the most important climatic variable when it is intended to understand the dynamics of the surface structure of the landscape and the consequences for different human activities. The events capable of causing major changes in the system are the extremes, defined by atypically high or low values considering an interval of observations. The Potengi River Basin, the study area, is located in Rio Grande do Norte and covers 18 municipalities, including the state capital. The methodology is based on quantitative procedures and techniques, such as kriging (spatialization) and Gumbel (return time) methods, in addition to qualitative analysis, in the definition of landscape units. The results show that there is a significant spatio-temporal variation in rainfall in the different compartments. Regarding the maximum events, it was possible to verify that climatological phenomena of precipitation with high magnitude are frequent in a short period of time. Finally, landscape units (altitude swamp, semi-arid, wild and rainy board) were defined, using precipitation as the main element.
|
|
15
|
-
ALICE MARIA MARQUES DA SILVA
-
O comércio porta a porta na cidade de Mamanguape-PB
-
Orientador : RITA DE CASSIA DA CONCEICAO GOMES
-
MEMBROS DA BANCA :
-
RITA DE CASSIA DA CONCEICAO GOMES
-
IONE RODRIGUES DINIZ MORAIS
-
ROSA MARIA RODRIGUES LOPES
-
Data: 26/11/2020
-
-
Mostrar Resumo
-
As diferentes formas de comercialização de mercadorias acarretaram mudanças nas estruturas espaciais das cidades, visto que o comércio é uma atividade que movimenta a vida social e urbana. Suas diferentes formas e práticas de reprodução ao longo da história levaram a inúmeras mudanças que influenciaram nas práticas sociais, entre elas a do consumo de mercadorias por meio do comércio. Tendo como base as leituras dos escritos de Cachinho (1994, 1999, 2006, 2009), Salgueiro (1989, 2006, 2010) e outros autores que abordam a temática do comércio e do consumo e suas transformações ao longo dos anos, por meio da modernização dos estabelecimentos e práticas comerciais, realizou-se a pesquisa sobre o comércio porta a porta. Ainda que seja uma atividade que ocorre desde o período medieval, essa prática comercial hodierna apresenta novas configurações permeadas por relações condizentes com a realidade econômica e social. O embasamento teórico obtido a partir dos autores citados subsidiou a pesquisa de campo realizada na cidade de Mamanguape em três momentos: reconhecimento dos bairros por meio da observação; realização de entrevistas com moradores e vendedores porta a porta; e por fim a realização do estudo da dinâmica centro comercial da cidade. De acordo com as informações encontradas durante a pesquisa de campo e a pesquisa bibliográfica, esse meio de comercialização/consumo porta a porta pode ser compreendido por meio da lógica desigual da concentração de riqueza, da falta de oportunidade, da apropriação desigual dos espaços urbanos e do desemprego crescente nos últimos anos.
-
Mostrar Abstract
-
.
|
|
|
Teses |
|
1
|
-
LEANDRO REGINALDO MAXIMINO LELIS
-
O USO DO TERRITÓRIO E O CIRCUITO ESPACIAL PRODUTIVO DE CELULOSE EM MATO GROSSO DO SUL
-
Orientador : CELSO DONIZETE LOCATEL
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CELSO DONIZETE LOCATEL
-
JANE ROBERTA DE ASSIS BARBOSA
-
JOSEFA DE LISBOA SANTOS
-
RITA DE CASSIA DA CONCEICAO GOMES
-
SEDEVAL NARDOQUE
-
Data: 13/03/2020
-
-
Mostrar Resumo
-
A partir de meados da década de 2000, o circuito espacial produtivo de celulose se expandiu em Mato Grosso do Sul, sobretudo em sua região Leste. Em menos de uma década, a expansão deste circuito inseriu o referido estado entre os principais produtores de eucalipto e de celulose do Brasil, além de torná-lo o principal exportador de celulose. Neste contexto, o objetivo geral desta pesquisa consiste em compreender o uso do território pelo circuito espacial de produção de celulose em Mato Grosso do Sul, bem como seus desdobramentos econômicos, sociais e ambientais. A partir dos procedimentos metodológicos adotados, constatou-se que a expansão do circuito espacial produtivo de celulose em Mato Grosso do Sul é resultado da nova divisão territorial do trabalho vinculada à produção de papel, caracterizada, na escala global, pela transferência da produção florestal e de celulose – etapas iniciais da produção de papel – dos países do Norte para os países do Sul e, na escala nacional, pela interiorização da produção florestal e de celulose. Entende-se que a escolha da região Leste de Mato Grosso do Sul para a expansão do circuito pesquisado ocorreu devido à combinação de oito fatores, sendo a atuação estatal, nas instâncias federal, estadual e municipal, o mais preponderante em razão da criação de condições ideais, sobretudo do ponto de vista econômico, normativo e infraestrutural, para a utilização corporativa do território sul-mato-grossense por parte das companhias produtoras de celulose. Ademais, outro aspecto que merece destaque se refere à multiescalaridade geográfica do circuito investigado. Isso porque, apesar da transferência das etapas iniciais da produção de papel dos países do Norte para os do Sul, os primeiros continuam sendo os grandes fornecedores de tecnologias para os projetos de celulose instalados nos segundos, além de estarem entre os principais consumidores da celulose produzida nestes. Este contexto demonstra que o circuito espacial produtivo de celulose em Mato Grosso do Sul está articulado a partir de diferentes escalas, desde a global até a local, por meio de fluxos materiais e imateriais de diversas ordens, conteúdos e intensidades. Articulação possibilitada por círculos de cooperação no espaço bem definidos, que, a partir das verticalidades do mercado global, contribuem para a inserção de lógicas externas ao lugar, provocando diversos desdobramentos na cidade, no campo e no mercado de trabalho, os quais revelam o caráter contraproducente do circuito estudado, além de evidenciarem suas dimensões social e ambiental, fundamentais para a compreensão da totalidade de um circuito espacial produtivo, especialmente os intensivos em recursos naturais.
-
Mostrar Abstract
-
From the mid-2000s, the cellulose production spatial circuit expanded in Mato Grosso do Sul, especially in its eastern region. In less than a decade, the expansion of this circuit inserted the referred state among the main producers of eucalyptus and cellulose in Brazil, in addition to making it the main exporter of cellulose. In this context, the general objective of this research is to understand the use of the territory by the spatial circuit of cellulose production in Mato Grosso do Sul, as well as its economic, social and environmental deployments. From the methodological procedures adopted, it was found that the expansion of the cellulose production space circuit in Mato Grosso do Sul is the result of the new territorial division of labor linked to paper production, characterized, on a global scale, by the transference of forestry and cellulose production - initial steps of paper production - from the countries of the North to the countries of the South and, on the national scale, by the interiorization of forestry and cellulose production. It is understood that the choice of the eastern region of Mato Grosso do Sul for the expansion of the surveyed circuit occurred due to the combination of eight factors, being the state action, at the federal, state and municipal instances, the most preponderant due to the creation of ideal conditions, especially from an economic, normative and infrastructural point of view, for the corporate use of the territory of Mato Grosso do Sul by the companies producing cellulose. Furthermore, another aspect that deserves mentioning refers to the geographical multiscale of the investigated circuit. This is because, despite the transference of the initial steps of paper production from the countries of the North to those of the South, the former remain the major suppliers of technologies for the cellulose projects installed in the latter, in addition to being among the main consumers of the cellulose produced in these. This context demonstrates that the productive spatial circuit of cellulose in Mato Grosso do Sul is articulated from different scales, from the global to the local, through material and immaterial flows of different orders, contents and intensities. Articulation made possible by well-defined circles of cooperation in space, which, based on the verticalities of the global market, contribute to the insertion of logics external to the place, causing various deployments in the city, in the countryside and in the labor market, which reveal the counterproductive character of the studied circuit, in addition to evidence its social and environmental dimensions, which are fundamental for understanding the totality of a productive spatial circuit, especially those intensive in natural resources.
|
|
2
|
-
MARCEU DE MELO
-
CLASSIFICAÇÃO DE DUNAS EM ÁREAS URBANAS A PARTIR DO VALOR DE RELEVÂNCIA DE SUAS FUNÇÕES AMBIENTAIS – ESTUDO EMPÍRICO EM NATAL/RN
-
Orientador : LUIZ ANTONIO CESTARO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
LUIZ ANTONIO CESTARO
-
ZULEIDE MARIA CARVALHO LIMA
-
RICARDO FARIAS DO AMARAL
-
JOSE PETRONILO DA SILVA JUNIOR
-
VANDA CARNEIRO DE CLAUDINO SALES
-
Data: 09/07/2020
-
-
Mostrar Resumo
-
As funções ambientais estão diretamente relacionadas à qualidade de vida e ao bem-estar social, sobretudo em áreas urbanas, onde são ainda mais importantes devido à grande variedade de estressores ambientais (poluição e degradação) e sociais (segregação e desigualdades) presentes nesses espaços. A cidade do Natal, área de experimentação, tem como elemento paisagístico mais representativo as dunas, feições que desempenham uma série de funções ambientais com destacada importância para a sociedade. Apesar do reconhecimento da importância das dunas, há um conflito entre usos, ocupação e preservação, resultando em recorrentes casos de degradação, em virtude da expansão urbana sobre um sítio com ampla distribuição dessas feições geomorfológicas. O presente trabalho defende a hipótese que as funções ambientais desempenhadas pelas dunas podem ser qualificadas, quantificadas e hierarquizadas de forma a orientar e disciplinar a tomada de decisão sobre os tipos de usos e ocupações permitidos e adequados para esses ambientes. Teve como objetivo propor uma metodologia integradora para a aplicação prática do conceito de funções ambientais e para a caracterização do status de conservação das dunas (SCD), úteis para o planejamento, gestão e tomada de decisão, tendo como elementos de análise e experimentação 57 dunas não situadas em zonas de proteção ambiental do município de Natal/RN. Foi realizada uma apresentação e discussão de vários termos e conceitos associados à essa temática, como serviços ecossistêmicos, funções da paisagem, serviços geossistêmicos. O termo funções ambientais foi escolhido como o mais adequado aos objetivos propostos. O trabalho identificou 25 funções ambientais associadas às dunas e contou com a participação de 55 especialistas de 19 países para a definição do valor de relevância dessas funções (VRFA). Os maiores VRFA foram identificados nas dunas situadas no limite com o Oceano, devido às funções associadas à proteção costeira e proteção à cunha salina. O SCD foi baseado em critérios qualitativos como área, transformação morfológica, cobertura vegetal e visibilidade cênica. Os resultados obtidos apontaram para uma relação entre o status de conservação das dunas e a quantidade de funções ambientais, pois quanto maior o SCD maior a quantidade de funções registrada. A metodologia mostrou-se válida para as dunas do município de Natal, uma vez que conseguiu distribuir as dunas em um gradiente classificatório, considerando o VRFA como um indicador útil para tomada de decisão.
-
Mostrar Abstract
-
Environmental functions are directly related to quality of life and social welfare, especially in urban areas, where they are even more important due to the wide variety of environmental (pollution and degradation) and social (segregation and inequality) stressors present in these spaces. In the city of Natal, experimentation area, the dunes are the most representative landscape element, features that perform a series of environmental functions with outstanding importance for society. Despite the recognition of the importance of the dunes, there is a conflict between use / occupation and preservation, resulting in recurrent cases of degradation due to urban expansion over a site with wide distribution of these geomorphological features. The present work defends the hypothesis that the environmental functions performed by the dunes can be qualified, quantified and hierarchized in order to guide and discipline the decision making about the permitted and appropriate types of uses and occupations for these environments. The objective was to propose an integrative methodology for the practical application of the concept of environmental functions and for the characterization of dune conservation status (SCD), useful for planning, management and decision-making, using 57 dunes for analysis and experimentation not located in environmental protection zones of the city of Natal / RN. A presentation and discussion of various terms and concepts associated with this theme (ecosystem services, landscape functions, geosystem services, etc.) was presented and the term environmental functions was chosen as the most appropriate to the proposed objectives. The study identified 25 environmental functions associated with dunes and 55 experts from 19 countries participated in the definition of the relevance value of these functions (VRFA). The largest VRFA were identified in the dunes at the edge of the ocean, due to the functions associated with coastal protection and saline wedge protection. The SCD was based on qualitative criteria such as area, morphological transformation, vegetation cover and scenic visibility. The obtained results pointed to a relation between the conservation status of the dunes and the number of functions, since the highest amounts were found in dunes with medium and high conservation status. The methodology proved to be valid for the dunes of the city of Natal, since it managed to distribute the dunes in a grading gradient, considering the VRFA as a useful indicator for decision-making.
|
|
3
|
-
ANA BEATRIZ CÂMARA MACIEL
-
A GEODIVERSIDADE DO MUNICÍPIO DE NATAL-RN: PROPOSTA DE GEOMORFOSSÍTIOS E ROTEIRO GEOEDUCATIVO
-
Orientador : ZULEIDE MARIA CARVALHO LIMA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ZULEIDE MARIA CARVALHO LIMA
-
JULIANA FELIPE FARIAS
-
MARCOS ANTONIO LEITE DO NASCIMENTO
-
LARYSSA SHEYDDER DE OLIVEIRA LOPES
-
NARLA SATHLER MUSSE DE OLIVEIRA
-
Data: 22/07/2020
-
-
Mostrar Resumo
-
As cidades brasileiras, ao longo dos séculos, foram sendo construídas nos ambientes naturais que favoreciam, no início, por sua proteção, abastecimento de água e por sua alimentação. Ao constituir as cidades, elas sofreram com mudanças nos seus espaços e na paisagem, alterando o ambiente, ou melhor, a sua geodiversidade. Atualmente, o conceito de geodiversidade está sendo difundido juntamente com o de Patrimônio Geomorfológico, Geoconservação, Geoeducação. Pensando em popularizar esses conceitos e promover a divulgação e proteção do meio abiótico, busca-se uma exploração desses ambientes de forma mais sustentável. Sendo assim, o foco deste estudo foi baseado no Patrimônio Geomorfológico (nos geomorfossítios) no município de Natal-RN. O objetivo geral desta pesquisa foi avaliar os Geomorfossítios do município de Natal-RN por meio da integralização do meio físico, socioeconômico e ambiental para promoção da Geoeducação. A metodologia utilizada na pesquisa se deu pelos trabalhos iniciais (levantamento bibliográfico, levantamento icnográfico, revisão, fichamentos, elaboração das fichas de avaliação e dos critérios de quantificação); pelos trabalhos de campo (foram realizados seis campos), trabalho de laboratório de informática (mapas temáticos) e o trabalho de gabinete (sub-etapas – análise e correlação dos dados coletados, produção dos mapas, caracterização qualitativa e quantitativa dos geomorfossítios, elaboração de artigos para eventos/seminários e a produção da tese). Os resultados identificados foram: 1) os geomorfossitios com o maior valor científico foram - Parque das Dunas, que alcançou a maior valoração com 0,937 (muito alta relevância), seguidos dos geomorfossítios Morro do Careca, Via Costeira e Parque da Cidade; 2) os geomorfossitios com o maior potencial geoturístico foram os Geomorfossítios Parque da Cidade, Morro do Careca, Parque das Dunas, Via Costeira, Forte dos Reis Magos e Ladeira do Sol; 3) em relação ao potencial de uso educativo, verifica-se que obtiveram classificações de relevância “alta” e “muito alta”, o primeiro com dois geomorfossítios (Dunas da Redinha e Dunas do Rio Pitimbu) e os demais obtiveram a maior classificação; 4) por último, foi calculado o grau de suscetibilidade onde foram identificados os geomorfossítios mais susceptíveis a degradação, a Ladeira do Sol e Forte dos Reis Magos, com 0,8. Por fim, foi produzido um roteiro geoeducativo, apresentando opções de roteiros para professores, estudantes, população e aos turistas, como também folder, modelos de cartões postais, jogos da memória, homepage, mídia social e uma cartilha sobre os geomorfossítios para que seja disseminada por todo o município. Nesse roteiro, constam: o percurso – qual será o geomorfossítio(os) visitado(os) e a zona administrativa de localização de cada geomorfossítio; o tempo de duração da atividade; o objetivo da aula de campo ou da visitação turística; foi detalhada também as disciplinas que podem ser trabalhadas/conteúdos. Foram propostas, também, atividades que podem ser desenvolvidas após a aula de campo para que os professores/alunos possam promover a conservação do seu habitat.
-
Mostrar Abstract
-
.
|
|
4
|
-
YURI MARQUES MACEDO
-
RISCO DE DESABASTECIMENTO HÍDRICO NO RIO GRANDE DO NORTE, BRASIL.
-
Orientador : ADRIANO LIMA TROLEIS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ADRIANO LIMA TROLEIS
-
JULIANA FELIPE FARIAS
-
LUTIANE QUEIROZ DE ALMEIDA
-
MARCO TULIO MENDONCA DINIZ
-
FRANCISCO DA SILVA COSTA
-
HAMILCAR JOSÉ ALMEIDA FILGUEIRA
-
Data: 06/08/2020
-
-
Mostrar Resumo
-
RESUMO
O desabastecimento hídrico urbano é um desastre socioambiental recorrente no Brasil que incide, principalmente, na região de clima semiárido (semiárido brasileiro), o qual tem secas periódicas em seu comportamento climático. Os problemas decorrentes desse desastre na atualidade, são de ordem financeira e material, com mortalidade de rebanhos, estagnação econômica nos municípios e fuga de capital - as empresas, sobretudo agrícolas, migram para outros territórios deixando de contribuir para o município e gerar empregos. Apesar do desenvolvimento social e tecnológico atual da sociedade, as perdas e investimentos públicos relacionados (as) ao problema do desabastecimento hídrico continuam crescendo, denotando a vulnerabilidade da população, com destaque para o último período de seca, entre 2012-2017, o qual foi referência para esta pesquisa. A hipótese de que a relação entre fatores ambientais, infraestruturais, socioeconômicos e de planejamento estatal produz territórios de risco de desabastecimento hídrico no RN direcionou os trabalhos de pesquisa, cujo principal propósito consistiu em analisar o risco de desabastecimento hídrico no Rio Grande do Norte (RN) a partir do Índice de Risco de Desabastecimento Hídrico (IRDH) gerado pelo sistema de indicadores socioambientais de risco ao desabastecimento hídrico. Nesse contexto, a pesquisa foi realizada de forma qualitativa e quantitativa, avaliando e analisando o risco de desabastecimento hídrico do RN nos 153 municípios que compõem o sistema de abastecimento realizado a partir da concessionária estadual (representando 92% dos 167 municípios do estado), em suas sete regiões de abastecimento hídrico. Esta análise foi possível através do IRDH, que foi estruturado em uma perspectiva sistêmica e fundamentada, que estruturou 19 variáveis, correspondendo a 4 indicadores inerentes aos fatores presentes na hipótese. Foram classificados 5 níveis de risco: ‘Muito Baixo’; ‘Baixo’, ‘Médio’; ‘Alto’; e ‘Muito Alto’. O resultado do IRDH do Rio Grande do Norte comprovou a relação entre fatores ambientais, infraestruturais, de planejamento hídrico e socioeconômicos na problemática do desabastecimento hídrico, classificando 48% dos municípios do estado nas classes ‘alto’ e 1% ‘muito alto’ risco, o que as coloca em situação de maior atenção quanto aos potenciais problemas derivados do desabastecimento hídrico, além de 41% risco ‘médio’ e 10% ‘baixo’, não havendo ocorrências de ‘muito baixo’ risco. Dos 153 municípios analisados, 1 foi classificado como ‘muito alto’; 74 classificados como ‘alto’; 62 como ‘médio’; e 16 considerados de ‘baixo’ risco de desabastecimento hídrico, conforme a classificação do IRDH. Com a finalidade de diminuir/mitigar os resultados do IRDH no estado, foram propostas ações e medidas em cada região de abastecimento hídrico e na análise geral do Rio Grande do Norte.
-
Mostrar Abstract
-
ABSTRACT
Urban water shortages are a recurring socio-environmental disaster in Brazil, which mainly affects the semi-arid (Brazilian semi-arid) region, which has periodic droughts in its climatic behavior. The problems resulting from this disaster, today, are of a financial and material nature, with mortality of livestock, economic stagnation in the municipalities, and capital flight - companies, mainly agricultural, migrate to other territories failing to contribute to the municipality and generate jobs. Despite the current social and technological development of society, the losses and public investments related to the problem of water shortages continue to grow, denoting the population's vulnerability, with emphasis on the last drought period,between 2012-2017, which was a reference for this research. The hypothesis that the relationship between environmental, infrastructural, socioeconomic and state planning factors produces territories at risk of water shortages in RN, directed the research work, in which, the main purpose was to analyze the risk of water shortages in Rio Grande do Norte (RN) from the Water Shortage Risk Index (IRDH) generated by the system of socio-environmental indicators of risk to water shortages. In this context, the research was carried out qualitatively and quantitatively, evaluating and analyzing the risk of water shortages in the 153 municipalities of RN that make up the supply system carried out by the state concessionaire (representing 92% of the 167 municipalities in the state), in its seven water supply regions. This analysis was possible through the IRDH, which was structured in a systemic and grounded perspective, which structured 19 variables, corresponding to 4 indicators inherent to the factors present in the hypothesis. Five levels of risk were classified: ‘Very Low’; ‘Low’, ‘Medium’; 'High'; 'Very High'. The result of the Rio Grande do Norte IRDH proved the relationship between environmental, infrastructural, water planning and socioeconomic factors in the problem of water shortages, classifying 48% of the state's municipalities in the classes 'high' and 1% 'very high' risk which puts them in a situation of greater attention as to the potential problems arising from water shortages, in addition to 41% 'medium' risk and 10% 'low' risk, there are no occurrences of 'very low' risk. Of the 153 municipalities analyzed, 1 was classified as 'very high'; 74 classified as 'high'; 62 as ‘medium’; and 16 considered to be 'low' risk of water shortages, according to the IRDH classification. To reduce/mitigate the results of the IRDH in the state, actions and measures were proposed in each water supply region and the general analysis of Rio Grande do Norte.
|
|
5
|
-
THIAGO AUGUSTO NOGUEIRA DE QUEIROZ
-
O PROCESSO DE VERTICALIZAÇÃO EM NOVA PARNAMIRIM: O TRANSBORDAMENTO DO ESPAÇO URBANO DE NATAL-RN
-
Orientador : ADEMIR ARAÚJO DA COSTA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ADEMIR ARAÚJO DA COSTA
-
IONE RODRIGUES DINIZ MORAIS
-
ALEXSANDRO FERREIRA CARDOSO DA SILVA
-
RICARDO LUIZ TOWS
-
BEATRIZ RIBEIRO SOARES
-
Data: 03/09/2020
-
-
Mostrar Resumo
-
Nos últimos vinte anos, o bairro de Nova Parnamirim, município de Parnamirim, estado do Rio Grande do Norte-RN, vem passando por um processo de verticalização urbana, que está inserido em uma estrutura econômica, política e cultural e corresponde à construção de edifícios altos – as formas urbanas com elevador elétrico e com dez pavimentos ou mais, que podem ter funções residenciais ou terciárias. O processo de verticalização, enquanto produção do espaço urbano, pode ser percebido (absoluto e relativo) e relacional (concebido e vivido), sendo uma autossegregação que converge com a descentralização do terciário moderno. Esse processo ocorre devido a articulação das estratégias e práticas dos(as): incorporadores imobiliários, proprietários fundiários, construtoras, agentes financeiros, Estado e moradores – proprietários ou inquilinos. Partimos da hipótese que o processo de verticalização em Nova Parnamirim é produto do transbordamento do espaço urbano de Natal-RN, capital do estado do Rio Grande do Norte. Para isso, objetivamos compreender esse processo no bairro de Nova Parnamirim, através do respectivo transbordamento da expansão urbana da cidade de Natal sob o território municipal de Parnamirim. Como também, entendendo o processo de verticalização percebido em Nova Parnamirim e sabendo sobre a verticalização urbana relacional no bairro. Para atingir esses objetivos, utilizamos como metodologia a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental e a pesquisa de campo. Como resultado dessas pesquisas, a verticalização urbana percebida em Nova Parnamirim tem duas fases. Em sua primeira fase (1997-2008), a verticalização desse bairro se caracterizou pela construção arquitetônica de edifícios altos sem apartamentos na cobertura e sem apartamentos no térreo. Nessa fase, também houve a unanimidade da participação de incorporadoras locais, com sede em Natal. Na segunda fase (2008-2020) da verticalização do bairro de Nova Parnamirim, os edifícios altos passaram a ser construídos com apartamentos duplex na cobertura e com apartamentos no térreo. Além disso, nessa segunda fase, houve uma participação expressiva de incorporadoras internacionais, além de incorporadoras nacionais com capitais estrangeiros. Nessa segunda fase, também ocorreu a descentralização do terciário moderno de Natal que transbordou para Nova Parnamirim, onde se instalaram shopping centers, strip malls, praças de food trucks, redes nacionais e internacionais de hipermercados, supermercados, lojas de departamentos e filiais de lojas locais nas principais avenidas – Abel Cabral, Maria Lacerda e Ayrton Senna. Sobre a verticalização urbana relacional, os incorporadores imobiliários representam e concebem em seus panfletos de publicidade e propaganda o bairro de Nova Parnamirim como sendo “Zona Sul” de Natal. Por sua vez, os moradores dos edifícios altos concebem, na compra ou aluguel do apartamento, o uso das áreas de lazer do condomínio, mas, na maioria dos casos, não as vivenciam. Esses moradores vivenciam e utilizam com uma média e alta intensidade o espaço urbano de Natal e do próprio bairro, utilizando com pouca intensidade ou não o espaço urbano de Parnamirim. Assim, conforme já destacado anteriormente, enfatizamos que o processo de verticalização de Nova Parnamirim é produto do transbordamento do espaço urbano de Natal, fragmentando o território do município de Parnamirim e articulando esse bairro com a cidade de Natal.
-
Mostrar Abstract
-
In our everyday life, we observe the landscape changes that have been taking in Nova Parnamirim in the last ten years. We realized, mainly, the growth in the number of condominiums with vertical buildings. This fact motivated us to make a research about this process observed in the neighborhood landscape. We start from the hypothesis that the verticalization process in Nova Parnamirim is a continuity of the production of the urban space and the verticalization process in Natal. In this perspective, we ask: what are the strategies and practices of the economic, political and social agents that make the verticalization process in Nova Parnamirim a continuity in the space-time of the process of the production of the urban space of Natal? In this context, this thesis has the general objective of understanding the process of verticalization in Nova Parnamirim as a continuity of the production of the urban space and the verticalization of Natal, through strategies and practices, at different scales, of economic, political and social agents. For this understanding, we highlight the montage, development and deployment of the verticalization process in Nova Parnamirim. The partial results show that the montage of the verticalization in Nova Parnamirim is in the production of the space and the verticalization in Natal, began in an incipient way in the decade of 1930, becoming more expressive in the landscape in the end of the decade of 1960. From the decade of 1990 saw the start of the verticalization process in Nova Parnamirim. On the one hand, this process had a continuity and an expansion after the world economic crisis of 2008. On the other hand, this process became discontinuous after the urban, political and economic crisis that has been taking in Brazil since 2013. The developments in this process show the "heteronomous discourse" of the residents and of the socio-spatial representations of vertical condominiums. In the same way, verticalization unfolds in the "self-segregation" of the residents and the "metropolitan social-spatial fragmentation". A final deployment refers to the "urban pedagogy" produced by verticalization, contrary to the "right to the city", "socio-spatial justice" and "urban development".
|
|
6
|
-
CARLOS EDUARDO VALLE ROSA
-
GEOPOLÍTICA AEROESPACIAL
-
Orientador : EDU SILVESTRE DE ALBUQUERQUE
-
MEMBROS DA BANCA :
-
LUCIANO VAZ FERREIRA
-
AUGUSTO WAGNER MENEZES TEIXEIRA JÚNIOR
-
EDU SILVESTRE DE ALBUQUERQUE
-
EUGENIA MARIA DANTAS
-
JULIO FRANCISCO DANTAS DE REZENDE
-
Data: 01/12/2020
-
-
Mostrar Resumo
-
O espaço aéreo e o espaço exterior conjugados formam um domínio geográficodenominado ambiente aeroespacial. Desde os primórdios da aviação até a era espacial,fenômenos políticos nesse novo ambiente têm se tornado decisivos para a humanidade. Nãosomente conflitos militares, mas também a exploração de recursos naturais, o acesso às novastecnologias da comunicação e da informação, o desenvolvimento socioeconômico e até mesmoa possibilidade de o homem habitar novos corpos celestes podem ser incluídos nessa realidade.Esses fenômenos no ambiente aeroespacial configuram relações de poder, definição deterritórios, criação de arcabouços jurídicos como o direito aeronáutico e espacial, reclamos desoberania e contenciosos que extrapolam as abordagens clássicas da geopolítica. Assim é queo objetivo da pesquisa foi demonstrar a pertinência e a propriedade de uma GeopolíticaAeroespacial. A Tese se desenvolveu metodologicamente por uma abordagem teórica e umacontextualização empírica do tema. Inicialmente, preocupou-se com a caracterizaçãogeográfica desse ambiente. Em seguida, com base em uma fundamentação teórica em torno doconceito de geopolítica, a pesquisa recorreu à história do poder aéreo e espacial como forma deidentificar a aplicação do conceito ao novo ambiente geográfico. No que tange à aplicação doconceito, buscou apontar encontros e formular cenários para o caso brasileiro. Por meio de umapesquisa bibliográfica e de entrevistas com especialistas, a Tese desenvolve o conceito deGeopolítica Aeroespacial, onde revela que tanto o espaço aéreo como o espaço exterior sãoambientes que, apesar de intensa aplicação de postulados básicos da geopolítica, configuramum novo campo dessa ciência. A partir das evidências coletadas chegou-se a um construtoteórico que caracteriza geograficamente o ambiente aeroespacial. Também foi possível colherresultados, a partir da pesquisa histórica, de eventos críticos nos quais esse ambiente esteve nocentro do protagonismo político mundial. Nas entrevistas com especialistas visa-se a obterindícios da situação nacional com respeito ao tema, permitindo a formulações de cenáriosfuturos. A Tese, preliminarmente, chegou à conclusão da importância geopolítica do ambienteaeroespacial para a teorização geopolítica e a relevância do assunto no desenvolvimento deestratégias nacionais de defesa ao longo do século XXI.
-
Mostrar Abstract
-
The combination between the airspace and the outer space form a geographic domain called the aerospace environment. From the dawn of aviation to the space age, political phenomena in this new environment became decisive for humanity. Not only military conflicts, but also the exploitation of natural resources, access to new technologies of communication and information, socioeconomic development and even the possibility for man to inhabit new celestial bodies can be included in this reality. These phenomena in the aerospace environment configure power relations, definition of territories, creation of legal frameworks such as aeronautical and space law, claims for sovereignty and disputes that go beyond the classic approaches of geopolitics. Thus, the objective of the research was to demonstrate the relevance of an Aerospace Geopolitics. The Thesis was developed methodologically by a theoretical approach and an empirical contextualization of the theme. Initially, it was concerned with the geographical characterization of the environment. Then, based on a theoretical foundation around the concept of geopolitics, the research resorted to the history of air and space power as a tool to identify the application of the concept to the new geographical environment. Regarding the application of the concept, it sought to cast common understandings and formulate scenarios for the Brazilian case. Through bibliographic research and interviews with experts, the Thesis develops the concept of Aerospace Geopolitics, where it reveals that both airspace and outer space are environments that, despite the intense application of basic geopolitical postulates, configure a new field of that science. From the evidence collected, a theoretical construct was reachedfor the geographic science, charactering the aerospace environment. It was also possible to gather results, based on historical research, of critical events in which this environment was at the center of world political protagonism. In the interviews with specialists, the aim was to obtain indications of the national situation regarding the theme, allowing the formulation of future scenarios. The Thesis, preliminarily, concludedabout the geopolitical importance of the aerospace environment for geopolitical theorization and the relevance of the subject in the development of national defense strategies throughout the 21st century.
|
|
7
|
-
FRANCISCO ARACILDO DE MOURA
-
TERRITÓRIOS DE VIOLÊNCIA NA TRAMA URBANA DE NATAL, BRASIL (2012 - 2018)
-
Orientador : EUGENIA MARIA DANTAS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
EUGENIA MARIA DANTAS
-
EDMILSON LOPES JUNIOR
-
HUGO ARRUDA DE MORAIS
-
SILVIO BRAZ DE SOUSA
-
MARCO TULIO MARTINS
-
CELENE CUNHA MONTEIRO ANTUNES BARREIRA
-
Data: 09/12/2020
-
-
Mostrar Resumo
-
A violência é resultado e processo social que tece as relações nas grandes cidades. A cidade matizada na violência vai-se (re)refragmentando e (re)articulando a partir da simultaneidade das ações e das reações dos segmentos População, Estado e Crime. Desta feita, a hipótese é que a violência em Natal, considerada nos últimos anos como uma das capitais mais violentas do Brasil, forma territórios que interfere na (re)fragmentação do tecido urbano e deteriora o seu espaço. Esses territórios caracterizam-se por serem dispersos, nem sempre apresentarem fronteiras, mas fazem uso do e estão presentes no espaço, o que dificulta a ação do Estado e da população, que tendem a operar espacialmente com o viés localizado, por zona. Desse modo, considerando problemas específicos e pontuais desconsidera o tecido urbano enquanto totalidade da cidade usado pela violência. Por essa perspectiva buscamos compreender a violência em Natal e sua dimensão espacial, considerando os Territórios de Violência, no interstício 2012 - 2018. Este objetivo se desdobra em ações específicas, tais como: 1) identificar os fatores espaciais que contribuem para a territorialização do crime; 2) refletir sobre o processo de configuração dos territórios de violência enredado pelos agentes nele envolvidos; 3) mapear as ações do crime no tecido urbano de Natal; 4) analisar esses territórios considerando a (re)incidência de homicídios e roubos/furtos de veículos registrados em todos os bairros da capital potiguar. Nesse contexto, os dados a respeito da criminalidade em Natal, fornecidos pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED), o levantamento de matérias jornalísticas publicadas na mídia e a utilização da Estatística Espacial para a produção da cartografia do crime, avalizaram que os bairros do Alecrim, Candelária, Capim Macio, Igapó, Lagoa Azul, Mãe Luíza, Neópolis, Nossa Senhora da Apresentação, Pajuçara e Potengi detém alta reincidência dos crimes de homicídios e roubos/furto de veículos ao figurarem mais de uma vez em nossa análise como território com elevada concentração de ações violentas; reúnem maior probabilidade do cidadão ser vítima de homicídio, roubo/furto de veículos ao possibilitarem a sobreposição de ações de violência que geram diferentes territorialidades engendradas pelo uso do poder para controlar áreas da cidade a partir de ações criminosas. Estes bairros ao terem sua base material usada e apropriada pelo crime, seja de modo disperso ou concentrado pelo agir da violência que ressoa no tecido urbano, sofreram elevadas tensões no espaço citadino a partir de ações que se opõem a atuação das forças de segurança e ao poder legal constituído. Ao se configurarem como territórios de violência, impulsionaram uma nova (re)fragmentação do espaço urbano e esgarçaram o tecer da trama cotidiana na cidade de Natal.
-
Mostrar Abstract
-
Violence is the result and social process that weaves relationships in large cities. The city, nuanced in violence, is (re) refragmenting and (re) articulating from the simultaneous actions and reactions of the Population, State and Crime segments. This time, the hypothesis is that violence in Natal, considered in recent years as one of the most violent capitals in Brazil, forms territories that interfere in the (re) fragmentation of the urban fabric and deteriorate its space. These territories are characterized by being dispersed, not always presenting borders, but they make use of and are present in space, which hinders the action of the State and the population, which tend to operate spatially with the localized bias, by zone. Thus, considering specific and specific problems, it disregards the urban fabric as the whole city used by violence. From this perspective, we seek to understand the violence in Natal and its spatial dimension, considering the Territories of Violence, in the interstice 2012 - 2018. This objective unfolds in specific actions, such as: 1) identifying the spatial factors that contribute to the territorialization of crime; 2) reflect on the process of configuring the territories of violence enmeshed by the agents involved in it; 3) map the actions of crime in the urban fabric of Natal; 4) analyze these territories considering the (re) incidence of homicides and thefts / thefts of vehicles registered in all neighborhoods in the state capital. In this context, the data regarding crime in Natal, provided by the State Secretariat for Public Security and Social Defense (SESED), the survey of journalistic articles published in the media and the use of Spatial Statistics for the production of crime cartography, confirmed that the neighborhoods of Alecrim, Candelária, Capim Macio, Igapó, Lagoa Azul, Mãe Luíza, Neópolis, Nossa Senhora da Presentation, Pajuçara and Potengi have a high recurrence of homicide and theft / vehicle theft crimes when appearing more than once in our analysis as a territory with a high concentration of violent actions; bring together a greater likelihood of the citizen being a victim of homicide, theft / theft of vehicles by enabling the overlap of violence actions that generate different territorialities engendered by the use of power to control areas of the city from criminal actions. These neighborhoods, having their material base used and appropriated by crime, whether dispersed or concentrated by the action of violence that resonates in the urban fabric, suffered high tensions in the city space from actions that oppose the performance of the security forces and the constituted legal power. When configured as territories of violence, they promoted a new (re) fragmentation of the urban space and strained the weave of the daily plot in the city of Natal.
|
|
8
|
-
ANTONIA VILANEIDE LOPES COSTA DE OLIVEIRA
-
ANÁLISE DA FRAGILIDADE AMBIENTAL DE PAISAGENS SEMIÁRIDAS
-
Orientador : LUIZ ANTONIO CESTARO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
LUIZ ANTONIO CESTARO
-
MARCO TULIO MENDONCA DINIZ
-
RODRIGO DE FREITAS AMORIM
-
BARTOLOMEU ISRAEL DE SOUZA
-
JADER DE OLIVEIRA SANTOS
-
JOSE JOAO LELIS LEAL DE SOUZA
-
Data: 15/12/2020
-
-
Mostrar Resumo
-
No ambiente semiárido, a tentativa de utilização de modelos diversos para análise da fragilidade frente a processos erosivos, esbarra nas características próprias desse ambiente, onde os processos erosivos se relacionam com precipitações extremas e com as características intrínsecas das propriedades dos solos que se traduzem na erodibilidade dos mesmos. Além disso, nos modelos existentes, a atribuição de pesos às variáveis que compõe o cálculo de fragilidade foi realizada de forma subjetiva, carecendo de um aporte metodológico que consiga atribuir pesos aos atributos da paisagem, apontando para o quanto cada um desses atributos contribui no grau de fragilidade de uma unidade de paisagem. Dessa forma, este trabalho tem por objetivo analisar as unidades de paisagens semiáridas no município de Currais Novos, na perspectiva da compreensão de sua fragilidade frente aos processos erosivos. Para tanto, foi realizada a revisão da compartimentação das unidades de paisagem da área de estudo através de técnicas de geoprocessamento. Em seguida, buscou-se conhecer a erodibilidade dos solos representativos de cada unidade de paisagem definida, através de análise de agregados e conhecimento dos atributos físicos e químicos do solo. Na sequência, foram aplicadas técnicas estatísticas de análise de correlação e regressão linear com intuito de atribuir pesos às variáveis da paisagem que mais se relacionaram com a suscetibilidade a erosão, para, por fim, conhecer a fragilidade à erosão de paisagens típicas do semiárido. No que concerne à erosão hídrica os elementos da paisagem que obtiveram maiores pesos para compor um cálculo de fragilidade no semiárido foram os atributos dos solos da relação carbono/nitrogênio (C/N), o Carbono orgânico (COS), o teor de argila e o Fósforo remanescente (P-rem) e a capacidade de retenção de água dos solos, além dos aspectos do relevo. Na erosão eólica os elementos da paisagem que obtiveram maiores pesos foram o teor de argila, a Capacidade de Troca Catiônica, o Fósforo remanescente (P-rem) e a capacidade de retenção de água dos solos. O resultado das equações que utilizaram os elementos supracitados e seus respectivos pesos revelou que a atuação do agente hídrico é maior que o eólico nos processos de erosão do ambiente pesquisado. Além disso, foi possível associar ao resultado de fragilidade por erosão hídrica os resultados de potencial erosivo superficial e cumulativos. Assim, considerando as estruturas superficiais representantes de unidades de paisagem, chegou-se seguinte ordem hierárquica de menor para maior fragilidade à erosão hídrica por escoamento superficial: Chapada de topo plano, Maciço residual da Borborema, Planalto da Borborema encosta oriental, Planalto da Borborema encosta ocidental, Pontões agrupados e isolados da Borborema, Escarpa erosiva da Chapada, Campos arenosos em relevo quartzítico da Borborema, Depressão interplanáltica do Acauã, Planície de inundação excepcional, Planície de inundação semiárida. No que se refere à erosão eólica, a ordem hierárquica para os horizontes superficiais da menor para maior suscetibilidade à erosão, de unidade de paisagens semiárida é a seguinte: Pontões agrupados e isolados do Planalto Borborema, Planície de inundação semiárida excepcional, Planície de inundação semiárida, Escarpa Erosiva da Chapada, Campos arenosos e/em relevo movimentado da Borborema, Maciço Residual da Borborema, Depressão Interplanáltica do Acauã, Planalto da Borborema Encosta Oriental, Chapada de Topo Plano, Planalto da Borborema Encosta Ocidental.
-
Mostrar Abstract
-
.
|
|
9
|
-
FRANCYJONISON CUSTÓDIO DO NASCIMENTO
-
NARRATIVAS DA GEOGRAFICIDADE, LEGENDAS DO MUNDO: INTERPRETANDO AS PAISAGENS DE CINEMA EM O SENHOR DOS ANÉIS
-
Orientador : MARIA HELENA BRAGA E VAZ DA COSTA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
MARIA HELENA BRAGA E VAZ DA COSTA
-
EUGENIA MARIA DANTAS
-
Pablo Sebastian Moreira Fernandez
-
PAULO CESAR DA COSTA GOMES
-
EVANEIDE MARIA DE MELO
-
Data: 15/12/2020
-
-
Mostrar Resumo
-
A Geografia é um dizer do mundo, uma forma de narrar a experiência humana na Terra, uma narrativa da geograficidade. Diante disso, as linguagens artísticas, compreendidas como manifestações e expressões da geograficidade, ganham proeminência em estudos geográficos, pois são capazes de promover reflexões a respeito da relação ser humano-mundo, principal preocupação da abordagem cultural da Geografia. Essa compreensão acentuou e renovou a relação entre a ciência geográfica e as diversas linguagens artísticas. Na atualidade, as obras cinematográficas, que já possuem longo um histórico de contribuição na Geografia, são convocadas a colaborar nas reflexões sobre a experiência humana na Terra e os discursos sobre o espaço. Com efeito, os filmes, linguagens artísticas de cunho narrativo e visual, são compreendidos como geografias, como formas de dizer a experiência dos seres humanos no mundo. Diante disso, num tempo marcado pela cinematografização do mundo e pelo retorno ao imaginário, optamos por compreender as relações de geograficidades nos filmes da trilogia O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (2001), As Duas Torres (2002) e O Retorno do Rei (2003). Para tanto, discutimos a natureza narrativa da Geografia bem como a noção de geograficidade desenvolvida por Eric Dardel. Elaboramos, ainda, uma discussão teórica a respeito do diálogo Geografia-Cinema, optando pela ideia de espraiamento dos dois campos do conhecimento. Além da revisão bibliográfica, este trabalho tem bases numa metodologia composta por interpretações hermenêuticas dos elementos fílmicos contidos nas obras. A tese propõe a superação das bases teórico-metodológicas da relação Geografia-Cinema, fundadas sobre um viés mimético, que pensa o filme como cópia, ou sobre um viés arqueológico, que concebe o filme como uma máscara do mundo. Sob inspiração da abordagem fenomenológica-existencial em união com as matrizes discursivas da paisagem, propomos que os significados geográficos são construídos no encontro paisagem-geógrafo. Este encontro é personalizado e mistura pensamento, afeto, imaginação e todos os elementos da paisagem. Tal proposta está amparada na congenialidade, na interexpressão, e rompe as visões dicotômicas anteriores, promovendo uma perspectiva de coexistências, o viés “espraiante”. Este último une elementos, outrora considerados opostos, tais como: ciência e arte; razão e imaginação; subjetividade e objetividade; signo e significado. Concluímos que, como legenda do mundo e narrativa de geograficidades, a trilogia O Senhor dos Anéis revela discursos a respeito de enraizamentos, de mobilidades e do cuidado com a terra.
-
Mostrar Abstract
-
Geography is a saying of the world, a way of narrating the human experience on Earth, a geographical narrative. Therefore, artistic languages, understood as manifestations and expressions of geographicity, gain prominence in geographic studies, as they are capable of promoting reflections about the human-world relationship, main concern of the cultural approach of Geography. This understanding accentuated and renewed the relationship between geographic science and different artistic languages. Currently, film works, which already have a long history of contribution to Geography, are invited to collaborate in reflections on the human experience on Earth and talks about space. In effect, films, artistic language of a narrative and visual nature, are understood as geographies and as ways of saying the experience of human beings in the world. Therefore, in a time marked by the cinematography of the world and the return to the imaginary, we chose to understand the relations of geographies in the films of the trilogy The Lord of Rings: The Fellowship of the Ring (2001), The Two Towers (2002) and The Return of the King (2003). For this, we discuss the narrative nature of Geography and Eric Dardel's notion of geographicity. We also elaborated a theoretical discussion about the Geography-Cinema dialogue, opting for the idea of spreading the two fields of knowledge. Along with the bibliographic search, the methodology is composed of hermeneutical interpretations of film elements. The thesis proposes to overcome the theoretical-methodological bases of the Geography-Cinema relationship, founded on a mimetic bias, that sees film as a copy of reality, or on an archaeological bias, that conceives film as a mask of the world. Under the inspiration of the phenomenological-existential approach connected with the discursive matrices of the landscape, we propose that the geographical meanings are constructed in the landscape-geographer encounter. This is personalized and mixes thoughts, affections, imaginations and all elements of the landscape. Such proposal is supported by congeniality, interexpression and breaks with the previous dichotomous views, promoting a perspective of coexistences, the “spreading” bias. This bias unites elements, formerly considered opposites, such as: science and art; reason and imagination; subjectivity and objectivity; sign and meaning. The conclusion then is that, as a legend of the world and narrative of geographies, the trilogy The Lord of the Rings reveals discourses about rooting, mobility and care for the Earth.
|
|
10
|
-
LEANDRO DE CASTRO LIMA
-
TERRITÓRIO, REFORMA AGRÁRIA E REPRODUÇÃO AMPLIADA DO CAPITAL NO RIO GRANDE DO NORTE
-
Orientador : CELSO DONIZETE LOCATEL
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CELSO DONIZETE LOCATEL
-
DIEGO SALOMAO CANDIDO DE OLIVEIRA SALVADOR
-
MIRIAN HERMI ZAAR
-
NÚBIA DIAS DOS SANTOS
-
RAIMUNDO NONATO JUNIOR
-
Data: 18/12/2020
-
-
Mostrar Resumo
-
O acesso à terra, atrelado a mudanças na estrutura fundiária, política e produtiva no campo é condição primaz para prover a reprodução social camponesa. Todavia, a Política de Reforma Agrária que vem sendo implementada no Brasil, e em especial no Rio Grande do Norte, a partir de 1985, apresenta um processo contraditório que reflete as características do modo de produção capitalista, reforçando a monopolização no uso do território. Nossa hipótese, parte do pressuposto que a atuação do Estado direcionada para a Política de Reforma Agrária não se realiza fora da lógica do movimento do capital, impulsionando, sobretudo, processos de expropriação formal do trabalho ao capital a partir da sujeição da renda da terra, no qual o capital domina todos os setores a jusante e a montante da produção camponesa, bem como por meio da sujeição real, com a apropriação direta da força de trabalho camponesa, extraindo mais-valia quando da realização do trabalho acessório, sujeitando-os a uma outra lógica que não o seu modo de vida, além da apropriação da renda absoluta, frente ampliação da demanda por terras para fins de desapropriação. Nesse sentido, esta tese tem como objetivo analisar as contradições derivadas da execução da Política Nacional de Reforma Agrária no Rio Grande do Norte, dando ênfase nas implicações de uso e monopolização do território, assim como essa política contribui para a reprodução ampliada do capital, a partir do processo de sujeição camponesa. Do ponto de vista teórico, nos amparamos nos conceitos e categorias ancorados na obra do professor Milton Santos, buscando operacionalizar a análise do espaço geográfico por meio do conceito de norma, território e sua noção de território usado, associado a perspectiva de monopolização do território empreendida por Amin e Vergopoulus (1977) e Oliveira (1991, 2001, 2007), além das formas de reprodução do capital teorizada por Martins (1981; 1996; 2000). Em termos metodológicos, realizamos coleta e tabulação de dados do acervo fundiário (2014) para elaboração de gráficos e de produtos cartográficos, a fim de representarmos os assentamentos analisados e as variadas temáticas pesquisadas em campo. Realizamos ainda entrevistas junto aos camponeses assentados, com o intuito de identificarmos as condições e circunstâncias de vida, de produção, de trabalho e as formas de subordinação ao capital, além de alguns gestores da Superintendência do INCRA do Rio Grande do Norte (SR19), que nos possibilitou entender as ações da gestão estatal no âmbito da Reforma Agrária, bem como o levantamento do preço das desapropriações nos processos de assentamento. Como resultado, constatamos que o direito a terra, via reforma agrária, mesmo representando uma conquista para a classe camponesa, nem sempre possibilita a sua emancipação e a reprodução social, devido às ações contraditórias do Estado na execução da Política de Reforma Agrária, o que têm garantido a monopolização do território e a subordinação camponesa ao capital, além de pouco alterar a estrutura fundiária potiguar, não rompendo com a lógica do binômio Latifúndio/Minifúndio e a da dinâmica e uso agrícola do território, diante da inviabilidade da reprodução social camponesa de forma plena e autônoma.
-
Mostrar Abstract
-
.
|
|
11
|
-
ROBERTO PAOLO VICO
-
OS JOGOS OLÍMPICOS ENTRE MITO E REALIDADE: UM ESTUDO ETNOGRÁFICO DO IMAGINÁRIO DA POPULAÇÃO DO RIO DE JANEIRO NO CONTEXTO DO USO CORPORATIVO DO TERRITÓRIO RELACIONADO AOS JOGOS OLÍMPICOS DE 2016
-
Orientador : FRANCISCO FRANSUALDO DE AZEVEDO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
FRANCISCO FRANSUALDO DE AZEVEDO
-
ANNA CAIOZO
-
FREDERIC ALEXANDRE
-
MARIA DELAPLACE
-
SYLVIAN PETIT
-
Data: 18/12/2020
-
-
Mostrar Resumo
-
Os megaeventos esportivos, como os Jogos Olímpicos, podem gerar inúmeros problemas quando são organizados por países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento como o Brasil, porque esses países se caracterizam por um sistema sociopolítico instável e com uma oferta de serviços que ainda não é suficientemente desenvolvida portanto, apenas uma pequena faixa da população local se beneficia dos investimentos. Constatamos que os grupos mais vulneráveis sofrem os efeitos negativos de tais eventos, como as remoções e despejos da população residente nas áreas de interesse do evento, assim como aconteceu com as comunidades das áreas geográficas de estudo do Rio de Janeiro em análise: Aldeia Maracanã, Vila Autódromo, Morro da Providência e Favela do Metrô-Mangueira. Essa dinâmica seletiva acentua claramente as desigualdades entre a população de um determinado território e o restante dos habitantes, aumentando de fato as fragmentações territoriais e os desequilíbrios sociais. O objetivo geral da tese é entender o imaginário de uma parte da população local do Rio de Janeiro diante do uso corporativo do território no âmbito da realização dos Jogos Olímpicos de 2016. Para isso, identificamos os principais elementos e atores envolvidos no cenário espacial do megaevento. Além disso, avaliamos os impactos e legados sobretudo em nível socio-territorial de natureza material e imaterial. Também identificamos as mudanças que ocorreram no cotidiano dos cidadãos após a realização dos Jogos Olímpicos de 2016 com base na percepção e no imaginário dos habitantes do Rio de Janeiro no contexto do megaevento. O conceito geográfico chave abordado nesta pesquisa é o conceito de território. Pretendemos entender o território com base na teoria geral do espaço geográfico de Milton Santos. O conceito principal de território é sustentado pelo conceito de "território usado" ou "uso corporativo do território" sugerido por Santos e Silveira. O “território usado” é constituído por uma série de objetos e ações que atuam sobre ele principalmente por agentes hegemônicos como o estado e a prefeitura do Rio de Janeiro, as grandes empresas nacionais e multinacionais e as organizações esportivas. Além disso, consideramos a configuração territorial à qual tudo o que é fixo e concreto pertence, como as infraestruturas e objetos que compõem o espaço geográfico e que determinam as ações no território. Em relação à compreensão do imaginário da população local de determinadas áreas da cidade carioca, contamos principalmente com as teorias e categorias de análise de Gilbert Durand, como, em particular, a “metodologia” que por sua vez, se compõe da “mitocrítica” e da “mitanálise”. Do ponto de vista empírico e dos procedimentos de pesquisa, durante os diversos trabalhos de campo nas áreas geográficas de estudo do Rio de Janeiro, optamos principalmente por técnicas etnográficas como: observação direta e participante, entrevistas estruturadas com os principais líderes e grupos comunitários e, sobretudo, a análise dos discursos e conteúdos resultantes de seus depoimentos. Como resultado dessa pesquisa qualitativa, fica claro que os cariocas sentem que os megaeventos não foram organizados para promover a justiça socioespacial em sua cidade. Acontece que os megaeventos no Rio de Janeiro constituíram na verdade meganegócios, envolvendo grandes somas de dinheiro. De fato, assistimos à subordinação de investimentos a grandes interesses ligados aos megaeventos. Os megaeventos não representaram os promotores das mudanças no Rio de Janeiro, mas foram catalisadores e aceleradores dessas transformações, um mero pretexto. Quanto ao imaginário da população local, percebemos em nossa pesquisa que boa parte dos habitantes do Rio de Janeiro se sente frustrada. Havia a esperança de que um megaevento como a Olimpíada pudesse dar impulso para resolver alguns problemas sociais. A maioria dos entrevistados acredita que o interesse nos Jogos Olímpicos durou apenas o tempo que o megaevento aconteceu, ou seja, três semanas, sem deixar um legado positivo e duradouro para a população. Pelo contrário, além de deixar dívidas, gerou muita corrupção e desvio de dinheiro devido aos grandes investimentos, sem mencionar os graves problemas associados às expulsões e ao abandono de certas infraestruturas urbanas e instalações esportivas. Além disso, a grande maioria dos moradores das áreas de estudo pesquisadas considera que os investimentos necessários para sediar os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro utilizaram recursos financeiros públicos que poderiam ter sido investidos em outros setores importantes, como saúde, segurança, educação, moradia ou saneamento básico. Mas, infelizmente, tudo isso não aconteceu.
-
Mostrar Abstract
-
.
Mega events, such as the Olympic Games, may cause countless problems when organized by underdeveloped or developing countries like Brazil, because in these countries the supply of services is not yet sufficient developed and only a limited range of the local population derives benefits from the investments. We find that the most vulnerable groups suffer from the negative effects of such events, such as the expropriations and expulsions of the population residing in the areas of interest for the event, like what happened to the communities in the geographic study areas of Rio de Janeiro, concerned: Aldeia Maracanã, Vila Autódromo, Morro da Providência and Favela do Metrô-Mangueira. Such selective dynamics clearly accentuate the inequalities between the population of a given territory and the rest of the inhabitants, thereby increasing territorial and social imbalances. The general objective of the thesis is to understand the corporate use of the territory and the perception of part of the local population of Rio de Janeiro in the context of the 2016 Olympic Games. In order to have it done, we identify the main elements and actors involved in the spatial scenario of the mega-event. In addition, we access the impacts and legacies at the socio-territorial level of material and immaterial character. We also identify the changes that occurred in the daily life of citizens after the completion of the 2016 Olympic Games with regard to the perception of the inhabitants of Rio de Janeiro in relation to this mega-event. The key geographic concept that is addressed in this research is the concept of territory. We intend to understand the territory based on the theory of geographic space of Milton Santos. The key concept of territory is supported and seconded by the concept of "territory used", suggested by Santos and Silveira. The "territory used" consists of a series of objects and actions acting on it mainly by hegemonic agents such as the State and the City Council of Rio de Janeiro, large national and multinational companies and sports organizations. In addition, we consider the territorial configuration to which all of what is fixed and materialized belongs, such as the infrastructures and objects that make up the geographic space and which determine actions on the territory. Regarding the understanding of the imagination and the perception of the local population in certain areas of the carioca city, we mainly rely on the theories and categories of analysis of Gilbert Durand such as, in particular, the « mythodology » which in turn consists of « mythocriticism » and « mythanalysis ». From an empirical point of view and research procedures, during the various field work in the geographical study areas in Rio de Janeiro, we mainly opted for ethnographic techniques such as: direct and participating observation, structured interviews with the main leaders and community groups, and especially the analysis of the speeches and content from their testimonies. Following this qualitative research, it is clear that the cariocas have the impression that the mega-events were not organized to promote socio-spatial justice in their city. It turned out that the mega-events in Rio de Janeiro are actually mega-businesses, involving large sums of money. In fact, we witness the subordination of investments to major interests linked to mega-events. The mega-events were not the promoters of the changes that took place in Rio de Janeiro, but they were a pretext for them. As for the perception of the population, we realized in our research that a good part of the inhabitants of Rio de Janeiro feel frustrated and all the planning and organization of the event could have taken place according to a different logic and dynamics.
|
|
12
|
-
ANDRIA CARLA ARAÚJO DA SILVA LIMA
-
A EVOLUÇÃO DO SEGMENTO SUPERMERCADISTA E AS TRANSFORMAÇÕES DO ESPAÇO URBANO EM NATAL/RN
-
Orientador : RITA DE CASSIA DA CONCEICAO GOMES
-
MEMBROS DA BANCA :
-
RITA DE CASSIA DA CONCEICAO GOMES
-
ADEMIR ARAÚJO DA COSTA
-
MARIA APARECIDA PONTES DA FONSECA
-
LUIZ ANTÔNIO ARAÚJO GONÇALVES
-
LINCOLN DA SILVA DINIZ
-
Data: 29/12/2020
-
-
Mostrar Resumo
-
A presente pesquisa está centrada no estudo da evolução do segmento supermercadista e as transformações do espaço urbano de Natal-RN. Em virtude das alterações que têm ocorrido no sistema produtivo, dentro do contexto da globalização da economia, nascem novas modalidades comerciais que demandam grandes áreas para se fixarem, onde destaca-se o comércio varejista com predominância de produtos alimentícios, como ocorre nos supermercados, hipermercados e atacarejos. Estes empreendimentos comerciais influenciam na dinâmica da cidade e, por conseguinte, no processo de produção do espaço ao criarem novas espacialidades urbanas. Para o estudo ora apresentado, defende-se a tese de que o comércio varejista do segmento supermercadista se constitui em um importante vetor de transformações ocorridas no espaço urbano de Natal-RN, a partir dos anos de 1970. Para a comprovação da tese anunciada, a sistematização do estudo foi guiada por procedimentos metodológicos, dos quais destacam-se o levantamento bibliográfico, documental e in loco, além do recurso da periodização. A construção teórico-conceitual deu-se por meio de livros, periódicos, dissertações e teses que contribuíram para as discussões sobre o espaço urbano, a produção do espaço, a cidade, o comércio, o varejo moderno, o supermercado, dentre outros. Durante a pesquisa também ocorreu a coleta de dados secundários em alguns órgãos, além de entrevistas e produção cartográfica referente a área objeto de estudo. Os resultados indicam que houve uma correlação entre a expansão da atividade comercial supermercadista e as transformações que se deram no espaço urbano de Natal-RN, tendo em vista que propiciou a valorização do espaço, redefiniu a localização dos estabelecimentos comerciais deste segmento e proporcionou a emergência de práticas espaciais. A presente pesquisa mostra-se relevante devido às contribuições na compreensão da dinâmica espacial natalense, e de modo especial com relação à dinâmica da atividade comercial, com destaque para o segmento de supermercado e nesse sentido colocando em destaque a relação entre o comércio e a cidade, numa perspectiva de análise a partir da dinâmica do segmento supermercadista.
-
Mostrar Abstract
-
.
|
|