Banca de DEFESA: VICTOR STHÉFANO DE MOURA QUEIROZ

DISCENTE : VICTOR STHÉFANO DE MOURA QUEIROZ
DATA : 22/08/2022
LOCAL: Sala 511 do Departamento de Geografia da UFRN - https://meet.google.com/msy-ujup-gyk

ANÁLISE GEOGRÁFICA SOBRE NATAL/RN E PARNAMIRIM/RN COMO CIDADES INTELIGENTES E HUMANAS

Cidade Inteligente e Humana; Natal; Parnamirim; Rede CHICS; Densidade x Rarefação.

A discussão sobre o futuro das cidades é pauta de estudos realizados no âmbito do poder público, nas universidades e por movimentos populares visto que o constante crescimento de problemas urbanos demanda soluções a serem apresentadas para a população. As iniciativas idealizadas por gestores públicos e as soluções tecnológicas apresentadas pelas empresas têm se configurado ao longo dos últimos anos como apostas para tornar as cidades lugares mais justos, saudáveis, criativos e sustentáveis. Desse modo, as tecnologias da informação e comunicação, associadas à política do Estado e à política das empresas produzem efeitos dinâmicos, transformando cidades em cidades inteligentes. Uma cidade inteligente é aquela que através da incorporação das tecnologias da informação e comunicação, bem como a sua apropriação por parte dos cidadãos oferecem melhorias na qualidade de vida urbana a todos aqueles que usufruem à cidade. Desse modo diversas cidades brasileiras assumiram um compromisso público, por meio da adesão à Rede Brasileira de Cidades Humanas, Inteligentes, Criativas e Sustentáveis, de incorporarem práticas de uma cidade inteligente em suas políticas urbanas até 2030. O objeto de estudo desta dissertação são os municípios situados na Região Metropolitana de Natal que aderiam a esta rede: Natal e Parnamirim, no estado do Rio Grande do Norte. O objetivo geral dessa dissertação é analisar os esforços envidados pelos municípios de Natal e Parnamirim, considerando seus atributos territoriais a partir das dimensões ambiental, normativa, econômica e social para alcançar status de cidade inteligente e humana. A operacionalização desta pesquisa se deu por meio de pesquisa bibliográfica e documental, além do uso de dados secundários que foram coletados e organizados no âmbito da pesquisa Cidades inteligentes: território, tecnologia e planejamento no Nordeste do Brasil desenvolvida na UFRN, coleta de dados primários e registros fotográficos que subsidiaram a produção de gráficos, mapas e quadros. O resultado das análises realizadas mostra que as prefeituras de Natal e Parnamirim tem realizado iniciativas pontuais (como parcerias com empresas e universidades e criação de arcabouço normativo sobre a temática) para fomentar os pressupostos de uma cidade inteligente, mas que ainda existe um longo caminho para que Parnamirim e Natal possam ser reconhecidas como tal.

Presidente - 2615432 - JANE ROBERTA DE ASSIS BARBOSA
Externa ao Programa - 2758574 - SARA RAQUEL FERNANDES QUEIROZ DE MEDEIROS - UFRNExterna à Instituição - RAÍSSA MOREIRA LIMA MENDES MUSARRA - USP
Notícia cadastrada em: 08/08/2022 17:56