Banca de QUALIFICAÇÃO: MAXWELL CAVALCANTI XAVIER

DISCENTE : MAXWELL CAVALCANTI XAVIER
DATA : 29/03/2023
LOCAL: https://meet.google.com/czd-kjwb-ekb
CONSTRUÇÕES IDENTITÁRIAS DO K-POP E SUA MANIFESTAÇÃO ESPACIAL A PARTIR DA CIBERCULTURA EM NATAL (RN)

Pop Sul Coreano. Ciberespaço. Identidade Espacial. Lugar. Cultura.

A música faz parte do nosso cotidiano, desde o momento em que chegamos ao mundo, crescemos e nos deparamos com músicas que nele estão tradicionalmente presentes. Por diversos fatores escolhemos estilos musicais, não somente para ouvir, mas também para viver e enxergar o mundo. Atualmente, um fenômeno musical vem ganhando destaque global, o pop coreano. Mais conhecido como K-Pop (Korean Pop Music), trata-se de um gênero musical que teve sua ascendência a partir da década de 1990, trazido pelo Hallyu ou Onda Coreana. A juventude atual é marcada pela vivência imersiva no espaço digital, e alguns aspectos dessa nova geração são difundidos através do ciberespaço, rompendo as barreiras digitais e demarcando lugares de afirmação identitária. A identidade de um grupo de pessoas que performam socialmente determinado gênero musical – neste caso o K-pop – rebate diretamente nos lugares em que os mesmos experienciam a sua vivência. A presente pesquisa possui como objetivo central analisar como o fenômeno K-pop se manifesta na cidade de Natal, diante da relação identitária dos jovens nos lugares, e a partir da cibercultura. De caráter qualitativo, a pesquisa seguirá algumas etapas fundamentais para que se possa elucidar e analisar o fenômeno de maneira clara, também com o intuito de abarcar todos os elementos que o compõem. No primeiro momento do desenvolvimento da dissertação, foi realizada a pesquisa bibliográfica, que abarcou o tema e analisou os principais conceitos que serão utilizados ao longo do processo de pesquisa. Na sequência, houve a imersão em campo, quando passamos a frequentar os espaços onde ocorrem as reuniões direcionadas aos grupos de fãs de K-pop em Natal, englobando parques, praças e eventos voltados ao gênero musical - com maior destaque para os eventos relacionados a cultura asiática. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas embasadas em um conjunto de perguntas que nortearam a coleta de dados. Esse momento assumiu um papel central na pesquisa, uma vez em que houve o contato e a coleta de  dados empíricos relacionados ao fenômeno, buscando-se obter informações sobre os indivíduos e a comunidade de maneira profunda. Em um terceiro momento, houve a a análise dos dados coletados, dialogando diretamente com as teorias e os conceitos escolhidos. Após a análise minuciosa do fenômeno, em diálogo com a teoria,  os principais aspectos do pop da Coréia do Sul emergiram na cidade de Natal, bem como a sua manifestação em diferentes lugares, a partir da relação intrínseca com a identidade dos que os frequentam.

Presidente - 1777712 - ALESSANDRO DOZENA
Interno - 3060741 - HUGO ARRUDA DE MORAIS