Banca de QUALIFICAÇÃO: DIOGO BERNARDINO SANTOS DE MEDEIROS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DIOGO BERNARDINO SANTOS DE MEDEIROS
DATA : 28/06/2023
LOCAL: Videoconferência

A FORMAÇÃO SERRA DO MARTINS E O SEU SIGNIFICADO PARA A HISTÓRIA GEOMORFOLÓGICA CENOZOICA DO NORDESTE SETENTRIONAL BRASILEIRO

paleogeografia; superfícies geomorfológicas; inversão do relevo; Província Borborema.

A Formação Serra do Martins (FSM) é uma unidade geológica localizada na região nordeste do Brasil, entre os estados do Rio Grande do Norte e Paraíba. Essa formação consiste em sedimentos como arenitos continentais, conglomerados e fácies lateríticas, encontrados em platôs que coroam o Planalto da Borborema e maciços residuais da Superfície Sertaneja. Devido a sua posição topográfica e dispersão marcante, aFSM é considerada um importante testemunho da evolução geomorfológica da região, porém sua idade e evolução têm sido alvo de controvérsias. Estudos indicam que a FSM é origináriade uma antiga superfície agradacional que passou por inversão topográfica. A falta de marcadores cronológicos precisos dificultou a determinação da idade da FSM e sua correlação com eventos geotectônicos conhecidos. A hipótese mais aceita é que a FSM tenha sido depositada entre o Paleoceno e Oligoceno,com idadeanterior à Formação Barreiras, e represente sedimentos correlatosa superfícies de aplainamento regionais pós-cretáceas, depositados sobre o embasamento cristalino continental. No entanto, a abrangência e a distribuição espacial dos remanescentes daFSM ainda não estão totalmente compreendidas, o que leva aincertezas sobre a paleogeografiado ambiente de sedimentação. Além disso, a transição deambiente agradacional para erosivo na FSM está associada a atividade tectônica intraplaca, cuja extensão,natureza e padrão de deformação ainda são debatidos.Do mesmo modo, o estado da arte carece de estudos sobre os processos modeladores e pedogenéticos desses relevos em face das mudanças climáticas cenozoicas no Nordeste brasileiro, a fim de conhecer a sua evolução morfopedológica. Nesse sentido, essa pesquisa doutoral tem o objetivo de compreender a evolução geomorfológica dos relevos recobertos pela Formação Serra do Martins, a fim de inscrevê-la na história geomorfológica cenozoica do Nordeste setentrional brasileiro.Para isso, lança-se mão de amplo levantamento bibliográfico e cartográfico atinente ao objeto de estudo;métodos de mapeamento de detalhe de peneplanos; análise geoespacial; análise faciológica e relações estretigráfica; modelagem paleogeográfica; e recursos gráficos; para atingir o objetivo. Entende-se que o texto ora apresentado traz apenas resultados preliminares, por se tratar de um produto apresentado à banca paraExame de Qualificação.

Presidente - 2506087 - MARCO TULIO MENDONCA DINIZ
Interno - 350698 - VENERANDO EUSTAQUIO AMARO
Externo à Instituição - RUBSON PINHEIRO MAIA - UFC
Externa à Instituição - VANDA CARNEIRO DE CLAUDINO SALES - UFPel