Banca de QUALIFICAÇÃO: CARLOS ANTÔNIO FREITAS DA SILVA

DATA : 11/12/2023
LOCAL: Centro de Educação

PRÁTICAS E RECURSOS PEDAGÓGICOS MUSICAIS ACESSÍVEIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

Música; Inclusão; Educação Infantil.

O presente trabalho tem como objetivo desenvolver práticas e recursos pedagógicos musicais acessíveis para a Educação Infantil. No tocante à metodologia, foi realizada uma pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação em uma escola de Educação Infantil da rede particular de ensino da Cidade do Natal, na qual será proposto um projeto pedagógico de contação e sonorização de histórias, com 10 encontros com atividades pedagógicas-musicais, na qual os participantes vivenciaram atividades e exercícios práticos, como: contação e sonorização de história; jogos cantados; brincadeiras de imitação rítmicas, sonoras e gestuais; oficina de construção de instrumentos musicais e objetos sonoros; dinâmicas para o desenvolvimento corporal, percepção auditiva, visual, tátil, fonológica, entre outras atividades lúdicas. O aporte teórico deste trabalho ancora-se em autores como: Piaget (1975), Brito (2003), França (2011: 2013), Schafer (1991; 2001), Goffman (1988), Mantoan (2003) e marcos legais que discutem a Educação Especial no Brasil atualmente, como: Lei de Diretrizes e Bases Educacionais, Política Educação Especial em uma Perspectiva Educacional Inclusiva, Diretrizes Operacionais da Educação Especial para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, entre outras Leis e Decretos brasileiro. Como produto deste processo, será confeccionada uma cartilha com informações acerca da inclusão escolar, uma sequência didática pedagógico-musical voltada para professores que atuam na educação básica, informações para a confecção e utilização de recursos pedagógicos musicais acessíveis para as vivências musicais de crianças com e sem deficiência na Educação Infantil.

Interna - ***.755.868-** - DEBORA DELIBERATO - UNESP
Interna - 1756133 - RITA DE CASSIA BARBOSA PAIVA MAGALHAES