Banca de QUALIFICAÇÃO: BUENA BRUNA ARAUJO MACÊDO

DISCENTE : BUENA BRUNA ARAUJO MACÊDO
DATA : 30/11/2023
LOCAL: https://meet.google.com/vuy-jjzu-fho

CARTILHA DIGITAL SOBRE LITERATURA SURDA: percepções e reflexões dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental

Literatura Surda; Artefato literário; Educação bilíngue

O presente estudo está inserido nas discussões acerca da constituição do ser professor, diante da relação entre a formação inicial e as experiências no ambiente escolar, traduzindo uma preocupação central com a escolarização da criança surda. O estudo busca analisar a relevância da Literatura Surda para as propostas pedagógicas nos anos iniciais do Ensino Fundamental dentro da modalidade de educação bilíngue de surdos. Além desse objetivo geral, foram estabelecidos três objetivos específicos: evidenciar o conceito de Literatura Surda dentro da concepção socioantropológica de surdez; identificar as percepções que os professores atribuem ao trabalho com a Literatura Surda nos anos iniciais do Ensino Fundamental; e apresentar um produto educacional no formato de Cartilha Digital contendo orientações teórico-metodológicas acerca da Literatura Surda, a fim de nortear professores em suas futuras atuações nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Metodologicamente adota-se a abordagem qualitativa (Bogdan; Biklen,1994), a pesquisa do tipo exploratória e descritiva (Gil, 2002), no que diz respeito aos instrumentos para a coleta de material empírico, optou-se pela ação conjunta da revisão bibliográfica e documental (Gil, 2002) e a realização de entrevistas semiestruturada (Bogdan; Biklen, 1994; Triviños, 1987; Manzini, 1990/1991). Para a sistematização e tratamento do material empírico coletado recorre-se a análise de conteúdo de Bardin (2011). O referencial teórico do estudo em pauta evidencia discussões sobre a Educação dos Surdos no Brasil e sua legislação educacional (Goldfeld, 2002; Strobel, 2009; Honora, 2014; Capovilla, 2000); a cultura Surda e os artefatos culturais (Skliar, 1998; Quadros, 2007; Perlin,2001; Strobel, 2009; Peixoto, 2018; 2016); a Literatura Surda e os processos de tradução, adaptação e criação dos artefatos literários (Karnopp, 2008, 2006; Mourão, 2011; Strobel, 2009; Skliar, 1998; Nichols, 2016; Rosa, 2011). Os resultados iniciais da pesquisa apontam que vivenciamos um avanço em relação a escolarização dos surdos no Brasil, com o respaldo da legislação, estes indivíduos puderam contar com intérpretes, atendimento especializado, adaptações curriculares, regulamentação da LIBRAS, o que reflete na proposta de modalidade de educação bilíngue de surdos. Porém, apesar dos avanços no tocante à educação dos surdos no Brasil, a Literatura Surda é um artefato cultural pouco conhecido pelos professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental o que contribui para a importância da elaboração da nossa Cartilha Digital (produto educacional).

Presidente - 1888150 - PEDRO LUIZ DOS SANTOS FILHO
Interna - 3144003 - GESSICA FABIELY FONSECA
Externa à Instituição - JANAÍNA AGUIAR PEIXOTO - UFPB
Notícia cadastrada em: 27/11/2023 20:36