Banca de QUALIFICAÇÃO: THIAGO CAVALCANTE LINS SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : THIAGO CAVALCANTE LINS SILVA
DATA : 19/12/2023
LOCAL: Videoconferência

IMPACTOS E RISCOS RELACIONADOS ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS NOS SUBSISTEMAS AMBIENTAL, ECONÔMICO E SOCIAL NAS DESEMBOCADURAS DOS RIOS PIRANHAS-AÇU E APODI-MOSSORÓ, ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

Mudanças climáticas; modelagem; modelos digitais de elevação.

As mudanças climáticas são um dos desafios mais prementes do século XXI, tendo impactos profundos em diversas esferas do nosso planeta, desde as organizações e estrutura dos sistemas ambientais até as sociedades e atividades humanas, inserindo pressão sobre variados setores por mudança dos padrões produtivos, de forma a solucionar os possíveis danos e riscos evidentes à integridade e a sobrevivência diversas espécies do planeta. Os conflitos de usos e desconformidades entre atividades e o substrato físico, gera uma série de preocupações ambientais, que têm cada vez mais ficado em evidência mediante as projeções de aumento do nível dos mares sinalizadas pelo relatório AR6 do IPCC. O Litoral Setentrional do estado do Rio Grande do Norte, localizado no Nordeste do Brasil, emerge como um estudo de caso relevante para a compreensão das implicações das mudanças climáticas e dos possíveis impactos do aumento do nível do mar nas desembocaduras fluviais. Sendo assim, este estudo se propôs a analisar os possíveis efeitos da elevação do nível médio dos mares nas desembocaduras fluviais dos Rios Piranhas-Açu e Apodi-Mossoró, no litoral setentrional do Rio Grande do Norte, duas áreas bastante peculiares do ponto de vista socioeconômico, inseridas em contexto de semiárido em cenário de costa baixa com recorrência de eventos de inundação podendo traçar prognósticos futuros críticos, utilizando uma abordagem integradoras, compreendendo os diversos aspectos dos possíveis impactos. Mediante a isso o presente estudo buscou analisar em diversas frentes os vetores dinâmicos da região, compreendendo as forçantes de controle geomorfológico, as variações processuais costeira, o refinamento de produtos digitais do terreno, o mapeamento de infraestruturas urbanas e a modelagem de cenários de elevação do nível médio do mar, buscando para tal compreender as dinâmicas que envolvem a área de estudo, buscando uma melhor perspectiva sob seus processos. Para tal, utilizou-se técnicas, dados e informações abertas para se alcançar os objetivos, pensando no objetivo final que é a modelagem com a predileção dos impactos nos setores sociais, ambientais e econômicos. Os resultados parciais indicaram forçantes marinhas controladas pelas ondas de leste até norte, com forte influência da calha marinha que reposiciona e “quebra” parte das ondas, influenciado os padrões as direções de ondas que chegam à superfície, concentrando seu potencial em algumas porções específicas; o mesmo processo ocorre com as correntes e transporte de sedimentos, que são consideravelmente influenciados. Outro importante resultado foi a calibração dos MDEs, onde efetivou-se o ajuste ao plano dos diversos modelos havendo melhorias de até 78%, assim como uma redução considerável dos valores de RMSE em todos os modelos, tendo como principal êxito a redução a patamares inferiores a 60 cm realizada no produto FABDEM. Os dados serão refinados e passaram por etapas posteriores de requalificação, o que promoverá ajustes interessantes.

Presidente - 2506087 - MARCO TULIO MENDONCA DINIZ
Interna - 2177287 - ZULEIDE MARIA CARVALHO LIMA
Externo à Instituição - BRUNO FERREIRA
Externo à Instituição - PAULO VICTOR DO NASCIMENTO ARAÚJO - IFRN