Dissertações/Teses

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2022
Dissertações
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  • JANAINA KARLA GOMES SANTOS
  • Concepções de ensino e aprendizagem de crianças com microcefalia na Educação Infantil na região metropolitana de Natal

  • Orientador : GESSICA FABIELY FONSECA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • GESSICA FABIELY FONSECA
  • JOSE JAILSON DE ALMEIDA JUNIOR
  • PEDRO LUIZ DOS SANTOS FILHO
  • RICARDO SHITSUKA
  • Data: 27/06/2022

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  • A presente pesquisa tem como objetivo geral analisar a trajetória educacional e as concepções de ensino e aprendizagem de docentes das crianças com microcefalia na Educação Infantil em Natal e região metropolitana. A relação com o tema justifica-se através da atuação profissional na Secretaria da Saúde Pública do Rio Grande do Norte – SESAP/RN e da atuação na Educação infantil. A pesquisa tem abordagem qualitativa. Os participantes da pesquisa foram docentes e mãe/responsável pela criança. Os instrumentos de coleta de dados foram entrevistas semiestruturadas através de encontros virtuais pelo Zoom ou Google Meet e presencialmente cumprindo os protocolos de biosegurança. Os dados foram analisados através da Análise de Conteúdo. Como resultados, o estudo sistematizou concepções e experiências das famílias e profissionais da educação sobre as trajetórias educacionais das crianças com microcefalia na cidade de Natal. Por fim, como desdobramento do estudo, o produto educacional no formato de cartilha apresenta estratégias de ensino e aprendizagem de crianças com microcefalia na educação infantil para o debate e socialização de conhecimentos da Educação Especial em uma perspectiva inclusiva.


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  • The present research has the general objective to analyze the educational trajectory and the teaching and learning conceptions of teachers of children with microcephaly in Early Childhood Education in Natal and the metropolitan region. The relationship with the theme is justified through professional work in the Public Health Department of Rio Grande do Norte – SESAP/RN and work in early childhood education. The research has a qualitative approach. The research participants were teachers and the child's mother/guardian. The data collection instruments were semi-structured interviews through virtual meetings through Zoom or Google Meet and in person, complying with biosafety protocols. Data were analyzed using Content Analysis. As a result, the study systematized conceptions and experiences of families and education professionals about the educational trajectories of children with microcephaly in the city of Natal. Finally, as a result of the study, the educational product in the form of a booklet presents teaching and learning strategies for children with microcephaly in early childhood education for the debate and socialization of Special Education knowledge in an inclusive perspective.

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  • HELAYNE CRISTINA CARVALHO DO NASCIMENTO
  • USO DE VÍDEOS NA FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA PARA A ALFABETIZAÇÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

  • Orientador : RITA DE CASSIA BARBOSA PAIVA MAGALHAES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ALEXANDRO BRAGA VIEIRA
  • FLAVIA ROLDAN VIANA
  • GESSICA FABIELY FONSECA
  • RITA DE CASSIA BARBOSA PAIVA MAGALHAES
  • Data: 28/06/2022

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  • A presente pesquisa intitulada: O uso de vídeos na formação docente continuada para a alfabetização de estudantes com deficiência intelectual busca responder a problemática que emerge a partir das reflexões advindas de experiências no espaço escolar, com o intuito de construir novos paradigmas de processo formativo, a partir da resposta à problemática indagadora: como um processo de formação docente, que utiliza vídeos, pode contribuir com a formação continuada de professores alfabetizadores de alunos com deficiência intelectual? Para tanto, essa pesquisa teve como objetivo geral: analisar o processo de formação continuada docente de alfabetizadores por meio de vídeos direcionados a professores de alunos com deficiência intelectual (DI). A pesquisa é de abordagem qualitativa, de cunho exploratório, com característica interventiva, realizada no contexto de uma escola da rede pública de ensino de João Pessoa-Pb. Os dados foram coletados por intermédio de questionários, entrevistas e observação dos encontros formativos, nos quais apresentamos três vídeos com o objetivo de facilitar e mediar o contato com as temáticas de estudo. Foram sujeitos do processo formativo 5 professoras, além de 10 profissionais da escola que apenas assistiram aos vídeos produzidos. Os resultados evidenciaram o potencial do uso dos vídeos como ferramenta em processos de formação continuada dinamizando o contato dos participantes com as temáticas em estudo.

     

     

     


  • Mostrar Abstract
  • The present research entitled: The use of videos in continuing teacher education for the literacy of students with intellectual disabilities seeks to respond to the problem that emerges from the reflections arising from experiences in the school space, in order to build new paradigms of the formative process, the from the answer to the questioning problem: how can a process of teacher training, which uses videos, contribute to the continued training of literacy teachers of students with intellectual disabilities? Therefore, this research had as its general objective: to analyze the process of continuing teacher education of literacy teachers through videos aimed at teachers of students with intellectual disabilities (ID). The research has a qualitative approach, with an exploratory nature, with an interventional characteristic, carried out in the context of a public school in João Pessoa-Pb. Data were collected through questionnaires, interviews and participant observation of training meetings, in which we present three videos with the aim of facilitating and mediating contact with the study themes. Five teachers were subjects of the training process, in addition to 10 school professionals who only watched the videos produced. The results showed the potential of using videos as a tool in continuing education processes, stimulating the contact of participants with the themes under study.

     

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  • ALCIONE COSTA DE AQUINO PINTO CABRAL
  • FORMAÇÃO CONTINUADA COLABORATIVA COM USO DE TDIC PARA LETRAMENTO ESTATÍSTICO DE ALUNOS SURDOS

  • Orientador : FLAVIA ROLDAN VIANA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ALEXANDRO BRAGA VIEIRA
  • DENNYS LEITE MAIA
  • FLAVIA ROLDAN VIANA
  • RITA DE CASSIA BARBOSA PAIVA MAGALHAES
  • Data: 28/06/2022

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  • O presente trabalho tem como objetivo analisar uma formação continuada com um grupo colaborativo, formado por professor(as) dos anos iniciais do Ensino Fundamental, professor(as) do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e Tradutor(es) e Intérprete(s) de Língua de Sinais (TILS), acerca do desenvolvimento do letramento estatístico, com o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDIC, para alunos surdos. Os objetivos específicos definidos para isto foram:  Identificar os conhecimentos de professores dos anos iniciais, do AEE, do TILS e do estudante surdo sobre os conhecimentos estatísticos; desenvolver formação continuada colaborativa para o desenvolvimento do letramento estatístico, pautado no Ciclo Investigativo PPDAC, tendo como produto final a elaboração de uma sequência didática acessível em Libras; Analisar de forma colaborativa a execução da sequência didática com o aluno surdo. Esses objetivos procuraram responder a seguinte indagação: Como uma formação continuada colaborativa no ensino de Matemática, com professores de alunos surdos e Tradutores Intérpretes de Libras, pode vir a contribuir para o desenvolvimento do letramento estatístico desse alunado numa perspectiva bilíngue? Tendo como arcabouço teórico os estudos de Capelline e Zerbato (2019), Giroux (1988), Nóvoa (1995), Tardif (2007). Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa do tipo colaborativa e paradigma interpretativo, já que, acontece através da construção e interação entre pesquisadora e os sujeitos participantes da pesquisa no contexto escolar e com encontros formativos, diálogos e planejamento de ações na busca de facilitar o processo ensino aprendizagem da matemática.  Por fim, são seguidos os procedimentos com base no modelo espiral “RePare”, aplicados instrumentos diagnósticos com professores e alunos participantes da pesquisa, no início do processo, e, ao final, é feita a análise por meio de Instrumento de avaliação da formação aplicada com os professores. Os resultados demonstram que é necessário o engajamento neste tipo de formação por parte dos profissionais da escola, da família e dos órgãos responsáveis por garantir as políticas públicas de inclusão linguística local. Há dificuldade identificada com relação à contratação de intérpretes nas escolas municipais, fato que compromete a inclusão linguística de alunos surdos. Entretanto percebe-se uma abertura para o diálogo na busca de providências para superar as barreiras linguísticas e oferecer formação continuada para os profissionais envolvidos no processo. Como produto deste trabalho foi produzida, de forma colaborativa, uma sequência didática que relaciona brincadeiras do cotidiano do aluno e o letramento estatístico.


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  • The present work aims to analyze a continuing education with a collaborative group, formed by teacher(s) from the early years of elementary school, teacher(s) of Specialized Educational Service and Translator(s) and interpreter(s) of Sign Language , about the development of statistical literacy, with the use of TDIC, for deaf students. The specific objectives defined for this were: To identify the knowledge of teachers in the early years, of the AEE, of the Sign Language Translator and Interpreter and of the deaf student about statistical knowledge; Develop collaborative continuing education for the development of statistical literacy, based on the PPDAC Investigative Cycle, having as a final product the elaboration of a didactic sequence accessible in Libras; Collaboratively analyze the execution of the didactic sequence with the deaf student. To answer the following question: How can continuing collaborative education in the teaching of Mathematics, with teachers of deaf students and Libras Interpreter Translators, can contribute to the development of statistical literacy of these students in a bilingual perspective? Based on the theoretical framework of studies by Capelline and Zerbato (2019), Giroux (1988), Nóvoa(1995), Tardif (2007), . This is a qualitative approach research of the collaborative type and interpretive paradigm, as it takes place through the construction and interaction between the researcher and the subjects participating in the research in the school context and with formative meetings, dialogues and action planning in order to facilitate the teaching learning process of mathematics. Finally, the procedures based on the RePare spiral model are followed, diagnostic instruments are applied with professors and students participating in the research, at the beginning of the process, and at the end, the analysis is carried out using an instrument for evaluating the training applied with the professors. . The results demonstrate that it is necessary to engage in this type of training by professionals from the school, the family and the bodies responsible for ensuring public policies for local linguistic inclusion. There is a difficulty identified in relation to hiring interpreters in municipal schools, a fact that compromises the linguistic inclusion of deaf students. However, there is an opening for dialogue in the search for measures to overcome language barriers and offer continuing education for the professionals involved in the process. As a product of this work, a didactic sequence that relates the school reality and statistical literacy is collaboratively produced.

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