Banca de QUALIFICAÇÃO: LUZIA MIRNIA VIEIRA FERNANDES

DISCENTE : LUZIA MIRNIA VIEIRA FERNANDES
DATA : 15/03/2024
LOCAL: meet.google.com/tjr-jsoj-sqg

Contribuições para o ensino das ciências da natureza: desafios e possibilidades na construção de uma sequência didática para os anos finais do Ensino Fundamental

Ciências da natureza; Sequências didáticas; Práticas educativas; Educação inclusiva

A chegada dos alunos com deficiência às salas de aula comum provocaram mudanças significativas, sobretudo nos professores, que tiveram que transformar suas práticas de ensino, de forma a atender as individualidades de todos os estudantes em turmas cada vez mais heterogêneas. Nesse sentido, o presente estudo surge das inquietações dos professores do componente curricular das Ciências da Natureza que relatavam em seus discursos as suas dificuldades em ministrar determinados conteúdos para turmas tão diversificadas em seus ritmos e formas de aprender. A investigação, de abordagem qualitativa, de natureza exploratória e descritiva, possui como metodologia a pesquisa colaborativa (Ibiapina e Ferreira, 2005) e como aporte teórico os estudos de Zabala (1998), (2008), Oliveira (2013), Kranz (2014), Zerbato e Mendes (2018), Côrte (2020), bem como os documentos oficiais elaborados pelo MEC como a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (Brasil, 2008), as Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica (Brasil, 2009) e a Base Nacional Comum Curricular-BNCC (Brasil, 2017). Esta pesquisa apresenta como sujeitos participantes docentes do ensino de ciências e alunos dos últimos anos da educação básica, tendo como objetivo geral mapear os desafios e as possibilidades do ensino-aprendizagem da disciplina de Ciências da Natureza ministrada para uma turma dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública de ensino localizada no município de Natal–RN e como objetivos específicos, identificar, junto a professores e discentes, os conteúdos mais desafiadores, elaborar, de forma colaborativa uma sequência didática com abordagem baseada no Desenho Universal para a Aprendizagem, para as aulas de Ciências da Natureza em uma turma do Ensino Fundamental - Anos Finais, além de aplicar e documentar as percepções dos pesquisados envolvidos quanto ao produto, elegendo como instrumentais de coleta o questionário, para conhecimento do perfil e repertório dos investigados, o grupo focal, a ferramenta Codesign e avaliação da sequência didática. Espera–se com esse trabalho, que reflexões sobre o fazer docente sejam fomentadas, possibilitando com que as práticas educativas proporcionem a efetivação da aprendizagem para todos os educandos.

Interna - 1296000 - ADRIANE CENCI
Interna - 2330676 - ELIZABETH ROMANI